Notícias Cesar Romero deste domingo e segunda-feira
Noite de homenagens
“União que fermenta, força que transforma” é o tema do tradicional Encontro de Panificadores e Fornecedores no próximo sábado, na Estação São Pedro.
O Sindipan vai homenagear Santana Aparecida Braga Miquilino Gonçalves (mulher panificadora), Matheus Gonzaga de Oliveira (expressão jovem), Padaria Trigos da Glória (empresa panificadora); Dispropan (empresa fornecedora) e Eduarda Buaiz (homenagem especial).
Puxão de orelha
Uma boa parte dos motoristas de aplicativos precisa de um “puxão de orelha” ou até mesmo punição com multa pela Guarda Municipal, agentes de trânsito e a PM.
Pelo simples ato de ligar o pisca alerta, eles acham que têm o direito de parar em qualquer lugar.
•JF POR AÍ…
Solenidade concorrida em São Paulo
Referência internacional na cardiologia, o juiz-forano Alexandre Abizaid tomou posse como professor titular na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), durante prestigiada cerimônia com a presença de algumas das maiores autoridades médicas do Brasil. Essa grande conquista evidencia ainda mais sua importância e competência na área da cardiologia, definida por ele “não apenas um símbolo de excelência acadêmica, mas também um pilar essencial para o desenvolvimento científico, econômico e social do país”.
Na mesa estavam a diretora da Faculdade de Medicina da USP, professora doutora Eloisa Bonfa, o vice-diretor doutor Paulo Pego, o presidente do conselho diretor do InCor do Hospital das Clínicas da USP professor doutor Roberto Kalil e o vice-presidente do conselho diretor do Incor, professor doutor Fabio Jatene.
Legado e responsabilidade social
Em sua saudação, Alexandre afirmou que “ao assumir a titularidade, minha missão é dar continuidade e ampliar esse importante legado. Pretendo fortalecer os laços entre a pesquisa e a prática clínica, integrando ainda mais o conhecimento gerado em nossos laboratórios à realidade dos nossos hospitais e centros de atendimento. A utilização de dados massivos e inteligência artificial, a análise preditiva de risco cardiovascular e o desenvolvimento de novos tratamentos, baseados em terapia genética e medicina personalizada, são áreas que devemos explorar de maneira incisiva, para que possamos oferecer o melhor cuidado possível aos nossos pacientes”.
Complementou lembrando “que nada disso nos faz esquecer da nossa importante responsabilidade social. O SUS, nosso sistema de saúde, é um dos maiores e mais complexos do mundo, atendendo mais de 200 milhões de pessoas. No entanto, as desigualdades de acesso ainda são evidentes, e cabe a nós, formadores de opinião e de profissionais, garantir que todos tenham acesso ao que há de mais moderno e eficaz no tratamento das doenças aparelho circulatório. A especialidade precisa ser acessível, tanto em termos de tecnologias avançadas quanto ao nível da atenção primária, por meio da qual podemos prevenir muitas das complicações que vemos em estágios avançados. É imperativo que sejam formados médicos que entendam essa realidade e que compreendam que a cardiologia não se faz apenas com ‘stents’ e marcapassos, mas com prevenção, com educação em saúde e com um olhar atento para as condições de vida dos que nos procuram. Devemos lembrar que, para cada paciente que tratamos, existem fatores psicológicos, sociais e econômicos que influenciam diretamente o prognóstico. E é nossa função, enquanto educadores e médicos, abordar esses aspectos de forma integral”.
Formação profissional
Alexandre, ao longo de sua trajetória, disse que teve o privilégio de atuar em equipes de destaque em importantes instituições no Brasil: “Universidade Federal de Juiz de Fora (onde me formei), o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, a Escola Paulista de Medicina e os hospitais do Coração (Hcor) e Sirio Libanês, assim como no exterior: a Georgetown University e a Columbia University, nos EUA. Foi nestas entidades que encontrei meus mentores: Walter Abizaid, Jorge Montessi, Eduardo Sousa, Amanda Sousa e Antônio Carlos Carvalho; e no exterior Martin Leon, Roxana Mehran, Eberhard Grube e Antonio Colombo”. Ele também enfatizou os avanços significativos na cardiologia, revelando seu grande apreço pela pesquisa e inovação contínua.
Agradecimento a família
Ao terminar sua fala para uma numerosa plateia, Alexandre emocionou os familiares (e muitos amigos de Juiz de Fora presentes) ao agradecer a “meu pai Walter Abizaid, chefe da Disciplina de Cardiologia da UFJF, que praticou uma medicina artesanal e humanizada, por sua integridade e retidão. Ao lado de minha mãe, Maria Lucia que partiu há poucos meses, mas deixou sua marca indelével de amor e generosidade no meu coração e de meus irmãos Waltinho, Juliane e Leonardo. A minha esposa Andréa, que ao longo dos 30 anos compartilhei o ideal do nosso maior projeto de vida: a família Sousa Abizaid, meu amor e minha gratidão. Aos meus filhos, meus grandes tesouros! Matheus, economista; Marcella, quase médica e Giovanna nossa administradora de empresas, que representam toda a razão, a motivação e o empenho que sempre me impulsionam a todas as empreitadas e conquistas”.
UFJF em Roma e Moscou
Além dos convênios que possibilitam o intercâmbio de estudantes e professores, a administração da UFJF está investindo em novas possibilidades de parcerias. Segundo o diretor de Relações Internacionais, Alexandre Cadilhe, a ideia é criar intercâmbio entre pesquisas, possibilitando troca de tecnologias e de inovação. Neste sentido, a reitora Girlene Alves (clicada na Embaixada do Brasil em Roma) participou do XIV Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras realizado na Itália.
Por outro lado, o vice-reitor Telmo Ronzani esteve em Moscou participando do 1º Encontro Brasil-Rússia-Belarus de Cooperação Acadêmica em Ciência, Tecnologia e Inovação.
• ELES ACONTECEM
Tributo às mulheres
Neste Outubro Rosa, o muro da Ascomcer ganhou novas cores com os traços do artista Wellington Costa, (foto) que simbolizam a força, resiliência e a luta contra o câncer. A obra é uma homenagem a todas as mulheres guerreiras que enfrentam a batalha da doença, sem perder a capacidade de sorrir e viver plenamente. A frase “o que te desafia te transforma” traduz a essência da superação e do crescimento, enquanto as rosas representam sentimentos como admiração, carinho e delicadeza. A fita rosa e o coração destacam a importância da conscientização, do autocuidado e dos exames preventivos, fortalecendo o lema da Ascomcer “Em movimento pela vida.”
Monarquistas
Chanceler do Círculo Monárquico de Juiz de Fora, Jean Menezes do Carmo presenteou a Escola Estadual Delfim Moreira com uma placa com a declaração de Dom Pedro II pela passagem do Dia do Professor. Ele entregou também uma foto do soberano para ornar a entrada do centenário prédio do Palacete Santa Mafalda.
• ANTENADO
Como se não bastassem os abusos no dia a dia, os aposentados e pensionistas estão enfrentando outro problema grave. Levantamento que acaba de ser revelado aponta que 97% dos benefícios pagos, pasmem, têm descontos indevidos.
Ou seja, estão sendo assaltados.
• ANIVERSARIANTES Domingo
Bruno Fonseca, Madah Aquino, Felipe Menini, Déborah Lisboa Pereira, Michel Maia, Carlos Alberto Pavam e Giulia de Paula Imbroisi, Carlos Alberto Saraiva.
• Segunda-feira
Maria de Lourdes Pavie, Hélvia Siqueira, Mauro Toledo, Patrícia Hargreaves Surerus, Mário Arcanjo Filgueiras, Elizabeth Batista de Castro, Dirceu Resende e Vanessa Monaschesi.
O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos
(Eleanor Roosevelt)
Registro
Em Belo Horizonte, morreu o colunista Mário Fontana (92 anos). Mineiro de São Sebastião do Paraíso, tinha uma vasta experiência no jornalismo impresso e televisivo. Por mais de 21 atuou no “Estado de Minas”, como subeditor do saudoso Wilson Frade e titular de uma coluna. Sempre bem humorado e elegante, Fontana tinha uma singularidade, como bem lembrou o colega Orlando Paiva Barros: “escondia a idade de todo mundo, nem seus editores Wilson e Fábio Doyle sabiam”. Aliás, por diversas vezes ele destacou as promoções desta coluna.
• VOO LIVRE
O baixista Berval Moraes é a atração desta terça, no Palácio da Música, restaurante no Flamengo, no Rio. Junto com o juiz-forano se apresentam o guitarrista Thiago Trajano e o baterista Paulinho Diniz.
Nesta segunda, no Ritz Hotel, a atração do Projeto Sol é a professora Patrícia Medeiros, que vai falar sobre “Atividade física X depressão”. O samba de Aline Crispim fecha a noite.
Gabriella Lincoln, bailarina da Corpus, ficou em segundo lugar na categoria neoclássico no RAD Dance Challenge da Royal Academy of Dance, em São Paulo. Também participaram as alunas Mariana Barone, Elisa Surerus e Lara Giovaninni.
Em solenidade no Círculo Militar, Rosimeire Araújo Paiva tomou posse como delegada regional da Adesg.
Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude o Grupo de Estudos Espíritas Garcia. Ligue 3213-1698.