DivergĂȘncia

Por Tribuna

O MinistĂ©rio da SaĂșde afirma Ă  Coluna que nĂŁo houve e nem hĂĄ nenhum ato administrativo de ‘desabilitação’ de leitos de Unidade de Terapia-Intensiva para Covid-19. A informação diverge de levantamento feito pela entidade de secretĂĄrios de SaĂșde (Conass) o qual mostra que, em dezembro de 2020, dos 20.770 leitos entĂŁo em uso, 12.003 encontravam-se habilitados, ou seja, financiados pelo MinistĂ©rio da SaĂșde. Em janeiro, o nĂșmero de leitos caiu para 7.717 e, neste mĂȘs, para apenas 3.187. Segundo o MS, os leitos adicionais criados e custeados em virtude do Estado de Calamidade PĂșblica tinham vigĂȘncia limitada ao ano fiscal de 2020.

Portaria

“No dia 30 de dezembro de 2020, conforme a portaria GM/MS nĂșmero 3.896, a pasta permitiu que estados continuassem a executar R$ 864 milhĂ”es em recursos nĂŁo gastos com o enfrentamento Ă  pandemia em 2020 no ano fiscal de 2021”, diz a pasta.

AçÔes

O Supremo Tribunal Federal (STF) jĂĄ recebeu duas açÔes – dos governos do MaranhĂŁo e de SĂŁo Paulo – para que o Governo federal retome o financiamento e reabilite os leitos de UTI em todo o paĂ­s. Partidos de oposição tambĂ©m acionaram a Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR) com pedido de providĂȘncias.

Créditos

O MinistĂ©rio da SaĂșde jĂĄ fez duas solicitaçÔes de recursos adicionais ao MinistĂ©rio da Economia para financiar os leitos, mas sem resposta. “Uma vez obtidos os crĂ©ditos extraordinĂĄrios, os repasses serĂŁo feitos com a maior brevidade possĂ­vel, atendendo a critĂ©rios objetivos, pelo Governo federal a estados, DF e municĂ­pios”, posiciona.

Operação

A operação do Governo para tentar enterrar a CPI do Covid-19 nĂŁo surtiu efeito. Os 30 senadores que apoiam a criação da comissĂŁo mantĂȘm as assinaturas no requerimento que estĂĄ hĂĄ dias sobre a mesa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), aliado do Planalto.

OmissÔes

AlĂ©m da Rede Sustentabilidade, partido que sugeriu a criação da CPI, o requerimento reĂșne assinaturas de senadores do PT, MDB, PSDB, Podemos, PDT, Cidadania, PSL e PSD. Se instalada por Pacheco, a comissĂŁo irĂĄ apurar as açÔes e omissĂ”es do Governo federal na pandemia.

Liderança

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), começou a pagar a fatura dos votos que recebeu para ser eleito com folga. Articulou pessoalmente a aprovação do projeto que cria a liderança da oposição na Casa. Pacheco foi apoiado, entre outros, pelas bancadas do PT e do PDT.

Picanha

Na representação apresentada Ă  Procuradoria-Geral da RepĂșblica, deputados do PSB questionam “o grau de sofisticação empregado” nas compras de cortes nobres e especĂ­ficos de carnes pelas Forças Armadas. Isso porque o levantamento do partido revela que ĂłrgĂŁos da Defesa sĂŁo grandes consumidores de picanha acima do preço.

UrgĂȘncia

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga hoje o pedido de urgĂȘncia nas açÔes do Estado para ajudar a população quilombola no enfrentamento ao Covid-19, protocolado pela Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq). Entre 11 de abril de 2020 – quando foi registrada a primeira morte – e 2 de fevereiro de 2021, o Covid-19 vitimou 195 quilombolas.

Cloroquina

A Fiocruz nega que tenha produzido cloroquina para pacientes com Covid-19, com uso de recursos da Medida Provisória 940/2020. O Instituto de Tecnologia em Fårmacos, segundo a Fundação, produz o medicamento apenas para atendimento ao Programa de
Prevenção e Controle da MalĂĄria, a partir de solicitaçÔes do MinistĂ©rio da SaĂșde (MS).

Tripulantes

O presidente Bolsonaro editou Medida ProvisĂłria (MP 1.029/2021) que permite a terceirização dos tripulantes de aeronaves operadas por ĂłrgĂŁos pĂșblicos. Atualmente, a lei prevĂȘ que pilotos devem ter vĂ­nculo empregatĂ­cio com o operador da aeronave – nĂŁo podendo exercer a atividade de forma terceirizada.

Tributos

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional lançou programa de renegociação de tributos federais vencidos no perĂ­odo de março a dezembro de 2020 e nĂŁo pagos em razĂŁo dos impactos econĂŽmicos decorrentes da pandemia de Covid-19. Os descontos – para pessoas fĂ­sica e jurĂ­dica – podem chegar a 70%.

ESPLANADEIRA

# TIM amplia sua oferta de serviços IoT (ou Internet das Coisas) pelo paĂ­s – em parceria com a Telit Communications – que irĂĄ viabilizar velocidades atĂ© 5x mais rĂĄpidas, com equipamentos menores, baixo consumo energĂ©tico e maior cobertura. # ABF Rio promove, entre 22 a 26 de fevereiro, evento “Onda Digital” em parceria com AgĂȘncia Flex. # Tegra Incorporadora vendeu mais de um terço das 322 unidades do Skylux, primeiro empreendimento residencial que serĂĄ construĂ­do na ĂĄrea do Centro do Rio revitalizada para Jogos OlĂ­mpicos de 2016. # PGE-RJ cria ComissĂŁo Especial para Combate ao Racismo Estrutural e Institucional.

A seção Esplanadeira divulga informaçÔes de cultura, esporte, mercado, açÔes sociais e outras, sem qualquer contrapartida de anĂșncios ou financeira. Envio de sugestĂ”es para [email protected].

Tribuna

Tribuna

A Tribuna de Minas nĂŁo se responsabiliza por este conteĂșdo e pelas informaçÔes sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentĂĄrios nĂŁo representam a opiniĂŁo do jornal; a responsabilidade pelo seu conteĂșdo Ă© exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injĂșrias e agressĂ”es a terceiros. Mensagens de conteĂșdo homofĂłbico, racista, xenofĂłbico e que propaguem discursos de Ăłdio e/ou informaçÔes falsas tambĂ©m nĂŁo serĂŁo toleradas. A infração reiterada da polĂ­tica de comunicação da Tribuna levarĂĄ Ă  exclusĂŁo permanente do responsĂĄvel pelos comentĂĄrios.



Leia também