Fala Quem Sabe : A importância do aleitamento materno
A Semana Mundial de Aleitamento Materno iniciou no ano de 1992 e desde então, na primeira semana de agosto é comemorada. A cada ano é trabalhado um tema nestes dias com o objetivo de informar, divulgar e promover o aleitamento materno. Atualmente são 120 países cadastrados, oficialmente, que participam segundo a Rede Nacional de Bancos de Leite. No Brasil, a SMAM passou a ser chamada de Agosto Dourado e o tema deste ano é “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”.
Sabemos que o aleitamento materno é peça chave para o desenvolvimento sustentável. Ele é absolutamente adequado à demanda da criança com desperdício zero, já está pronto dentro do peito na temperatura e quantidade adequada, podendo ser oferecido à criança sempre que ela desejar (livre demanda). O leite materno não requer preparo, não interfere no orçamento familiar, pois não há gastos com gás, água, medicamentos (criança que mama no peito adoece menos) e tempo. Além disso, não há gastos com embalagens, transporte, combustível e energia. Na maioria das vezes o substituto do leite materno vem do gado leiteiro, que precisa de espaço (desmatamento) que leva aumento do dióxido de carbono (efeito estufa), uso de fertilizantes e inseticidas, que poderão contaminar nossa água e alimentos e afetar o nosso planeta. O que isso poderá causar às gerações futuras? Por isto e tão importante a participação da sociedade e dos órgãos governamentais e não governamentais no estímulo ao aleitamento materno.
Como pediatra, somos protagonistas desde o pré-natal e os primeiros anos de vida da criança, portanto, podemos orientar, acolher e apoiar esta mulher neste momento delicado, muitas vezes carregado de dúvidas, experiências negativas de familiares e amigos. O recado que deixo é que trabalho com leite materno há 30 anos, sei o quanto ele faz diferença na vida das crianças e de suas mães e o quanto ele poderá ajudar as gerações futuras, com adultos mais saudáveis, tranquilos e produtivos.
Não deixe de amamentar por dúvida ou dor, procure o profissional da sua confiança, faça avaliação da mama na gestação, receba as informações adequadas e se empoderar na tomada de decisões. Com certeza este será o melhor caminho a seguir. Leite materno é conhecido como gotas de ouro (primeira vacina) daí: Agosto Dourado.
(Eliana Martins de Souza é pediatra, idealizadora do Banco de Leite Humano de Juiz de Fora e leitora convidada)