BBB 26: Pedro, manipulação e limites; primeiro paredão tem gabarito

Temporada começa com 'fruta podre', mas tendência é de que, agora, o jogo volta ao normal

Por Bernardo Marchiori

bbb 26 pedro
Foto: Globo

A primeira semana do BBB 26 foi uma das mais agitadas da história do reality show. Muito por causa de um personagem específico: Pedro. O Confessionário estava preparado para dissecar as características que tinha mostrado até o momento: em tão poucos dias, conseguiu ser chato, sem noção e tirar todos os participantes do sério. Seu ciclo na casa foi encerrado após acrescentar mais uma ao currículo como brother: assediador.

Durante o programa ao vivo de domingo (18), Tadeu Schmidt afirmou que se Pedro não tivesse apertado o botão da desistência, teria sido expulso de qualquer maneira por ter tentado, à força e sem consentimento, beijar Jordana. Talvez tenha sido a pior participação desde a primeira edição do Big Brother Brasil. O que antes era uma pessoa difícil de entender – se sua estratégia era acabar com a sanidade mental dos adversários ou possibilitar a jornada de excluído -, terminou em crime.

Quem acompanhou assiduamente o dia a dia na primeira semana na casa mais vigiada do Brasil, certamente conseguiu perceber o jeito manipulador de Pedro. Tudo foi perceptível ao analisar como o ex-brother lidou com os diversos momentos conturbados em que se meteu (derrubou própolis no casaco de Juliano Floss, tentou inserir Ana Paula em pautas políticas e religiosas e até fingiu uma crise de ansiedade). Isso tudo depois de contar, em voz alta e para todo o Brasil, que traiu a esposa – que assistia ao momento de casa, grávida de sete meses.

Durante o BBB 24, a psicóloga Marcela Guerra, em entrevista ao Confessionário, citou alguns pontos de atenção para pessoas manipuladoras. Alguns deles foram: malabarismos argumentativos; vitimismo constante; se isentam das responsabilidades, projetando-as nos outros; mentem sem remorso; e mudam a personalidade conforme a situação. Curiosamente, Pedro se encaixa em todos eles.

Em poucas palavras, já vai tarde e o merecimento verdadeiro era ter sido expulso pela atitude criminosa. Pessoas que se envolveram com Pedro no passado já usaram as redes sociais para divulgar relatos relacionados a atitudes problemáticas do ex-brother. Mas com a página virada, agora o programa pode finalmente seguir sem sua presença perturbadora e a Justiça se preocupa com o restante.

Primeiro paredão do BBB 26 tem gabarito

Antes de mais nada, é importante falar o óbvio: Ana Paula Renault não pode ser minimamente cogitada como alvo de votos do público no primeiro paredão da temporada. A jornalista parece ter nascido para estrelar em reality shows. O único defeito desde que começou no ramo foi a agressão que culminou na sua expulsão no BBB 16, mas são águas passadas. O verdadeiro debate é entre Aline Campos e tia Milena.

A descrição feita pelo Confessionário sobre a integrante do Camarote foi a seguinte: “A primeira impressão é de que vai ser good vibes demais, o que é bastante negativo”. E não foi diferente: o único momento em que a sister ameaçou entregar algum conteúdo foi quando rivalizou com a inimiga de paredão, Ana Paula. Mas foi um auge tão curto que se compara ao pior momento de sua oponente. Não há comparação.

Por sua vez, “a mineira pouco se mostrou até o momento” foi o que a coluna disse sobre Milena. A mineira, por sua vez, tratou de evoluir. Ainda está longe de assumir algum protagonismo, mas os momentos de choro da sister geraram boas risadas ao público – tanto pelos sons emitidos como pelas reações da animadora de festas infantis.

Ou seja, o veredito é simples: é melhor dar tempo para quem tem potencial de evoluir e pode, à sua maneira, contribuir com o jogo e gerar entretenimento aos espectadores. Por isso, só há um posicionamento correto. Vem cultivar cultura namastê aqui fora, Aline!

Bernardo Marchiori

Bernardo Marchiori

Bernardo Marchiori é jornalista formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora e trabalha na Tribuna desde fevereiro de 2023. Escreve matérias principalmente para o caderno de editorias gerais, com participação eventual em outras editorias do jornal. Já atuou na assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora e foi bolsista na rádio da Faculdade de Comunicação da UFJF. E-mail: [email protected] LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/bernardo-marchiori-da-costa/

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também