Coluna Cesar Romero – 31/07/2022

Por Cesar Romero

Protagonistas de JF
Luiz Antônio Stephan assina o livro “Pessoas – Os protagonistas da história de Juiz de Fora”, que presta homenagem aos personagens que contribuíram e aos que continuam dando bons exemplos para o desenvolvimento da cidade na cultura, comércio, política e indústria.
Como muito bem define o autor, “uma cidade é construída pelos homens, seus enormes esforços e suas coragens, os bens materiais são apenas partes visíveis de suas realizações”.

Protagonistas de JF (2)
Nas 474 páginas, Stephan faz uma viagem no tempo ao relacionar os protagonistas da história (muitos com fotos), além de apresentar entrevistas, depoimentos, “causos”, curiosidades, notícias e fatos interessantes, realçando a diversidade.
Entre as muitas curiosidades, uma citação a Abel Montreuil, jovem de 20 anos que em 1914 (junto com o pai Eugênio) procurou mostrar a navegabilidade do Rio Paraibuna inaugurando um serviço de transporte de passageiros por lancha a motor entre Benfica e a ponte da Rua Halfeld.
E mais: vereadores de Juiz de Fora depois foram governadores em Minas Gerais, no Espírito Santo, no Paraná e no Piauí.

A propósito
O colunista se sente honrado (e agradecido) por estar entre os protagonistas da história da cidade nos 46 anos de atividades jornalísticas.

De JF para o mundo
Os gêmeos Marcos e Lucas Ruback Schmidt, que formam a vitoriosa dupla Dubdogz, tocam hoje no encerramento do Tomorrowland, o maior festival de música eletrônica do mundo, que acontece em Boom, na Bélgica.

Stephania Neves 290722 CAPA DE DOMINGO enviada pelo CR 1
A nutricionista Fabiana Kirsch com os formandos Igor Guillarducci e Stephânia Neves realçando elegância na festa da medicina da Suprema

Férias em Noronha
Nas animadas férias em Fernando Noronha, um grupo da cidade acontece: Karla e Luiz Antônio Naresi Júnior (com o filho Luiz Antônio), Cristiane e Ismael Galvão, Maritcha Kirchmeyer David e Roberto Bruce Bargiona Luz.

Cotação alta em SP
Ex-estagiário e supervisor administrativo da CDL de Juiz de Fora, Caio Gandra está trilhando uma carreira de sucesso em São Paulo.
Atualmente é o assessor especial do renomado professor e escritor Leandro Karnal.

Tome nota
O premiado leitão à pururuca que o ‘chef’ Luiz Ney vai preparar de 20 a 27 de agosto, durante o 25º Festival Gastronômico de Tiradentes, será servido exclusivamente nos bonitos jardins da Villa Paulucci.

ANTENADO
Tema dos mais polêmicos quando o assunto é segurança pública, o fechamento dos postos policiais – que não tem unanimidade nem dentro da Policia Militar – continua rendendo discussões.
O argumento de policiamento volante não encontra bases sólidas. Apenas para exemplificar, há alguns anos a cidade perdeu a Rotam e a Cia. de Cavalaria (levados para Belo Horizonte); no Centro, ninguém vê mais PMs circulando em bicicletas; o número de viaturas rondando os bairros foi reduzido e as vans das chamadas bases comunitárias não passam das 22h.
E mais: como realizar policiamento volante se os dois batalhões de Juiz de Fora estão com seu efetivo reduzido em cerca de 30% há algum tempo?!
Certo é que, ao contrário de sua filosofia original, a PM se afasta cada vez mais da comunidade na medida em que fecha os postos, diga-se de passagem, imóveis doados ou mantidos pela Prefeitura e associações de bairros. Portanto, sem ônus para a corporação.
Sem estes pontos de referência, resta à sociedade – que ainda se lembra, com saudade, das duplas Cosme e Damião resguardando a segurança no Centro da cidade – fazer ecoar a oportuna frase do ex-deputado Isauro Calais: “cadê a polícia nas ruas?.”

Em alto estilo
A legião de amigos de Paul Almeida vai marcar presença na grande festa de seus 60 anos, agendada para 20 de agosto, no Centro Zico, na Cidade Alta.
No cardápio de atrações, torneios de futebol ‘society’ e beach tennis (misto), embalado pelo DJ Marquinhos Vovô, com “canja musical” de Bertrand, Mamão, Sandra Portela e Peagah.
A festiva tarde/noite terá caráter solidário com doação de um quilo de alimento ou material de higiene pessoal e 10% da renda destinada ao Abrigo Santa Helena.

JF POR AÍ…

Anna Ede JF POR AI 290722 enviada pelo CR com corte

Reunião do Rotary na França
Na viagem de férias que faz ao Sul da França, a presidente do Rotary Cidade Industrial, Anna Ede aproveitou para participar de uma Reunião Interclubes de Rotary, onde fez uma pequena saudação em francês. No encontro realizado no Golf Club Aix-Marseille, durante a troca das flâmulas, ela está ladeada pelos presidentes Joelle Esteve (Rotary Aix-Sainte Victoire), Hicham Kamili (Tholonet) e Gregory Cefai (Aix Cézanne).

‘Dúvida’ atroz
O alto nível de criatividade do brasileiro atingiu seu ápice na pandemia da Covid, alimentado naturalmente pelo ócio.
Exemplo mais recente foi a “dúvida” estampada na camiseta de um botequeiro: “Quem é esse tal de moderação que todo mundo manda eu beber com ele”?

Avenida fechada
Sobre nota da coluna questionando a interdição da nova Avenida Rubens Pinto da Silva, que liga a Deusdedit Salgado ao Bairro Sagrado Coração de Jesus, a Prefeitura informou que está tomando providências.
A Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur) “já notificou, mais uma vez, extrajudicialmente a empresa a implementar as obras de urbanização no trecho (apenas 200 metros) que lhe compete para aceitação da Interbairros Sagrado”.

Avenida fechada (2)
Por outro lado, os dois quilômetros da Avenida Rubens Pinto da Silva, de responsabilidade da Estrela Urbanidade, estão concluídos há quase um ano. A nova via faz parte do projeto viário do condomínio Estrela Alta.

VOO LIVRE
Dia 21 de agosto, no Barcão/Canil First Dog, tem saída e chegada da Cavalgada Sertaneja, com direito a encontro de berranteiros e show com a banda Estilo Vip.

Nina Villela de Andrade, que acaba de colar grau em engenharia, está afivelando as malas para uma temporada de seis meses de estudos na Austrália.

Contagem regressiva para a superedição da Revista da Feijoada CR 2022.

Luciana e Rodrigo Almeida (com a filha Alice) retornaram das férias na Disneyworld.

Autor do ‘jingle’ de campanha de Marcus Pestana ao Governo de Minas, Marcinho Itaboray também já assinou música para a campanha do ex-prefeito Custódio Mattos.

Hoje, na Suprema, o boa-praça William Boy faz a locução da chegada dos pilotos e da festa de premiação do Pro Tork Ibitipoca Off Road.

Estão aniversariando neste domingo, Terezinha de Souza Fagundes, Bruno Corrêa As­sad, Wagner Barreto Filho, Beatriz Jung Bedran, Josélia Alves, Eleuza Barboza, Lúcia Mesquita e as irmãs Walconi­se Aquino e Wanessa Aquino do Carmo.

Nesta segunda-feira, festejam ‘niver’ Desirèe Couri, Jorge Troiano, Sandra Lucia Costa e Ga­briela Gouvêa Salgado.

O Grupo Escoteiro Guardiões da Mata retornou com suas atividades, nas manhãs de domingo, na Escola Municipal do Marilândia.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude o Instituto da Família – Infa. Ligue 3215-9989.

Vem sucesso aí
O cantor e compositor Léo Russo, grande botafoguense, acaba de lançar em todas as plataformas a música “Eu sou assim”.
Destaque para a letra: “essa vida é um sopro, não se leva nada, somos todos iguais/somos todos iguais. Nesta grande jornada, o caminho é de luta e de paz e eu não desanimo jamais…”

Aplausos
“Com que roupa eu vou” é o tema da campanha dos 25 anos de sucesso do Outback no Brasil. Presente em Juiz de Fora no Independência Shopping, o Outback busca com a campanha celebrar a retomada dos eventos e da vida social.

No Calçadão
Encontro casual no Calçadão da Halfeld proporcionou uma animada roda de papo entre Sérgio Félix, Andréa e o coronel Augusto Pérez – simpático casal radicado em Brasília.
Ele comandou o 4º GAC e fez muitos amigos na cidade.

Cesar Romero

Cesar Romero

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também