Processo de conservação avança em Congonhas

Confira os principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG

Por Sindijori MG

Conservação avança em Congonhas

colunamg28
Prefeitura de Congonhas realiza, após autorização do IPHAN, remoção dos líquens nos 12 Profetas (Terezinha Cândida)

A preservação do Patrimônio Histórico de Congonhas é uma das responsabilidades centrais da administração municipal. Após a obtenção da autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para a realização do tratamento e remoção dos líquens presentes nas esculturas dos 12 Profetas, foi celebrado em maio de 2023 um contrato com o Grupo Oficina de Restauro. O projeto, agora em andamento, visa a remoção das colônias de micro-organismos que afetavam as esculturas dos 12 Profetas de pedra-sabão, localizadas no adro da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete) https://www.jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/31756-congonhas-processo-de-conservacao-dos-12-profetas-avanca-para-preservar-o-patrimonio-historico

Trilhas de Futuro capacita em Betim

O Governo de Minas promoveu, na semana passada, a qualificação profissional técnica de mais de 120 estudantes do curso técnico de enfermagem, por meio do Programa Trilhas de Futuro. O programa formará, até o dia 5/9, 295 novos técnicos em enfermagem, radiologia, segurança do trabalho, contabilidade e administração, em parceria com a Escola Técnica Genoma. Todas as cerimônias foram realizadas na Igreja Nova Canaã em Betim, onde reuniu, nas duas primeiras formaturas, cerca de mil pessoas, entre estudantes, professores, diretores e convidados. (Andradas Hoje – Andradas)

http://jornalandradashoje.com.br/programa-trilhas-de-futuro-capacita-295-novos-estudantes-em-betim/

 

Motoristas fazem greve em Divinópolis

Os trabalhadores e outros usuários do transporte urbano, na manhã desta segunda-feira (28) foram surpreendidos com a paralisação dos motoristas do transporte coletivo público de Divinópolis. Na frente da empresa iniciaram as manifestações, ainda de madrugada, sem que um ônibus sequer saísse para as ruas – O motivo da paralisação de acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Divinópolis, Erivaldo Adami, foi a do Projeto de Lei de autoria da Prefeitura, que aumentou o valor das multas de trânsito e atribui o pagamento para os motoristas e não para a empresa, o consórcio TransOeste. (Divinews – Divinópolis)

https://divinews.com/2023/08/28/prefeito-de-divinopolis-provoca-greve-do-transporte-publico-vereadores-de-sua-base-na-camara-aprovaram-multas-de-transito-para-os-motoristas/

 

Ex-agentes de Ipatinga são condenados

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) obteve a condenação de um ex-secretário municipal de Fazenda de Ipatinga e do então gestor do Instituto de Gestão Pública (Urbis) por envolvimento em fraude em licitações públicas, realizadas em 2009, direcionadas para favorecer a entidade. Segundo apurado, a Urbis beneficiou-se das contratações com o poder Executivo e da vantagem indevidas delas advinda. As informações foram divulgadas na sexta-feira, 25, pelo MPMG. Os dois foram condenados, cada um, a quatro anos, oito meses de 22 dias de detenção, além de pagamento de multa. (Diário do Aço – Ipatinga)

https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0109442-exagentes-publicos-de-ipatinga-e-empresario-sao-condenados-por-fraudes

 

Leopoldina terá transporte gratuito

A população de Leopoldina passará a contar em breve com transporte público gratuito. O Projeto de Lei “Tarifa Zero”, de autoria do Poder Executivo e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, foi sancionado pelo prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz. Com a medida, Leopoldina passa a ser o primeiro município da Zona da Mata a garantir gratuidade no transporte público. Além de aumentar a acessibilidade e promover a inclusão social, o Tarifa Zero vai impactar também no orçamento dos leopoldinenses, que no final do mês deixarão de gastar 16% do salário mínimo com custos de transporte. (Gazeta de Muriaé)

https://gazetademuriae.com.br/site/noticia/detalhe/15314/prefeitura-de-leopoldina-sanciona-lei-que-oferece-gratuidade-no-transporte-publico-municipal

 

Bivalente foi aplicada em 12% em JF

Apenas 11,75% da população juiz-forana tomou a dose da vacina bivalente contra a Covid-19. A informação foi disponibilizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Juiz de Fora. A baixa cobertura vacinal no município chama a atenção no contexto da confirmação do primeiro caso da subvariante EG.5 da Covid-19 no Brasil. Apesar de, a princípio, a nova variante não demonstrar maiores ameaças, a imunização é o principal mecanismo de combate e proteção contra a doença. (Jornal Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/27-08-2023/vacina-bivalente-12-do-publico.html

Sudoeste no Encontro das Origens do Café

No dia 25 de agosto de 2023, o Sebrae em São Paulo foi palco do encontro das Indicações Geográficas (IGs) de café de origem brasileira, marcando um evento significativo para o futuro das regiões produtoras de café no país. Neste encontro, as lideranças das diferentes regiões cafeicultoras do Brasil se reuniram para compartilhar suas tradições e destacar a adição mais recente às IGs: incluindo a mais nova recente região Sudoeste de Minas. (Folha Regional – Muzambinho)

https://afolharegional.com.br/noticias/encontro-das-origens-brasileiras-de-cafe-impulsiona-setor-e-fortalece-regioes-cafeicultoras/

Nathália Elis Fontes

Nathália Elis Fontes

Nathália Fontes cursa o sétimo período de Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É estagiária no jornal Tribuna de Minas desde agosto de 2023, responsável principalmente pelo gerenciamentos das redes sociais. Escreve matérias factuais e reportagens especiais para as editorias do jornal, como cidade, saúde esportes, economia, entre outras. Também escreve a coluna Vida Urbana, que denuncia os problemas de Juiz de Fora a partir dos relatos que as pessoas enviam. Tem experiência em roteiro e cobertura durante as eleições de 2022 para a Rádio da Faculdade de Comunicação, além de ser voluntária em assessoria de imprensa para a Diretoria de Relações Internacionais e bolsista na Pró-Reitoria de Cultura da UFJF. Apaixonada por cultura pop e geek, além de sempre tentar aprender um idioma novo por causa de uma série E-mail: [email protected] LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/nath%C3%A1lia-fontes-63319b237

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também