Homenagem e lembranças

Por Cesar Romero

Homenagem e lembranças
Uma visita ao passado. Assim pode ser definida a solenidade, na Câmara, que conferiu o título de cidadão benemérito a Roberto Nogueira Ferreira, por iniciativa do vereador Antônio Aguiar.  Roberto, que há muitos anos está radicado em Brasília, em seu agradecimento demonstrou ter uma memória que é um arquivo de fatos, gente e coisas da cidade, a começar pela infância e adolescência que viveu na Rua Bernardo Mascarenhas e no Manoel Honório, os clubes, o futebol, até o dia em que, trabalhando em Belo Horizonte, o prefeito Mello Reis o trouxe para ser seu secretário da Fazenda. O convite tinha um grande desafio: organizar o cadastro e a operação bancária e política, dos quais resultou a implantação da Siderúrgica Mendes Júnior. A figura de Mello Reis foi destacada por ele e pelo vereador que o saudou como “o homem que enxergou o futuro da cidade”.

Plugado em JF
Autor de 11 livros, Roberto Nogueira nunca se desligou de Juiz de Fora, porque, como disse, “se o passado não volta, também não vai”. Permanentemente, ele está ligado a tudo que acontece na cidade, exaltando antigos e novos nomes dos meios culturais. Em Brasília, preside a Associação Nacional de Escritores.

Ação social em Brasília
Pai de três filhas – Lisa, Joanna e Gina – Roberto e a mulher Maria Ângela enfrentaram um momento difícil quando Joanna, com cinco anos, foi diagnosticada com leucemia. Como ele mesmo definiu “quando o destino nos surpreende, só nos resta surpreendê-lo. Há 34 anos fundamos a Abrace – Associação Brasileira de Assistência às famílias de crianças com câncer”. Joanna, hoje, tem 39 anos e junto com as irmãs deram sete netos a Maria Ângela e Roberto. Há oito anos, o casal inaugurou o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, em terreno doado pelo Governo do Distrito Federal. Toda a construção foi com doações e a operação do hospital é pelo SUS, com administração da Abrace por meio de instituto sem fins lucrativos. Roberto presidiu a Abrace nos primeiros 10 anos e, atualmente, a missão está entregue a Maria Ângela. O hospital leva o nome do ex-vice-presidente José Alencar pelo apoio que recebeu da viúva Marisa Gomes da Silva, que arregimentou as doações.

 

7-Roberto-Nogueira-Ferreira 3-Roberto-Nogueira-Ferreira 4-José-Natalino-Roberto-Nogueira-Ferreira-e-Luiz-Otávio-Pardal 5-Roberto-Nogueira-Ferreira-001
<
>
José Natalino Nascimento, Roberto e o presidente da Câmara, Luiz Otávio (Pardal)

Fotos: Benito Maddalena

Cesar Romero

Cesar Romero

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também