Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / polícia / eleições 2020 / bolsonaro

Fala Quem sabe: Atividade física para o corpo e para a mente

Por Cesar Romero

31/05/2020 às 07h00 - Atualizada 30/05/2020 às 18h19

Fala Quem sabe: Atividade física para o corpo e para a mente

De acordo com a definição da OMS, saúde é “um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”. Há muitos anos a atividade física vem sendo considerada pela comunidade médica e científica como essencial para aquisição e manutenção desta saúde, atuando nas três áreas citadas. Então agora mais do que nunca se torna necessária a sua prática regular para mantermos nosso sistema imunológico fortalecido no combate ao novo coronavírus.

Apesar das limitações impostas pelo fechamento das academias de ginástica, clubes e parques públicos durante a pandemia, qualquer pessoa pode, respeitando suas limitações, praticar exercícios físicos em casa mesmo. Caso não tenha os equipamentos e acessórios próprios, é possível utilizar itens domésticos, tais como latas, livros, vassouras, garrafas, cadeiras, a escada de seu prédio, além do peso do próprio corpo como sobrecarga de esforço. Algumas academias e profissionais da área estão oferecendo vídeos de vários tipos de treinos, alguns até com acompanhamento ‘online’, temos os aplicativos de celular, revistas digitais etc, mas que devem ser feitos de acordo com o nível de condicionamento físico de cada pessoa. É muito importante ter em mente que o excesso pode ser prejudicial, principalmente para aqueles que não têm o hábito de praticar atividades físicas.

Tem sido observado e noticiado que o sedentarismo, o desequilíbrio alimentar e o isolamento social nesta pandemia vêm aumentando os casos de doenças cardiorrespiratórias, ortopédicas, mentais, sociais entre outras e isto é muito preocupante. Mas nunca é tarde para começar. Se você iniciar agora uma atividade física, por mais básica que seja, procure sempre a orientação de um profissional de educação física e se esforce ao máximo para manter a prática regular dela ou outra que escolher depois, sempre com objetivo maior de aquisição e manutenção da saúde, criando assim um hábito que poderá ser mantido para sempre.
Acredite, isso vai te fazer um bem enorme. Ao trabalho!

O conteúdo continua após o anúncio

(Ricardo Zacaron é educador físico e leitor convidado)

 

 

Cesar Romero

Cesar Romero

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia