Fala Quem Sabe: Terrorismo mata mais é no Brasil !

Por Cesar Romero

 Fala Quem SabeVandTomaz

Terrorismo mata mais é no Brasil !

O que acontece na Espanha, França, Inglaterra, Estados Unidos, na África e em países do Oriente Médio, quando elementos – por motivação religiosa ou política – armam atentados vitimando dezenas de inocentes, merece toda a nossa indignação. Todo o nosso repúdio a tamanha covardia precisa ser demonstrado e que nossos líderes se unam em represália a esses atos.

Mas, o que acontece ali acontece também todos os dias no Brasil das formas mais diversas. E de igual maneira merece o nosso luto e reprovação.

Centenas de brasileiros morrem diariamente de maneira violenta. Some ao final de cada dia todas as mortes que aconteceram no país por imprudência no trânsito, por desabamentos de construções em áreas de risco, por homofobia, por latrocínios, por brigas de torcidas, pelo narcotráfico, por conflitos no campo, por e contra policiais, pelo racismo, contra mulheres, contra trabalhadores rurais e indígenas… Chega à casa das centenas.

Acrescente, então, aquelas que aconteceram pela negligência, imperícia, ganância e omissão, como as ocorridas em Mariana (pela Samarco, Vale e BHP), como as centenas na Boate Kiss no Rio Grande do Sul e como as quase quatrocentas causadas de novo pela mineradora Vale em Brumadinho.

Também é preciso lembrar de outras formas de terrorismo, como a corrupção, que desvia recursos destinados à saúde, educação, segurança, moradia, saneamento básico e assistência social, e provoca mortes nos hospitais por falhas no atendimento ou fora deles pela falta do mesmo. Incalculáveis essas perdas diárias de irmãos nossos. É a terceirização do terror. Mata-se de forma indireta.

Por tudo isso, ao final de cada dia, constatamos que centenas de brasileiros também morreram de maneira violenta.
O Brasil já vive um clima interno de guerra! E este luto precisa estar visível. Esta indignação deve ficar sempre à mostra.
Nossos terroristas são mais cruéis do que os dos outros.

(Vanderlei Tomaz é pesquisador e leitor convidado)

 

Visita a JF Quem circulou na cidade foi o modelo Douglas Cândido, que vai representar Petrópolis (RJ) no concurso Mister Brasil Tur, em novembro. Ele aproveitou para um bate-papo com Patrícia Alvim sobre moda e o cursos.
Visita a JF Quem circulou na cidade foi o modelo Douglas Cândido, que vai representar Petrópolis (RJ) no concurso Mister Brasil Tur, em novembro. Ele aproveitou para um bate-papo com Patrícia Alvim sobre moda e o cursos.

34

Sem Título 1

Cesar Romero

Cesar Romero

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também