Cuidar do idoso, uma experiência única

Por Cesar Romero

Antônio Carlos Estevão 151216Cuidar do idoso, uma experiência única

Embora dedicando parte do tempo à filantropia, há mais de 40 anos, dirigir o Abrigo Santa Helena tem sido uma experiência ímpar. Convocado para substituir o amigo Orlando Manera, então presidente do Abrigo, adiei o quanto pude o momento de assumir. Por fim, coloquei nas mãos de Deus e assumi. Era, então, 19 de março de 2012, dia de São José, quando iniciei o trabalho. Dúvidas, inúmeras. Se Deus nos deu o encargo, ele nos dará a capacitação. Embora pareça simples, cuidar de mais de uma centena de idosos, de culturas, necessidades, condições de saúde, às vezes se apresenta tarefa complexa.

Somos, hoje, 145 idosos, 83 funcionários sob contrato, diretores, terceirizados, dezenas de voluntários, que convivem num ambiente de paz. O idoso, antes de ser admitido, passa por avaliação de equipe multidisciplinar, visando estabelecer dificuldades pessoais, perfil psicológico, tipo de alimentação indicada, medicamentos usados, de modo a permitir melhor adaptação nos apartamentos onde convivem quatro idosos.

Muitos desses idosos, não possuem vínculo familiar, e o Abrigo oferece alimentação, prevenção e tratamento de saúde, medicamentos, lazer, plano funeral, etc. Isto demanda um grande número de funcionários, pois são cuidados 24 horas por dia, nos 365 dias do ano. A lamentar, a carência de recursos, tanto no custeio, quanto para manutenção e conservação do ambiente de moradia. A comemorar, o aumento da expectativa de vida que acresce, em muito, a necessidade da ampliação da capacidade de acolhimento.

Mesmo diante de tantos desafios, somos otimistas por contar com diversos fatores que nos levam adiante, para empreender e atingir os objetivos propostos.

Dentre eles, podemos destacar o quadro de funcionários do Abrigo, comprometido com a causa e dedicação e amor em cada tarefa. Também a diretoria, o conselho deliberativo, os idosos – que facilitam muito o trabalho – a grande maioria das famílias dos abrigados, os voluntários que permitem cerca de 20 eventos mensais com os idosos. Finalmente, e de propósito, deixamos para o final o destaque da comunidade de Juiz de Fora e região, sempre apoiando a instituição e, por isso, servindo como incentivadores do trabalho e a razão maior, o Pai que não nos desampara, em momento algum. Conheça o Abrigo Santa Helena. Visite-nos e se apaixonará, como nós, por ele.

(Antônio Carlos Estevão é diretor do Abrigo Santa Helena e leitor convidado)

Inaugurado o novo Campus da Doctum

Grande expoente da educação em Juiz de Fora, a saudosa Irmã Aglaé foi homenageada com o nome do edifício, que vai abrigar o curso de Direito da Doctum. Com dez andares e mais de 3.000 m², o espaço integralmente dedicado à uma educação moderna e de valores foi inaugurado, em alto estilo, pelo presidente da rede de ensino, Cláudio Leitão. Na ocasião, ele entregou uma placa a Terezinha de Jesus Pachoal Ridolfi, irmã da ex-diretora do Stella Matutina, primeiro endereço da Doctum na cidade, há 14 anos.

AOT_1686 AOT_1697 AOT_1707 AOT_1723 AOT_1756
<
>
O superintendente do Sindcomércio, Sérgio Costa de Paula, Pedro Leitão, o delegado Ronaldo Guilherme Campos e Paulo Cesar Moreira.

Fotos: Andréa Ottoni

301

Syleia 300918 2x43 EM RGB PARA O JORGE1

Cesar Romero

Cesar Romero

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também