Fala quem Sabe
Todos perdem com a indisciplina
Nas partidas oficiais de futebol, um jogador deve ser advertido com cartão amarelo quando: subir nos equipamentos de proteção do campo; fazer gestos provocativos, debochados ou inflamatórios; cobrir a cabeça ou rosto com máscara ou artigos semelhantes; tirar a camisa ou cobrir a cabeça com a camisa.
Muitos concordam e outros discordam dessas determinações, mas se estão estabelecidas devem ser cumpridas. O que assistimos hoje no futebol brasileiro é um total desrespeito por parte de vários jogadores, que estão sempre tirando as camisas na hora do gol ou correndo para comemorar com a torcida. Num exemplo bem recente, assim agiu o meia Diego, do Flamengo, após marcar o segundo gol de seu time contra o Grêmio. Ora, bastava comemorar com os seus companheiros em campo, pois a torcida já comemorava no estádio e em todo o Brasil.
Como consequência, Diego levou um cartão amarelo e, se levasse outro, seria expulso e desfalcaria o Flamengo num momento crucial. Em suma, essas atitudes prejudicam o jogador, a equipe e a própria torcida. E o pior: o clube é altamente prejudicado, pois, ao tirar a camisa, o jogador impede que o patrocinador tenha visibilidade na hora mais importante, a hora do gol, e todos sabem que as cotas de TV e as verbas de patrocínio é que salvam o futebol, que permitem aos clubes a manutenção de seus caros elencos. Multa progressiva para os jogadores que continuarem a agir assim parece ser a única solução.
(Mauricio Menezes é advogado, radialista e leitor convidado)
Eles Acontecem