Fala Quem Sabe: A família agora é multi-espécies!
Histórias comoventes, agradáveis e divertidas sobre relações entre o homem e seu animal apenas refletem a realidade evolutiva que vivemos nos dias atuais: os animais domésticos ganharam uma importância gigantesca no cotidiano das pessoas, estando inseridos no seio familiar.
No entanto, o que temos testemunhado é o surgimento desproporcional de casos de abandono e maus-tratos contra animais e uma relação direta de negligência das autoridades a esse tipo de problema. A proteção garantida pela Constituição Federal não tem sido suficiente, até mesmo por consequência do pouco conhecimento que as pessoas têm sobre as leis, inclusive as normas recém-sancionadas em nosso estado como, por exemplo, a lei 21970/2016 que garante a proteção animal em Minas Gerais e a lei 22.231/2016 que aplica as punições para quem maltrata animais; Ocorre também o desconhecimento sobre os procedimentos necessários para denunciar esses abusos.
Já passou da hora de nossa sociedade, formada sob os valores da solidariedade e o bem em comum, parar de fingir que não vê o que tem acontecido com nossos animais, com nosso meio ambiente. Precisamos dizer não à espetacularização dos maus-tratos contra animais como a vaquejada. Precisamos sair da ignorância e nos colocarmos contra o comércio que arrecada milhões às custas de animais explorados e submetidos a uma vida de abuso e tristeza.
Assim como missão, visão e propósito de vida … amo, defendo e protejo os animais!
( Átila Torquato é publicitário, vice presidente da Ong Aliança Juizforana pela defesa dos Animais e leitor convidado )
JF Por Aí…