O fator MĂșcio

Por Leandro Mazzini

O atual presidente do Tribunal de Contas da UniĂŁo, JosĂ© MĂșcio Monteiro, Ă© aposta para disputar o Governo de Pernambuco em 2022. De trĂąnsito suprapartidĂĄrio e experiente como parlamentar e ex-ministro da Esplanada, jĂĄ disputou em 1986, quando perdeu para Miguel Arraes. Algumas vezes colocou seu nome para sondar o cenĂĄrio, mas recuou. MĂșcio se aposenta dia 31 de dezembro no TCU e, curiosidade do destino, serĂĄ substituĂ­do no cargo pela ministra Ana Arraes, filha do saudoso Miguel.

Fora da rota
CoincidĂȘncia ou nĂŁo, Ana Arraes estava disposta a disputar o Governo de Pernambuco depois do racha entre as famĂ­lias Arraes e Campos, no inĂ­cio deste ano.

Preparativos
A despeito de toda a polĂȘmica envolvendo jĂĄ seu nome, o desembargador Kassio Nunes estĂĄ confiante e faz media training para encarar sua sabatina dia 21 no Senado.

Olho na instĂąncia
Um entendedor do JudiciĂĄrio avisa que o ‘interesse geral’ em torno de Kassio nĂŁo Ă© a vaga no STF, mas a que serĂĄ aberta no TRF da 1ÂȘ RegiĂŁo. HĂĄ muita demanda ali.

Peso da carga
RelatĂłrio do Centro de Estudos TributĂĄrios e Aduaneiros que circula em gabinetes do Congresso aponta que 84% da receita gerada no Brasil estĂŁo nas mĂŁos de menos de 2% das organizaçÔes – que geram 48% dos empregos e 64% da massa salarial.

Pequeno segura!
Ainda de acordo com o relatório, as micro e pequenas correspondem a 90% do total de empreendimentos do país e são responsåveis por 39% dos empregos. Se somarmos os próprios empreendedores, passam de 26 milhÔes de ocupaçÔes.

Desprestigiados
Dados da aceleradora de campanhas Baselab apontam que menos de 10% das 1 milhão de novas candidaturas este ano serão competitivas e profissionais. Os mais prejudicados são os candidatos indígenas, LGBTs, feministas. A solução para eles são redes sociais.

Fervura
O tempo estĂĄ tĂŁo quente e seco que ontem, em BrasĂ­lia, termĂŽmetros bateram os 39 graus Ă s 15h. Enquanto no deserto mais seco do mundo, o de Atacama (Chile), a mĂĄxima estava em 28 graus – com 21% de umidade do ar, mais amena que a da capital.

Eles merecem
AliĂĄs, em UbĂĄ (MG), os vira-latas do centro ‘invadiram’ uma bem refrigerada agĂȘncia da Caixa e sete deles tĂȘm passado a noite no ambiente dos caixas eletrĂŽnicos.

TĂĄ uma zona mesmo...
…EntĂŁo a Beth Cuscuz, tambĂ©m conhecida como Flocos de Milho, dona do mais famoso prostĂ­bulo de Teresina, saiu candidata a vereadora pelo MDB da capital.

CĂ­rio 2020
O CĂ­rio de NazarĂ© em BelĂ©m, que tradicionalmente reĂșne mais de 1 milhĂŁo de pessoas nas ruas, este ano serĂĄ virtual. Muito difĂ­cil para os fiĂ©is. A Vale, a principal patrocinadora, criou um site e um perfil no Instagram para incentivĂĄ-los a acompanhar as celebraçÔes: www.vale.com/cirio e @valeconhecer_cirio.

Tropical
Vai a leilĂŁo esta semana o famoso e gigante Hotel Tropical em Manaus – em nova tentativa de venda. É de propriedade da fundação Ruben Berta, ligada Ă  falida Varig.

No site
A seção Esplanadeira ganhou pĂĄgina no portal da Coluna Esplanada. É a editoria na qual (conforme rodapĂ©) publicamos as curtinhas de variados assuntos.

ESPLANADEIRA

# O advogado Arnaldo Sampaio lança o livro “O processo do capitĂŁo Dreyfus” pela Editora Edipro. # Editora Colli Books faz promoção com descontos de 40% atĂ© dia 19. # InscriçÔes para 2ÂȘ edição do programa Zup Bootcamp estĂŁo abertas atĂ© dia 13. # UNICA doa 332 mil litros de ĂĄlcool 70% para uso nas eleiçÔes deste ano. # Lançamento do “ObservatĂłrio do Marco Legal da Primeira InfĂąncia” acontece hoje. # Assurant fecha parceria com ConsigaMais+, fintech de crĂ©dito consignado privado.

Leandro Mazzini

Leandro Mazzini

A Tribuna de Minas nĂŁo se responsabiliza por este conteĂșdo e pelas informaçÔes sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentĂĄrios nĂŁo representam a opiniĂŁo do jornal; a responsabilidade pelo seu conteĂșdo Ă© exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injĂșrias e agressĂ”es a terceiros. Mensagens de conteĂșdo homofĂłbico, racista, xenofĂłbico e que propaguem discursos de Ăłdio e/ou informaçÔes falsas tambĂ©m nĂŁo serĂŁo toleradas. A infração reiterada da polĂ­tica de comunicação da Tribuna levarĂĄ Ă  exclusĂŁo permanente do responsĂĄvel pelos comentĂĄrios.



Leia também