Mulheres – mais viajantes do que nunca
Há bem pouco tempo, não ter companhia para viajar, impedia, principalmente as mulheres, de ampliar seus horizontes. Nos últimos anos, elas têm superado a insegurança e estão colocando o pé na estrada, a maioria optando pela segurança e conforto das excursões. Elas entenderam que viajar desacompanhadas não significa estar só. Pode ser uma ótima oportunidade para fazer novas amizades ou aproveitar o momento para uma reflexão sobre a própria vida.
A mulher atual entende os grandes benefícios que uma viagem bem planejada pode trazer. Começando pela liberdade de escolha, passando por um inestimável ‘up grade’ nos conhecimentos, as delícias de cores e sabores das diferentes culturas gastronômicas. Um capítulo especial deve ser aberto para as compras, dos enlouquecedores ‘outlets’ norte-americanos até as mais exóticas obras de arte.
Neste novo time de viajantes, a grande maioria é solteira ou viúva, já com os filhos criados, e recebendo incentivos e comentários dos netos. Mas tem também as mulheres casadas. Com um bom acordo, os maridos mais reticentes ficam em casa, e elas embarcam para os destinos de seus sonhos.
Em geral, as mulheres são organizadas, educadas, solidárias e elegantes. Sofrem de um pequeno problema de excesso de peso nas bagagens e podem ser extremamente consumistas.
Ao deixarem para traz as pesadas rotinas, elas sempre se libertam de algumas amarras, como por exemplo comer um pouco mais sem culpa, gastar um pouco mais com roupas, sapatos e quinquilharias.
O retorno destas viagens normalmente vem acompanhando de uma significativa carga de autoestima. O resultado é que, mesmo antes de desarrumarem a bagagem, elas já estão procurando novos destinos, combinando com as velhas e novas amizades uma próxima e inesquecível viagem.
(Luciane Ribeiro é agente de viagem e leitora convidada)