Os cuidados com a chegada do verão
Quarta-feira, dia 21, começa a estação do ano em que os brasileiros mais se expõem ao sol. É no verão que aparecem, frequentemente, os diversos problemas dermatológicos, inclusive o câncer de pele.
No Brasil, 90% dos casos de câncer surgem em locais do corpo expostos ao sol, como face, pescoço braços e pernas. E mesmo que o tipo mais comum de câncer e menos perigoso seja o não melanoma, o número não para de crescer. Proteger a pele dos raios solares ainda é a melhor forma de evitar a doença.
Os filtros ou protetores solares, a curto prazo, protegem a pele de queimaduras e alergias solares, e a longo prazo, de envelhecimento e do câncer de pele. A aplicação deve ser abundante e uniforme antecedendo à exposição ao sol, em média 30 minutos, em dias ensolarados ou nublados.
A reaplicação deve ser frequente após exercícios físicos, mergulho e transpiração excessiva. A escolha do fator de proteção (FPS) é feita de acordo com cada tipo de pele. Quanto mais clara, maior o fator de proteção.
Escute o seu corpo: qualquer sinal suspeito na pele, procure um dermatologista associado à Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Sarah Lucas – médica e leitora convidada