Depois de dois paredões com gabarito no Big Brother Brasil (BBB) 25, que não foi seguido pelo público em nenhum deles, finalmente foi formado um com dilema na votação. Mesmo com eliminação individual, os quatro participantes emparedados – Gracyanne Barbosa, Giovanna, Daniele Hypólito e Diego Hypólito – ainda podem entregar mais que diversos brothers e sisters que irão seguir na casa pelo menos até a próxima semana.
Como não há o que mudar, resta acertar na votação, o que não está tão fácil desta vez. A tendência é que a eliminada seja Giovanna, que não teve grandes feitos no programa até o momento. Sua trajetória é voltada, basicamente, para seu romance com Maike. Ela até ameaçou começar a jogar após o almoço do Big Fone, em uma discussão com Eva e Renata. Entretanto, a paz reinou logo depois, para a tristeza do público.
Resumindo: caso se concretize, a eliminação, dentro do contexto, é merecida. Até porque os irmãos Hypólito já caíram nas graças do público e Gracyanne, além de ser famosa, tem papel fundamental na casa, tanto pela sua alimentação como pela influência nos outros participantes. Mas o paredão reserva uma surpresa para a casa: como os quatro foram emparedados em dupla e a saída é individual, a outra pessoa vai para o Quarto Secreto.
Nesse sentido, vale refletir: Gracyanne tem potencial para gerar entretenimento, caso a eliminação de Giovanna se confirme? O participante que for para o Quarto Secreto terá acesso a informações privilegiadas e participará de uma dinâmica ainda não revelada. Nesse caso, será que Diego não teria maior potencial para um retorno triunfal? Certamente, ele seria um tópico mais recorrente (principalmente das bocas de Gabriel e Maike) do que a musa fitness.
Como em tudo na vida, nada é de graça. O grande problema em levá-lo para o Quarto Secreto é que Dany deve ser eliminada. Apesar da tentadora ideia de criar a ilusão na casa de que Diego está fora do programa, o sacrifício de tirar sua irmã do jogo não vale. Muito do enredo do BBB 25 até aqui passa pela presença dos Hypólito e o sentimento dos outros em relação a eles. Até o momento, nenhuma dupla merece ir mais longe do que essa. Por isso, a escolha certa é mandar Gracyanne para o Quarto e Giovanna para casa.
Entretenimento no BBB: só falta implorar
Cada vez mais, tem sido necessário interferência externa na casa para que os participantes joguem. Tadeu Schmidt, enquanto apresentador, já deu alguns toques no elenco para que se posicionem. As próprias dinâmicas na semana, como a do almoço do Big Fone, mostram que a produção está tentando gerar entretenimento. Mas o auge foi na festa do último sábado (1º).
A cantora Ivete Sangalo, após uma performance espetacular – mais uma na sua carreira -, teve um “papo cabeça” com os brothers e sisters. “Vocês estão aqui para jogar. Joga, porque quando sair, fala: por que não joguei?”, reforçou a artista. O medo de se comprometer na era do cancelamento faz mal ao programa. Falta autenticidade, confiança e se garantir em sua própria convicção. A esperança é a última que morre, então resta torcer para que os avisos funcionem.
*Sob supervisão da editora Cecília Itaborahy