Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Coluna Cesar Romero – 26/06/2022

Por Cesar Romero

26/06/2022 às 08h00 - Atualizada 25/06/2022 às 14h41

Embaixador em JF
A convite do jornalista Roberto Nóbrega, do canal Exporta Brasil, o embaixador da Nigéria, Muhammad Ahmad Markarfi, vem prestigiar a exposição Minas Láctea, promoção do Instituto Cândido Tostes, de 12 a 14 de julho, no Expominas.
Com mais de 200 milhões de habitantes, a Nigéria é o principal parceiro comercial do Brasil no continente africano.

Débora Souza, Rafaela Perensin, Hellen Couto e Bianca Nascimento
Meire Elias e Ernesto Duarte, Nayara Carvalho e Marcus Anjos, Simone dos Santos
Silvânia Franklin
Makerley Arimatéia e Kahan Monteiro
Fernanda Senra e Renata Senra

Aplausos
Dois conceituados médicos têm homenagem amanhã na Câmara.
Às 19h30, o cirurgião Alexandre Timóteo Tostes vai receber o título de cidadão benemérito. Às 20h30, o oncologista Milton Prudente será agraciado o título de cidadão honorário.

Boa iniciativa
Fundadora e presidente da Adcuidar (Associação de Defesa da Mulher, da Infância, do Adolescente e do Idoso), a delegada Ione Barbosa está convidando para a inauguração da Casa da Mulher Segura, que tem convênio com o Tribunal de Justiça.
Quarta-feira, às 16h, na Olegário Maciel, 167.

Vem aí o JF Sabor
O Procopão já definiu seu prato para a 20ª edição do JF Sabor, promoção da Abrasel de 15 de agosto a 2 de outubro.
Em cena, o Diamantina (filé mignon harmonizado com queijo Minas Padrão meia cura, banana e molho gorgonzola. Acompanha arroz de bacon e batatas portuguesas crocantes).

Quem fala
Nesta segunda-feira, a partir das 14h, no anfiteatro da Faculdade de Letras, a professora Maria Nazaré Laroca faz palestra sobre Interlinguística e Esperanto, com a presença do professor José Passini, ex-reitor da UFJF.
Aberto ao público, é um evento da pós-graduação de Letras.

ANTENADO
A Prefeitura precisa aproveitar o período de estiagem – até outubro – para a realização de obras e serviços de prevenção para a temporada de chuvas.
Um deles, e muito importante, é a desobstrução e até dragagem de córregos e rios. O Matirumbide, no Bonfim é um que precisa de limpeza urgente.
Há outros.

Alô Helô
Em seu programa semanal “Alô Helô”, no canal Com Brasil, a eterna Garota de Ipanema, Helô Pinheiro, apresentou uma ampla e bem produzida matéria sobre a tradição das festas juninas.

Alô para JF
Durante um bate-papo com o jornalista Rafael Moreno, Helô aproveitou para destacar as antigas festas juninas em Juiz de Fora. Seu marido, Fernando Mendes Pinheiro, é primo dos irmãos Monteiro Vianna (Naninha, Manoel e Marcelo) e a filha Ticiane por diversas vezes esteve na cidade curtindo o carnaval do Clube Bom Pastor.

Belo exemplo
Do alto de seus 82 anos, a elegante advogada Anna Ede assume a presidência do Rotary Distrito Industrial. A posse está marcada para o dia 29, no Poleiro do Galo.

França no Jardim Norte
Vai até o dia 6 de julho, no Shopping Jardim Norte, o Festival Varilux de Cinema Francês 2022.
Considerado o maior festival de filmes franceses fora do país, a promoção apresenta 17 longas-metragens recentes, inéditos no país, e dois clássicos com gêneros diferentes: ação, comédia, animação e drama.

Festa em dose dupla
O boa-praça Acácio Gomiero comemora hoje 60 anos e os 12 anos de sucesso da Eclipse Tenda.
A empresa, que há vários anos está presente na Feijoada CR, contabiliza milhares de metros quadrados de coberturas nos mais diversos acontecimentos sociais e empresariais em Minas, Rio e Espírito Santo.

JF POR AI…

Prestígio em São Paulo
CEO do Grupo Bahamas, Jovino Campos (no ‘flash’ entre o advogado Décio Freite e o ‘pole position’ da CSN, Benjamin Steinbruch) durante o jantar organizado por Marcelo Magalhães (a direita), dono dos restaurantes Nino Cucina & Vino e Chez Claude, em São Paulo. O Bahamas poderá ser a primeira rede a comercializar em Minas os vinhos “Mataojo”, produzidos por Steinbruch no Uruguai e sensação nas mesas paulistanas.

Agenda em Brasília
O cirurgião oncológico e professor da UFJF, Alexandre Ferreira Oliveira participou de reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (ao centro) e o deputado Frederico Escaleira (a esquerda). Diretor de relações institucionais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, Alexandre destacou a incorporação da cirurgia citorredutora e Hipec no SUS e a inclusão da cirurgia minimamente invasiva em cirurgia oncológica na saúde pública. A Hipec é um procedimento cirúrgico para casos de câncer metastático, que já foi autorizado pelo Ministério da Saúde para ser realizado em 11 hospitais credenciados.

O conteúdo continua após o anúncio

Homenagem da Marinha
No Rio, a bordo da nau-capitânia da esquadra brasileira, navio porta-helicópteros, o professor Paulo Roberto Cardoso, de tradicional família de Belmiro Braga e Juiz de Fora, recebeu a “Comenda do Mérito Naval”, a maior distinção concedida pela Marinha. A solenidade fez parte das comemorações da Batalha do Riachuelo. O professor Cardoso preside, em Minas, a Sociedade dos Amigos da Marinha. Na foto, o homenageado com o vice-almirante Eduardo Machado Vazquez, comandante do 1º Distrito Naval, sob cujo comando fica a Marinha em Minas.

Papo de amigos em Brasília
Após um longo período da pandemia com as filhas e netos em Brasília, Vânia e José Mauro Cupertino estão retornando neste domingo a Juiz de Fora. Em um acontecimento social no DF, os Cupertino reencontraram os amigos juiz-foranos, Heloísa e Henrique Hargreaves, há muitos anos radicados no Planalto. Aliás, Hargreaves ocupou importantes cargos públicos, foi ministro do presidente Itamar e, também, seu secretário no governo de Minas. Hoje, ele tem mais tempo para curtir uma de suas paixões: o antigomobilismo.

ELES ACONTECEM

Direito e transexualidades
A professora e advogada Luiza Cotta Pimenta (clicada com a irmã Sylvia e os pais, Celso Pimenta e Martha Cotta) lançou pela Editora Dialética o livro “Direito e Transexualidades – Alteração de nomes, seus papéis e negociações”. A obra aborda os choques de práticas, discursos e vivências, destacando a relação entre o mundo jurídico, a medicina e as transexualidades. A autora é especialista em Direito Civil, mestre e doutoranda em Ciências Sociais pela UFJF.

Para agendar
Eleito duas vezes “o mais influente jornalista de vinho do Brasil”, Marcelo Capello vem à cidade dia 12 de agosto.
Vai falar sobre “Cinema e vinho”, durante degustação de quatro rótulos.

VOO LIVRE
Será dia 8 de julho, no salão nobre da Guarda Mirim, a posse do novo presidente do Rotary Club Sul, Paulo Roberto Reis.

Estão aniversariando hoje Ce­cy Barbosa Campos, Cláudio Prenassi, Luciano Sobrinho, Rafael Abdalla, Ronaldo Paes Mendes, Antônio Zel­ler Câmara Nunes, Iriê Salomão de Campos e André Zatorre Me­deiros.

Em clima de ‘niver’ nesta segunda-feira, Carol Neves, Daniela de Abreu Barra, Sarah Daibert Couri, Paulo de Tarso França Leite, Márcio Hallack, Renata Miranda Valle e Cláudio Nogueira.

O sertanejo Roger Franco foi homenageado com a “Medalha Geraldo Pereira”, iniciativa do vereador Luiz Otávio (Pardal).

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Casa São Camilo de Lellis. Ligue 3234-1676.

Bonita e famosa no ar
Cada vez mais os DJs ganham ‘status’ de celebridade no mundo dos famosos.
Na tarde de sexta-feira, quem desembarcou de um Learjet 45, no Aeroporto da Serrinha, foi a bonita curitibana Jéssica Brankka. De imediato, a badalada DJ voou de helicóptero para a Comuna do Ibitipoca, onde foi uma das atrações do Muriqui Sounds, festa eletrônica do Privilège que agitou a serra.

Em cima do lance
Uma ‘blitz’ relâmpago da PM, no início da noite de sexta-feira, na Praça Jarbas de Lery Santos, em São Mateus, deu resultado.
Em poucos minutos dez motos terminaram o trajeto no guincho.

Registro
Quem lamentou muito a morte do cantor e compositor Paulo Diniz (82 anos) foi o diretor de teatro Edgar Ribeiro. Eles moraram no Solar da Fossa, pensão onde hoje é o Shopping Rio Sul.

A propósito
O casarão, imortalizado em um livro de Toninho Vaz, teve seu auge nos anos 1960 e início dos 70. Entre os moradores anônimos do Solar da Fossa, que depois ganharam o estrelato, estavam Caetano Veloso, Gal Costa, Paulinho da Viola, Glauber Rocha, Nana Vasconcelos, Paulo Coelho, Beth Faria, Odete Lara e Gilberto Gil.

Cesar Romero

Cesar Romero

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia