
Plá do leitor
O jornalista José Renato Pereira é o convidado desta terça para um ‘Plá do leitor”. Ele critica a cobertura tendenciosa da imprensa, principalmente de alguns telejornais, ao divulgar a situação da Covid-19.
O pânico e a insegurança diante da TV
“Tenho percebido, entre amigos, vizinhos e, principalmente, nas redes sociais, um certo pavor em relação ao noticiário sobre a pandemia da Covid-19. E o quadro piora quando se trata dos telejornais. Não são poucas as pessoas que, abaladas (e até desestruturadas) emocionalmente pela onda de infecções, simplesmente desligam seus aparelhos naqueles horários. Sabemos, muito bem, que o jornalismo trabalha com a realidade, dura ou não, mas ponderamos sobre a necessidade ou não de algumas imagens que temos visto na telinha. Como, para citar apenas uma, a de uma jovem mãe, com um bebê de três meses ao colo, que chorava, copiosamente porque o pai, vítima da Covid, havia falecido coincidentemente, no mesmo dia do aniversário do filho. E, por isso, não teria a festa que a família havia planejado. Pergunto: o que a cena acrescentou em termos de informação para o público? Nada. Como tantos, também desliguei a TV.
E assim, atacado por um verdadeiro ‘tsunami’ emocional, o telespectador busca, na fuga do noticiário, o remédio para aliviar tantas dores. É compreensível. Por estas e outras, talvez fosse importante, que, em meio à necessária divulgação transparente de números e cuidados, os veículos de comunicação de massa, em solidariedade a seus fragilizados telespectadores, evitassem a exposição de fotos e imagens que somente aumentam o ‘stress’, o pânico e a ansiedade, também letais quando agravados.
Informar é preciso. Sem os excessos, melhor ainda”.
Tome nota
O vereador Marlon Siqueira, a exemplo de seu colega Zé Márcio (Garotinho), também está empenhado em esclarecer os abusivos preços dos combustíveis em Juiz de Fora. No último dia 14, ele lembrou que no ano passado fez audiência pública cobrando do Procon um relatório para o Ministério Público sobre a uniformização dos preços na cidade.
Herdeiro
Cláudia e José Cláudio Braga ganharam o primeiro neto com o nascimento de Thor, filho de Jordana e Renato Ribeiro
Efeitos da pandemia
Fechadas há seis semanas, as academias de ginástica da cidade encontraram uma maneira de minimizar os impactos negativos pela pandemia do coronavírus. A locação temporária de equipamentos, como bicicletas de ‘spinning’ e esteiras, tem sido um sucesso.
Efeitos da pandemia (2)
A Emirates vai atender a 500 mil solicitações de reembolso com os clientes e parceiros comerciais afetados pelas restrições de viagens relacionadas à pandemia. Antes, a companhia aérea processava em média 35 mil solicitações por mês. Agora, está se preparando para processar 150 mil.
Efeitos da pandemia (3)
O grupo alemão Bayer teve uma forte alta de mais de 20%, equivalente a 1,5 bilhão de euros, no lucro do primeiro trimestre de 2020.
Tudo por conta do “aumento da demanda” na área de saúde em consequência do novo coronavírus.
Efeitos da pandemia (4)
Presidente do PTB em Minas e do Grupo Líder, o deputado Bráulio Braz manifestou ontem sua preocupação com o setor automotivo.
Nas 68 concessionárias que comanda em Minas, Rio e Espírito Santo, a queda nas vendas chegou a 95%.
Som de qualidade
Um sucesso o ‘setlist’ que o Projeto Dubdogz apresentou domingo para os moradores do “Personale Residences”, no Estrela Sul.
Durante o animado show, os gêmeos Lucas e Marcos Ruback Schmidt ainda projetaram palavras positivas e de esperança por dias melhores.
Antenado
Seria bom que a Prefeitura intensificasse, desde já, uma operação educativa dentro dos ônibus. Mesmo com a lei, muitas pessoas continuam desrespeitando o uso de máscaras. O melhor seria impedir o acesso do passageiro que não estiver usando o item de proteção.
Toque
“A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família”
Leon Tolstói
Voo Livre
Eliana Filgueiras Senra, Karla Santos Rodrigues, Cristiane Carapinha, Maisa Leidersnaider Frederico e Nathália Jucá estão aniversariando.
De máscaras e em ritmo acelerado, José Carlos (Zé Kodak) Passos e Nélson Jr. mantinham a forma na manhã de domingo na Cidade Alta.
O grupo de peladeiros do Clube Bom Pastor está arrecadando alimentos e materiais de higiene pessoal.
Deborah Reis e Guilherme Rossetto brindaram os dois anos de casados.
Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude o Grupo de Estudos Espíritas Garcia (3213-1698).
Coronarvírus – Cuide-se. Previna-se.