Ex-secretária agraciada em Ouro Preto  

Por Sindijori MG

Foto: Filipe Natanael 

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Ex-secretária agraciada em Ouro Preto
A advogada, empresária e gestora pública Bárbara Botega foi condecorada com a Medalha da Inconfidência, a mais alta distinção concedida pelo Estado de Minas Gerais. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira, 21 de abril, em Ouro Preto, dentro das celebrações do Dia de Tiradentes, data simbólica que reverencia os ideais de liberdade e cidadania. O reconhecimento chega em um momento de consolidação da trajetória pública de Bárbara, que também desponta como pré-candidata a deputada federal pelo Partido Novo nas eleições de 2026. (Minas Conexão)
https://minasconexao.com.br/barbara-botega-ex-secretaria-no-governo-zema-e-agraciada-com-a-medalha-da-inconfidencia/

5 mil animais de volta à natureza
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e os Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) estruturam o atendimento à fauna em Minas Gerais, assegurando o recebimento, cuidado e devolução de milhares de animais ao habitat natural todos os anos. As unidades recebem animais oriundos de ações de fiscalização, resgates e entregas voluntárias. Atualmente, o estado possui cinco unidades em operação e recebe cerca de 8 mil animais por ano, sendo aproximadamente 5 mil reintroduzidos após reabilitação. (Portal Carlos Souto)
https://www.portalcarlossouto.com.br/meio-ambiente/minas-gerais-devolve-cerca-de-5-mil-animais-silvestres-por-ano-a-natureza-com-atendimento-especializado/

Sabará faz o Festival do Ora-pro-nóbis
Sabará se prepara para viver mais um capítulo importante de sua história cultural e gastronômica. Nos dias 1, 2 e 3 de maio de 2026, o tradicional bairro de Pompéu será palco da 28ª edição do Festival do Ora-pro-nóbis, um dos eventos mais emblemáticos do calendário turístico e cultural do município. Reconhecida por preservar suas tradições e valorizar sua identidade, a cidade transforma o festival em um verdadeiro encontro entre gerações, onde a culinária típica se mistura com memórias, saberes populares e o orgulho de ser sabarense. (Folha de Sabará)
https://folhadesabara.com.br/noticia/56585/festival-do-ora-pro-nobis-2026-em-sabara-pompeu-recebe-a-28o-edicao-com-gastronomia-cultura-e-tradicao

Parceria absorve mão-de-obra
A Prefeitura de Araxá e a CBMM firmaram uma parceria para o aproveitamento da mão de obra local após o encerramento das atividades da Mosaic no município. A iniciativa busca reduzir os impactos das demissões, com o direcionamento de trabalhadores para novas oportunidades, principalmente em empresas terceirizadas que prestam serviços à mineradora. O processo será intermediado pelo Sine Araxá, que, a partir do dia 4 de maio, passa a receber currículos e realizar o encaminhamento dos profissionais para as vagas disponíveis, conforme o perfil exigido pelas empresas. (Jornal Interação)
https://www.jornalinteracao.com.br/prefeitura-de-araxa-e-cbmm-firmam-parceria-para-aproveitamento-de-mao-de-obra-da-mosaic

Técnicos do Samu de BH anunciam paralisação
Técnicos de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Belo Horizonte anunciaram paralisação para esta quarta-feira (23) em protesto contra a demissão de cerca de 25% do efetivo que atua nas Unidades de Suporte Básico (USB). O corte foi divulgado durante uma reunião convocada pela Prefeitura da capital e deve ocorrer no dia 1º de maio, data em que se comemora o Dia do Trabalho. (Por Dentro de Minas)
https://pordentrodeminas.com.br

Culinária mineira ganha projeção
Minas Gerais volta a ganhar projeção internacional a partir das notas divulgadas pelo site TasteAtlas a produtos e referências da cozinha mineira. Sabores emblemáticos de Minas aparecem com pontuações elevadas, acima de 4, e, em alguns casos, chegando a 5 na plataforma global que reúne grande volume de avaliações de pessoas de diferentes partes do mundo. O resultado reafirma a força da cozinha mineira no cenário internacional e consolida o estado como um dos grandes territórios gastronômicos do planeta. (Estrada Nacional)
https://www.estradanacional.info/post/cozinha-mineira-%C3%A9-destaque-em-ranking-internacional-e-refor%C3%A7a-estado-entre-os-grandes-destinos-gastr

Araguari tem educação preventiva
Parcerias entre escolas e o Corpo de Bombeiros têm se mostrado cada vez mais estratégicas para fortalecer a segurança e a formação cidadã. Ao atuarem de forma integrada, essas instituições ampliam o alcance de ações educativas voltadas à prevenção de acidentes, ao respeito às leis e ao desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade social. Nesse contexto, os alunos passam a compreender melhor os riscos do cotidiano e aprendem, na prática, como agir em situações de emergência, o que contribui diretamente para a preservação de vidas. (Gazeta do Triângulo)
https://gazetadotriangulo.com.br/uniao-entre-escolas-e-corpo-de-bombeiros-impulsiona-educacao-preventiva/

Sindijori MG

Sindijori MG

O Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Veículos de Comunicação Digital do Estado de Minas Gerais (SINDIJORI) é uma entidade civil sem fins lucrativos que atua como o principal pilar de representação patronal da mídia impressa e digital em todo o território mineiro.Filiado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o sindicato desempenha um papel estratégico na integração entre a comunicação e o setor produtivo, servindo como porta-voz de veículos que dão voz ao interior e à capital.Evolução e Representatividade Recentemente, o SINDIJORI passou por um processo de expansão institucional significativo, marcado pela fusão com o SINEJOR/BH e pela inclusão oficial dos veículos de comunicação digital em sua base de representação. Essa modernização reflete a adaptação da entidade às novas dinâmicas do mercado de notícias, apoiando jornais e portais no processo de digitalização.Liderança Atual (Gestão 2025-Presente) Sob a presidência de Rodrigo Silva Fernandes (Jornal Gazeta de Varginha), reeleito em outubro de 2025, o sindicato foca no fortalecimento da interiorização da notícia e na ampliação da parceria com o setor produtivo, principalmente a Indústria, representada pela Fiemg.Destaques da Gestão:Conectividade: Realização de eventos como o Conecta com Minas, aproximando veículos e agências de publicidade.Interiorização: Apoio técnico e institucional para a modernização dos jornais do interior mineiro.Crescimento: Aumento expressivo no número de associados e maior participação nas decisões da Comunicação estadual e nacional.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também