Como já se tornou tradição, a 12ª edição do Festival Gastronômico Germânico acontece durante a Festa Alemã de Juiz de Fora, que está rolando até o dia 14 de setembro no estacionamento do Jardim Norte.
Neste ano, os concorrentes capricharam ainda mais nas suas receitas que apresentam os ingredientes típicos da culinária germânica com um toque brasileiro conquistado pelos descendentes alemães. O que mais me chamou atenção este ano foi que as receitas decolaram para vários outros países e estão cheias de referências de culinária do mundo todo, num verdadeiro tour gastronômico em plena festa alemã.
Olhe as fotos da coluna e você vai se surpreender, logo de início, com uma barca de comida japonesa, em que o “Hot Alemão/Heißes Deutsch” está embarcado. São hots com alga nori, arroz japonês, creme cheese, joelho de porco refogado na manteiga de garrafa com cheiro verde, empanado na farinha panko com tarê, molho shoyu e sunomono. A barraca Ziegler realmente buscou lá do outro lado do mundo essa novidade.
Já a turma da barraca Kelmer-Scoralick foi ao México e trouxe uma guacamole de joelho de porco, servida sobre uma folha de arroz crocante, rúcula, molho agridoce, gergelim e geleia de pimenta. O prato ficou lindo na apresentação e muito saboroso, e vem surpreendendo a todos que degustam a receita.
Outro prato que vem chamando a atenção é o da Barraca Mitterhofer: o Schweizer é um corte especial do porco, que eu conheço como stinco – como é chamado na Itália – e chega à mesa generoso e atraente, dourado e guarnecido por uma farofa crocante que combinou demais. Impossível resistir!
A barraca Halfed, por sua vez, trouxe da França a referência: um steak tartare com carne bovina cortado na ponta da faca, guarnecido com alcaparras, mix de mostardas, muitas especiarias e sobreposto com uma gema de ovo, ótimo para comer junto com o pão alemão que o acompanha, sem dúvida, me conquistou pois está delicioso! Também da França vem a referência do medalhão que, quando chegou à Alemanha, ganhou a carne de porco como recheio da receita num corte de lombo envolto em bacon, entregando assim muito sabor e suculência, aqui acompanhado de batatas canoa e molho de mostarda especial. Essa é a aposta do Recanto Suiço para conquistar o paladar e o título do Festival.
E das Índias chegou o potente tempero curry que está inserido no prato da Taberna Alemã, que nos apresenta sua receita de joelho defumado de porco em lascas com molho curry, acompanhado de salada de batatas, chucrute e pão alemão. Quem já comeu o currywurst – que leva salsichão – vai adorar essa versão também.
Já do norte da Itália temos a referência a polenta cremosa, que inicialmente era preparada com cereais diversos e, depois da descoberta das Américas, ganhou o milho como ingrediente principal. Na Barraca Reink a polenta ganha a companhia de joelho defumado desfiado e ao sugo, com mussarela gratinada e uma brasileiríssima farofinha de torresmo por cima de tudo. E falando em Brasil, um ícone da nossa culinária está sendo oferecido pela barraca Layer: a coxinha ganhou recheio de costela com pimenta biquinho, acompanhada de molho barbecue. Essa deu samba, na certa, pois ganhou o gingado brasileiro. Bela combinação!
São muitas novidades nessa viagem gastronômica, e vocês estão convidados a experimentar tudo isso durante todos os dias da Festa Alemã! Vamos Juntos?!