Tópicos em alta: delivery jf / eleições 2020 / coronavírus / greve / polícia

Acidentes aéreos

Por Leandro Mazzini, com Walmor Parente, Tadeu Pinto (DF), Beth Paiva (RJ) e Henrique Barbosa (PE)

08/12/2019 às 07h00 - Atualizada 09/12/2019 às 20h03

O Brasil já registrou até novembro surpreendentes 121 acidentes aéreos este ano – 29 deles fatais, que ocasionaram 48 mortes. Os aviões particulares (a maioria deles monomotores, e alguns jatos) respondem por 44 ocorrências e lideram a lista dos dados oficiais. Os aviões agrícolas e experimentais contabilizaram 27 acidentes cada. Entre os casos nas mãos da Aeronáutica também aparecem cinco acidentes com táxi aéreo. O levantamento foi feito pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa) a pedido da Coluna.

Meta
A assessoria do Cenipa ressalta que “as investigações realizadas têm o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram”.

Lula baiano
O ex-presidente Lula da Silva quer morar em Salvador. Amigos procuram apartamento no exclusivo Corredor da Vitória, com vista para a Baía de Todos os Santos.

Identidade
A Bahia é estratégica para planos eleitorais de Lula. É o quarto colégio eleitoral do país, o governo é comandado pelo PT; e fica perto de Jaques Wagner, seu principal conselheiro.

Não é…
A prova de que não é tão fácil – e nem dinheiro dá celeridade a isso – a criação de um partido é uma amostra de parte da lista de exigências de procedimentos junto ao TSE. Até ir às urnas, ano que vem ou em 2022, o Aliança para o Brasil (lançado pelo presidente Jair Bolsonaro) terá que iniciar a coleta de assinaturas eletrônicas com dados do eleitor, nome completo, sem rasuras, sem abreviações etc.

…tão fácil
Para complicar, a assinatura deve ser igual à aquela feita na lista de presença na votação de 2018. Não é a do título de eleitor nem da carteira de identidade – e muita gente não se lembra como rabiscou a folha das seções eleitorais. Em havendo discordância, o procedimento trava e passa-se à investigação dos nomes.

O conteúdo continua após o anúncio

Falta a chupeta
Hoje sem partido, o deputado estadual por São Paulo Artur Mamãe Falei (sim, é o seu nome político…) deve ser o candidato do Patriota à prefeitura da capital. Negociações avançam. Foi ele quem provocou confusão com colegas no plenário da Alesp há dias.

Aviso prévio
Prestes a ser privatizada, a Eletrobrás encerrou o processo de demissão voluntária nacional dos funcionários de carreira. O aviso foi dado a servidores na quinta-feira.

Receita$
A Comissão Mista de Orçamento do Congresso elevou em R$ 7 bilhões as receitas da União para 2020. O relator, senador Zequinha Marinho (PSC-PA), aumentou a estimativa após constatar que a equipe econômica subestimou dividendos que as estatais poderão repassar no próximo ano. Montante saltou para R$ 3,687 trilhões.

Pacotes na rua
Os Correios registraram 2 milhões de objetos postados na segunda passada, o primeiro dia útil após a Black Friday. Foi recorde desde a farra comercial copiada dos EUA.

Festa do Papa
O Papa Francisco completa na próxima sexta-feira (13) o jubileu de ouro sacerdotal, 50 anos de padre. Foi ordenado em Buenos Aires em 1969.

ESPLANADEIRA

# O ex-senador Cristovam Buarque lança na quarta (11) seu novo livro “Por que falhamos: o Brasil de 1992 a 2018”, sobre os erros dos governos democráticos progressistas. # Belo Horizonte vai sediar em 2020 o primeiro congresso “Nação Conservadora”, com presença do filósofo Olavo de Carvalho, o expoente brasileiro da ideologia. # As unidades da rede Park Shopping no Rio de Janeiro tiveram aumento nas vendas na Black Friday. Campo Grande registrou 22%, e o BarraShopping, 15%.

Leandro Mazzini

Leandro Mazzini

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia