Fala Quem Sabe: Um bom drinque para o Carnaval

Por Cesar Romero

WhatsApp Image 2022 02 23 at 11.29.32 e1645833785596Fala Quem Sabe

Um bom drinque para o Carnaval

Ainda dá tempo de aproveitar o final do verão e se refrescar das altas temperaturas, principalmente nesses dias de Carnaval. Para isso, eu indico um coquetel longo, cítrico e refrescante, que se chama “Tom Collins”. A receita é bem simples, porém brilhante: gin, limão, xarope de açúcar e club soda. Para quem não conhece, o club soda é uma água super carbonatada. Caso não a encontre, ela pode ser substituída por água gasosa comum.  Receita: 60ml de gin, 25ml de suco de limão siciliano , 20ml de xarope simples e 120ml de club soda. Como fazer: em um copo longo, colocar bastante gelo, acrescentar o gin, o suco e o xarope, misturar com o auxílio de uma colher bailarina e completar com a club soda. Misture levemente. Finalize com uma rodela de limão siciliano. Dica: caso não goste de gin, pode substituir por vodka.
Receita do xarope simples: uma parte de açúcar para uma parte de água quente.

(Michel Barbosa é ‘flair bartender’, dono da Sensação Drinks e leitor convidado)

 

Valmir de Castro Pinto, José Licério Neves, Valério Ribeiro, Thales Ramos e Toninho Rezende Pinto. Ao fundo, um poster com uma capa da "Veja" homenageando José Licério, um dos fundadores da Academia Rio Branco
Valmir de Castro Pinto, José Licério Neves, Valério Ribeiro, Thales Ramos e Toninho Rezende Pinto. Ao fundo, um poster com uma capa da “Veja” homenageando José Licério, um dos fundadores da Academia Rio Branco

Um grande acadêmico

Há dois anos afastado dos tradicionais jantares de quarta-feira da Academia Rio Branco, o estimado médico José Licério Neves fez sua ‘rentrée’, em grande estilo, sendo saudado pelo acadêmico Valério Ribeiro. “Dentre as qualidades do homenageado e querido amigo José Licério, que são muitas, procurei selecionar algumas que seriam prudentes relembrar nesse momento.

Ele é uma pessoa que sabe valorizar as amizades. Nos faz sentir queridos e abraçados com sua alegria e gentileza. Além disso, Licério torce pelo bem de todos. Suas manifestações em nosso grupo são sempre positivas e de motivação. Todas as vezes que se propõe a dizer algo, o faz com o espírito de melhorar o astral do nosso grupo.
É recíproco. É capaz de dar e receber amor. É capaz de sorrir e nos fazer sorrir. É capaz de nos aconselhar nos momentos difíceis e de receber um comentário de quem quer que seja.

Traçando um paralelo entre a filosofia africana do ‘ubuntu ngumuntu ngabantu’ e a filosofia moral kantiana, é possível perceber o homenageado sob os dois aspectos humanistas. Coletivo e individual.
Na filosofia “ubuntu”, percebemos que cada membro do grupo estará bem se todos estiverem bem. A minha felicidade haverá se todos estiverem felizes.

Na filosofia moral de Immanuel Kant, nenhum homem pode ser para outro apenas meio. Cada homem é um fim em si mesmo.Para nosso amigo Licério, em sua essência humana, cada um do grupo estará bem, se todos estiverem bem.
Finalizo com a frase de Kant, na sua obra metafísica dos costumes: ‘No reino dos fins tudo tem um preço ou uma dignidade. Quando uma coisa tem um preço, pode-se pôr em vezes dela qualquer outra como equivalente. Mas, quando uma coisa está acima de todo o preço e, portanto, não permite equivalente, então tem ela dignidade”.

Cesar Romero

Cesar Romero

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também