Fala Quem Sabe: Saúde, muito além da beleza

Por Cesar Romero

EM18642 leonora mansur

Fala Quem Sabe: Saúde, muito além da beleza

Tomar sol é uma delícia, não é? Traz bem estar, o corpo fica bronzeado, a aparência fica mais saudável, ganhamos aquelas famosas marquinhas do verão… Mas, estejamos atentos! Estes “efeitos estéticos” são momentâneos, os danos à pele, não.

O que pouca gente sabe é que a exposição excessiva aos raios UV emitidos pelo sol e pelas câmaras de bronzeamento artificial, trazem prejuízos à saúde da pele que são cumulativos por toda vida. Na praia, na piscina ou nas câmaras, a radiação UV emitida provoca a produção de radicais livres, que, em excesso, leva ao stress oxidativo e a alterações irreversíveis nas células. Ela quebra a fibra do colágeno e outras proteínas produzidas naturalmente pelo corpo, responsáveis por manter a estrutura, a firmeza e a elasticidade da pele.
Ao longo do tempo, o que se pode ver é a estrutura da pele modificada, o aparecimento de manchas escuras, manchas brancas (leucodermia), flacidez, além da fragilidade da pele e do aumento de rugas, o famoso envelhecimento precoce da pele. Em casos mais extremos, a exposição intensa pode trazer um tipo de lesão à pele conhecida como Elastose Solar. As fibras de colágeno e elastina apresentam uma degradação tão profunda que a pele perde sustentação, transformando-se em uma placa densa e firme que se rompe com facilidade.

Existem diversas opções para tentar reverter os danos, rejuvenescer e deixar a pele mais saudável, vários tipos de lasers, microagulhamento, peelings, radiofrequência, dermopigmentação, mas mesmo com essas possibilidades, o melhor tratamento continua sendo a prevenção.

O sol não é nosso inimigo. Ele alimenta nosso corpo com a vitamina D, que traz benefícios para os ossos, mas use-o sempre com moderação. Proteja-se corretamente. Reduza os danos da radiação, exponha-se ao sol de maneira saudável. O segredo para uma pele uniforme e bronzeada é tomar sol de forma gradual e nos horários específicos. Mais do que uma pele bonita, tenha uma pele saudável!

Cuidar da saúde da pele vale a pena!

Evite tomar sol entre 10 e 16 horas. Use sempre o filtro solar e lembre-se de fazer retoques a cada 2 horas. Existem protetores para todos os tipos de pele. Produtos “oil free” oferecem uma cobertura segura e não oleosa, os mais densos são mais aceitos em peles mais secas. Use bonés, chapéus e óculos escuro. Além de conferir estilo e elegância ao look, protege a pele e os olhos da radiação.

(Leonora Mansur é médica cirurgiã plástica e leitora convidada)

Paulo Roberto Lopes e Sinval Cruz 250119 enviada pelo Cesar RomeroTurma da Terça Nobre
Figura querida da Turma da Terça Nobre, Sinval Cruz teve seu aniversário comemorado no Bar do Ivam, no Mundo Novo. Animados papos dominaram a noite com cardápio à base de rabada, pé de porco e galinhada mineira.

Sobre o aniversariante, João Matos definiu que “o Sinval é esta referência incólume para todos nós, sua caminhada atesta que nosso grupo de amigos tem, em sua figura, a grande referência da verdadeira amizade”.

Entre os presentes, Ricardo Martin, Pedro Bismarck, Arnaldo Guerra, Edson Fonseca, Jovino Campos, Alexandre Colucci, Cezar Prata, Ronaldo Nazareth, Paulo Cesar Magella, Gegê Carvalho, Henrique Thielmann, José Carlos Passos e Rodrigo Fávero.

E mais: Ronaldo Granato, Henrique Guimarães, Fernandão Assad, Sebastião Justino, Nem Abrantes, Francisco Galil, Ricardo Bertelli, Guilherme Rossetto e Paulo Roberto Lopes (clicado com o aniversariante).

 

JF Por Aí…

<
>
Consultoria no Rio: Especialista em psiquiatria do esporte, o médico juiz-forano Helio Fádel e o lutador de MMA, Erick Silva, clicados após mais um encontro de preparação para a estreia do atleta no "Bellator", dia 16 de fevereiro, em Montville, nos EUA. Na disputa, o lutador brasileiro vai encarar o ucraniano Yaroslav Amasov, que está invicto.

Cesar Romero

Cesar Romero

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

X
noscript