Fala Quem Sabe: Os desafios da saúde e os avanços da estética
O que nós mulheres queremos? Queremos bem estar, saúde, beleza e infinitas outras coisas! Todas elas são importantes demais, como respeito e cuidado, mas nosso tema hoje são os avanços e desafios da saúde e da estética.
Recebo muitas pacientes obesas, ou com sobrepeso, e a partir do desejo de emagrecer e sentir-se melhor, avalio também queixas estéticas. Em minha opinião, bem estar, estética e saúde são, atualmente, conceitos quase indissociáveis. E sob este ponto de vista, os procedimentos estéticos ligados à melhora da saúde passam a fazer parte de um investimento em qualidade de vida.
As mulheres preocupam-se em manter-se bonitas, cada uma à sua maneira. Mas, além disso, cada vez elas buscam sentir-se bem consigo mesmas, por dentro e por fora. E os avanços da estética vêm ajudando em todos os sentidos! Hoje contamos com procedimentos e aparelhos que associam tratamentos eficientes, confortáveis e rápidos, com resultados visíveis e que não demandam um longo período de tempo.
O grande desafio quando falamos de estética e em bem estar é a manutenção dos resultados. Uma parte do tratamento, a mais bem aceita e divulgada, é a de alcançar o resultado almejado. Como nosso corpo sofre uma constante renovação de células, para que os bons resultados obtidos, sejam eles estéticos, de saúde, ou bem estar, permaneçam de forma perene, precisamos fazer sua adequada manutenção.
A velha e boa “mudança de hábitos” é a minha principal recomendação! Para viver mais e melhor, recomendo que cuidem da alimentação e façam atividade física regularmente; também avalio sempre questões de adequação e suplementação de vitaminas e minerais e a organização e otimização de seus processos e eixos hormonais.
(Maria Clara Martins é endocrinologia e leitora convidada)
JF Por Aí…