Pautas-bomba

Por Leandro Mazzini, com Walmor Parente (DF), Carolina Freitas (DF), Beth Paiva (RJ) e Henrique Barbosa (PE)

Em meio à crise com o Congresso Nacional, articuladores políticos do Palácio do Planalto tentam conter o avanço de “pautas-bomba”, como a aprovação da Medida Provisória 898/19, que prevê o pagamento anual e permanente do 13º salário do Bolsa Família. A bancada governista que integra a comissão especial, que analisa a MP, atua para obstruir a votação. A medida perderá a validade no dia 24 de março. O colegiado se reúne nesta terça-feira (3) para tentar votar o relatório do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Fundo dos bacanas

Para bancar o abono natalino, o parlamentar propõe a cobrança semestral do IR dos fundos de investimentos fechados. A equipe econômica alega que não há caixa.

Adeus, juridiquês

Ao contra-atacar a fala de Ciro Gomes no seu Instagram nesta segunda (2), o ministro Sérgio Moro caiu no jogo do adversário do presidente Jair Bolsonaro, e estreou de vez na política.

Olá, urna

Ciro chamou Moro de capanga, citando a crise com a PM do Ceará. Moro respondeu com elegância, mas com tiro certeiro num trecho: “apesar dos Gomes, a crise foi resolvida”.

Óleo (nas costas)

A despeito da crise entre direção e petroleiros – que acabaram de encerrar greve, por reajuste e contra demissões -, a Petrobras não deixa desassistida a turma da sede no Rio de Janeiro. Lançou na segunda (teve propaganda no WhatsApp de servidores) um serviço completo de salão de beleza, massagem e até depilação em suas dependências, em parceria com conhecida empresa da cidade. Para quem pagar, e no horário de folga.

INSS

O Governo afirma que o total de requerimentos com prazo superior a 45 dias que estão represados no Instituto Nacional do Seguro Social caiu para pouco mais de um milhão. Cerca de 355 mil requerimentos já passaram por análise inicial, mas aguardam resolução de pendências por parte do segurado.

Turma da reserva

Os dados, referentes a janeiro, constam na mensagem da MP 922/20 que autoriza a contratação temporária de servidores civis federais aposentados. A MP foi publicada nesta segunda, com dois meses de atraso. Além disso, o Governo ainda terá que lançar um edital para as contratações. Os convocados só devem começar a atuar em abril.

Viés partidário

Provocada pela Associação Brasileira de ONGs, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público apura informações de que BNDES estaria exigindo declaração de ausência de vínculos político-partidários de organizações da sociedade civil que desenvolvem projetos apoiados financeiramente pela instituição.

Lupa do MP

“É ilegal e fere o princípio da moralidade”, diz o ofício encaminhado ao BNDES e assinado pela procuradora Deborah Duprat. Já é a segunda vez que o Ministério Público cobra respostas do banco.

Serpro

O PDT quer derrubar o decreto do presidente Jair Bolsonaro, publicado em janeiro, que incluiu o Serviço Federal de Processamento de Dados no Programa Nacional de Desestatização. Segundo o deputado André Figueiredo (CE), autor do projeto (PDL 2/20) que anula o decreto, o Serpro é estatal criada por lei (5.615/70) e, por isso, somente outra lei aprovada pelo Congresso Nacional pode autorizar a sua privatização.

Trans no mercado

O restaurante vegano Faz Bem, de Brasília, abriu processo seletivo para pessoas trans. A surpresa: mais de 60 currículos apareceram – 20 já foram entrevistados, para três vagas. Um projeto de lei na Câmara Distrital, de Fábio Félix (PSOL), determina que empresas com isenções e contratos com o Governo do DF reservem 5% de suas vagas para transexuais e travestis. Falta uma pesquisa quantitativa. O deputado prometeu sondar.

História

Os 46 mil fragmentos arqueológicos encontrados no Parque Eólico Ventos da Bahia (Mulungu do Morro e Cafarnaum) serão armazenados no novo laboratório da UNEB. A EDF Renewables investiu R$ 240 mil. São evidências líticas e cerâmicas de grupos indígenas que habitaram o local no período antes da colonização europeia.

ESPLANADEIRA

# O Iphan lança na quinta-feira (5) a Campanha Preservando Brasília para os 60 anos. # Ações das plataformas física e digital do Universo Americanas conseguiram doar, em 2019, 30 toneladas

Leandro Mazzini

Leandro Mazzini

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também