Fala Quem Sabe
Rezar pelo Brasil, vale?
Não subestimemos a fé. Ela tem força. Diante de um Brasil com sua história de problemas, mas também de superações, cremos no poder da oração, na graça divina que vem em auxílio daquele que crê.
Ao se aproximarem as eleições, celebrando a Semana da Pátria, a Igreja Católica, através de sua Pastoral de Fé e Política, promove Grande Vigília de Oração na Catedral, a ser celebrada dia 5 de setembro, de 19h às 21h30, iniciando com a Celebração Eucarística.
Será um momento de súplica fervorosa a Deus em favor da vida ameaçada pela cultura da morte, e para que o Espírito Santo ilumine os eleitores na hora de votar, a fim de que as paixões políticas ou os fanatismos partidários não perturbem as consciências na busca do bem comum. Não haverá espaço para propagandas políticas, nem para citação de nomes de candidatos, nem de referências a partidos. Será momento de estar respeitosamente diante de Deus, com confiança e com gratidão, pois Deus não falha quando O procuramos com fé.
É a esperança que nos move a nos unirmos, também, nesta hora desafiadora de nosso País, para estar livremente diante de Deus e pedir proteção à vida, pois é sagrada, e que não haja leis abortistas a macular nossa Constituição, mas que os seres humanos que ainda se encontram no ventre das mães sejam respeitados integralmente. A ninguém cabe o direito de tirar a vida do outro, como ensinou o Papa Francisco, há poucos dias, eliminando do Catecismo da Igreja Católica toda e qualquer concessão à pena de morte.
Rezaremos pelo Brasil, para que, no próximo pleito, sejam eleitos os melhores para conduzir nosso País, a fim de que as questões mais sérias sejam resolvidas em favor do Povo Brasileiro, sobretudo dos mais sofridos ou mais humilhados.
Rezaremos para que prevaleçam a paz, a concórdia, a honestidade, a justiça social, a digna moralidade nas famílias, nas escolas e na sociedade, e que nossas crianças sejam protegidas contra deformações de sua personalidade. Tudo colocando sob o olhar maternal de Nossa Senhora Aparecida, a quem o Brasil venera como sua Rainha e Padroeira, a Mãe de Jesus que, nas Bodas de Caná, fez súplica em favor de uma família em apuros e foi imediatamente atendida.
(Dom Gil Moreira é arcebispo metropolitano e leitor convidado)