
Plá do Leitor
Manuela Ribeiro, atleta Sub-18 da Seleção Brasileira Paralímpica de Natação é a convidada do “Plá do leitor”, destacando o que a pandemia provocou de mudanças em seus treinos e os reflexos no esporte
Vida de atleta
“Por conta do momento que estamos vivendo, tive que adiar meu sonho de tentar conquistar mais uma medalha de ouro no Open Internacional, que seria realizado em São Paulo. Desde março não estou treinando na piscina do Clube Bom Pastor. Enquanto isso faço os treinos ‘onlines’ programados pelo técnico Fábio Antunes e o assistente Álvaro Ferreira. As aulas acontecem duas vezes por semana por meio de videoconferência, com a participação de outros 48 atletas de natação. Aos sábados, participo de palestras com profissionais de destaque na natação do Comitê Brasileiro Paralímpico e campeões mundiais. Minha nutricionista Tamires Rezende também já participou dessa ‘live’, dando dicas e reforçando a necessidade de seguir com o plano de alimentação e suplementos, para dar energia e manter o equilíbrio muscular. Além disso, meu treinador também disponibiliza um programa de treinos físicos individual, que cumpro rigorosamente durante três vezes por semana. São exercícios que realizo com materiais que estão ao meu alcance dentro de casa. Me viro com atividades na cadeira, cabo de vassoura, corda, saco de arroz e feijão. Tenho procurado seguir a risca, para manter meu corpo ativo e com a musculatura forte, para quando eu retornar aos treinos presenciais, previstos para o mês de agosto.
Com as competições nacionais e interestaduais suspensas pelo Comitê Brasileiro de Desporto Aquático, ainda não sei precisar sobre o novo calendário de competições até o fim do ano, mas sigo ansiosa para voltar aos treinos em piscina e manter contato com a equipe que gosto muito. Sei que isso tudo vai passar e logo estarei na minha vida normal de atleta e nos estudos também”.
Antenado
Em vigor desde maio de 2014, a Lei do Lixo – que proíbe qualquer cidadão de jogar lixo nas ruas e vias públicas de Juiz de Fora – “não colou”.
Passados seis anos, não se tem notícia de alguém penalizado pela falta de civilidade e educação.
Apesar da infração estar presente por toda a parte.
Sétima arte
Em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro, a Funalfa vai exibir, no Facebook, seis curtas-metragens nacionais, sendo três produções da cidade: “Sansão”, de David Azevedo, “A menina que colecionava estrelas”, de Ana Cláudia Duarte e “Maria cachoeira”, de Pedro Carcereri.
Beleza clandestina
Sufocados pela crise da pandemia, que chega a 90 dias, e pela falta de uma ação correta de abertura com agendamento, vários salões de cabeleireiros e centros de estética estão funcionando, especialmente nos bairros.
Cochilo mineiro
Dados de um levantamento sobre o sono, realizado pela I Wanna Sleep, ‘retail tech’ focada em sono e relaxamento, afirmam que 63% dos mineiros passaram a cochilar durante a pandemia. Segundo o diretor da Fundasono, Dirceu Valladares Neto – especialista em psiquiatria e medicina do sono – a prática é indicada, mas o hábito merece atenção: “um fator agravante é que a pandemia proporcionou uma reviravolta comportamental, uma novidade envolta de medo, mudança abrupta nas rotinas, dificuldades econômicas, isolamento, o que fere os instintos básicos do ser social”.
Registro
De luto os meios jurídicos com o falecimento do juiz Maurício Goyatta Lopes, que será sepultado, hoje, no Parque da Saudade. Mais uma vítima da Covid-19.
Registro (2)
A coluna se associa às manifestações de pesar pelo falecimento do médico Murilo Cozzolino.
Toque
“Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações”
Van Gogh
Voo Livre
Entre os aniversariantes de hoje,Cristina Brandão e Reidner Campos. Amanhã é a vez do diretor do Hospital Monte Sinai, José Mariano de Moraes, Thereza Magalhães Badaró, Eliane Keil Del Paula, Marília Nalon, Marcella Poncio Bechara e Angelina Jabour.
Ex-artilheiro do Flamengo, Nunes esteve ontem na cidade e almoçou com o amigo José Lúcio Fernandes e Valéria Cruz.
Neste sábado, a partir das 16h, a dupla Renan & Christiano vai animar o “arraiá online” da Ascomcer, com participação especial de Roger Franco, Hugo & Alex. A promoção terá, ainda, venda de comidas típicas pelo aplicativo Robin Food.
É de Santos Dumont o novo milionário da Quina, que faturou R$ 2,3 milhões.
O doutorando em psicologia social da UERJ, André Sant’Anna e a doutora em ciência da religião Maria Luiza Igino participam de ‘live’ sobre religião e racismo no Brasil. Hoje, às 16h, no YouTube, com mediação do doutorando Bruno Oliveira.
Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Sociedade Beneficente Mão Amiga (3061-0265).
Coronarvírus – Previna-se. Use máscara.