BBB 26: qual o limite para esse elenco?

Edição tem um dos maiores elencos da história do Big Brother Brasil; quarto paredão é o mais difícil até aqui

Por Bernardo Marchiori

BBB 26: qual o limite para esse elenco?
Foto: Reprodução/TV Globo

Com clareza e objetividade, dá para afirmar: estamos diante de um dos maiores elencos da história do Big Brother Brasil. Depois de um breve período mais sonolento, o BBB 26 voltou com tudo à ativa. Desde o Big Day, o clima não para de esquentar na casa mais vigiada do país. É troca de farpas para lá, gritaria para cá. Há tempos, o povo não tinha um motivo tão forte para ligar a TV no fim do dia. Nem a novela “Vale tudo” mereceu tanto.

As atuações estão tão brilhantes que até as plantas do recinto têm seus momentos de glória. É desafiador pensar em quem realmente não entregou nenhum momento icônico. Até mesmo os eliminados tiveram enredo. Talvez desde o BBB 21 não se via nada parecido. O elenco tem o equilíbrio perfeito entre jogadores estratégicos, peões de guerra e personagens de apoio – todos com o desequilíbrio mental que gera entretenimento.

Ao mesmo tempo, é preciso pensar na longevidade. A esperança é que cada participante seja exatamente o que está mostrando ser. Afinal, se for personagem, em algum momento a máscara, inevitavelmente, cai. A sede para se manter na casa nas primeiras semanas é fundamental, mas ela precisa continuar pelo objetivo maior: os R$ 5,44 milhões.

No momento, já é possível traçar quem merece alçar voos maiores, pelo que tem demonstrado nesse quase um mês de programa. Breno, Edilson, Jordana, Marcelo, Marciele e Solange Couto (sem citar, por enquanto, emparedados) são os próximos da fila de eliminação – não nesta ordem. Mas ainda tem muito jogo para rolar. Que a continuidade seja alvo dos brothers e sisters.

Quem deve ser eliminado no BBB 26?

O roteiro do BBB 26 até o momento certamente venceria um Oscar. Até os momentos sem graça parecem perfeitos para dar aquela “quebra de expectativa”. O próprio público ainda não teve dificuldades em tomar decisões, já que as respostas para votações têm sido tão cristalinas quanto cristal. Finalmente, o paredão desta semana reserva um verdadeiro desafio. Quem deve ser eliminado: Babu, Sarah ou Sol?

Antes de mais nada, é necessário destacar como Babu evoluiu enquanto jogador. No BBB 20, o ator conquistava pelo pouco filtro e pouca paciência para lidar com os adversários (e até com os aliados). Nesta edição, o brother tem atuado como um verdadeiro líder, se posicionando com mais clareza e sem qualquer problema em mostrar seu melhor lado: mesclar as experiências de vida com os relacionamentos na casa. Certamente, não merece eliminação.

O debate fica entre Sarah e Sol. Analisando o papel de cada uma no programa, dá para cravar que, no momento, nenhuma merece entrar no top-10. Enquanto Sarah tem, erroneamente, a mais pura certeza de que tem total controle do jogo, Sol possui clara dificuldade em se posicionar, precisando apelar para a gritaria em todos os momentos de embate até aqui.

Embora a tendência seja a eliminação de Sarah, alguns questionamentos precisam ser levantados: será que devemos deixar a emoção vencer a razão? A briga entre o grupo da sister com Babu, Ana Paula, Milena e agregados é, sem dúvidas, o principal enredo até aqui. O outro lado venceu todos os paredões da temporada. Qual mensagem o público estaria passando à casa?

O posicionamento do entretenimento nunca muda: plantas primeiro; quem agrega, depois. Também não sejamos injustos: Sarah agrega mais pela vergonha alheia que causa do que pelo jogo. Mesmo com os erros do BBB 21, ela insiste em demonstrar que não aprendeu e que está sempre disposta a continuar errando. Dito isso, pelo menos ela entrega algo. Daqui a pouco chega a vez dela. Vem gritar aqui fora, Sol!

Bernardo Marchiori

Bernardo Marchiori

Bernardo Marchiori é jornalista formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora e trabalha na Tribuna desde fevereiro de 2023. Escreve matérias principalmente para o caderno de editorias gerais, com participação eventual em outras editorias do jornal. Já atuou na assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora e foi bolsista na rádio da Faculdade de Comunicação da UFJF. E-mail: [email protected] LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/bernardo-marchiori-da-costa/

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também