Fala Quem Sabe: A poesia e seu poder de transformar

Por Cesar Romero

Maria Helena Sleutjes 151019 Fala quem sabe do dia 20 10 10Fala Quem Sabe: A poesia e seu poder de transformar

A poesia existe para tornar o mundo habitável, disse Ferreira Gullar. Mas, isso não é fácil. É preciso ter coragem e estar em plena sintonia consigo mesmo para que a poesia fale mais alto e salte para o mundo, tantas vezes, inóspito e convulso.

Muitos ainda se perguntam qual seria a condição para ser poeta. Seria um estado de ser? Ou um estado de fuga do ser? Eu diria que é uma condição existencial inerente a todos os seres humanos, mas apenas alcançado por alguns, apenas alcançado por aqueles que de alguma forma tiveram acesso a esta forma de expressão do ser.

Hoje a poesia perdeu a rigidez da métrica, e em versos soltos, o poeta pode lançar seu olhar sobre o mundo, seu sentimento mais profundo de dor ou de felicidade. A natureza e a vida são fontes inesgotáveis de poesia. Portanto, a poesia está em toda parte, mesmo quando se escreve em prosa, a poesia pode transbordar do texto como é o caso do romance de Mia Couto “O outro pé da sereia” que é um grande e verdadeiro poema sobre o povo moçambicano.

Murilo Mendes, o admirável poeta juiz-forano, sempre à frente de seu tempo, dizia que o importante não era escrever poesia, mas, viver a poesia no dia a dia. Este estado de espírito, capaz de transformar mentes e corações, está aí, à nossa disposição!

Quanto mais árida for a vida, maior será o apelo à poesia.

Quanto mais atormentado for o ser humano, maior será o apelo à poesia. No dia do poeta, que todos possamos semear mimosóideas e sempre-vivas, e ir distribuindo ao sabor da brisa!

(Maria Helena Sleutjes é poeta, escritora e leitora convidada)

Cesar Romero

Cesar Romero

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também