Tópicos em alta: polícia / chuva

Fala Quem Sabe: Quase 90 anos de pura emoção

Por Cesar Romero

15/04/2018 às 08h00 - Atualizada 14/04/2018 às 23h22

Fala Quem Sabe: Quase 90 anos de pura emoção

O Cine-Theatro Central, uma das mais importantes casas de espetáculos brasileiras e símbolo do pioneirismo de Juiz de Fora, prepara a festa para completar 90 anos em 2019. Ao retomar sua vocação de abrigar a emoção e espelhar a alma cultural da cidade, o teatro mobiliza o coração da cidade. Inaugurado em 30 de março de 1929, desde então, tem sido palco das mais diversas manifestações artísticas. Marco da engenharia e da arquitetura da virada dos anos 1920 para os anos 1930, quando Juiz de Fora era um importante pólo industrial de Minas e do país, o Central, projetado por Raphael Arcuri, vem sendo um núcleo de encantamento ao abrigar o melhor da arte brasileira, mas passou por períodos de descaso e omissão, entre os anos 1970 e 1980.

A partir dos anos 1980, a luta contra o abandono do teatro aglutinou amplos setores num movimento de resgate da consciência da cidadania cultural. Essa ação criou as condições adequadas para sua aquisição definitiva e sua incorporação ao patrimônio da UFJF. O esforço conjunto da comunidade e do poder público tornou possível que o Central fosse tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e adquirido, em 14 de novembro de 1994, pela Universidade, com recursos do Ministério da Educação, durante o governo Itamar Franco.

A importância da reconquista do Central levou a Prefeitura, na primeira administração Custódio Mattos, a firmar um termo de acordo com a UFJF, viabilizando a restauração do teatro e das pinturas decorativas do artista plástico italiano Angelo Biggi. Assim, em 30 de março de 1996, o Central, já restaurado e reintegrado à vida cultural de Juiz de Fora, voltou a expressar a imponência e a sedução, como autêntico ícone a gravar a memória da cidade e do estado. A Orquestra Sinfônica Brasileira, regida pelo maestro Roberto Tibiriçá, realizou a apresentação de reinauguração. E a festa continuou dias depois com um concerto de João Gilberto ao violão.
Agora, é esperar 2019 para celebrar as nove décadas de pura emoção.

(Jorge Sanglard é jornalista, pesquisador e leitor convidado)

Voo Livre
O condomínio “Place de La Concorde”, no Bom Pastor, contratou o arquiteto Rogério Mascarenhas para dar uma repaginada na portaria, piscina, salão de festa e nos espaços gourmet e fitness.

Olga Pifano retorna, neste domingo, de temporada nos EUA, onde comemorou o aniversário dos netos Rafael e Lucas.

O vereador Antônio Aguiar, Paulo Cesar Machado, Tânia Miana, Nathércia Abrão, Gibran Lamha, Martha Pessanha, Amaury Linhares e a anestesista Rafaela Esteves estão
aniversariando.

O conteúdo continua após o anúncio

Nesta segunda-feira, festejam ‘niver’, José Ronaldo Teixeira, Shérida Mansur, Cristianne Resende, a promotora Ana Léia Salomão e Ribeiro, Marcos Cadinelli e Fred Belcavello.

A assessoria da Empav informou, em resposta à nota da coluna, que foi realizada a manutenção das praças Pedro Marques e Menelick de Carvalho, no Santa Helena.

Cristiane Carapinha e João Côrtes deram uma circulada por Salvador. Ciceroneados pela ex-morena do Tchan, Scheila Carvalho, e Tony Salles foram jantar no Chez Bernard.

Faltam 56 dias para a Feijoada 2018 – Rumo ao Ouro. A reserva de camiseta pode ser feita na CR-Nova (3215-3123).

O jornalista Paulo Cesar Oliveira promove a terceira edição do Conexão Empresarial, amanhã, em Belo Horizonte. Quem vai falar é o pré-candidato à Presidência Ciro Gomes, do PDT.

Quem está aniversariando nesta segunda-feira é a querida Jane Soares, que tem canal no Youtube, com um milhão e 200 mil inscritos e já postou mais de 900 receitas.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Casa São Camilo de Lellis, pelo telefone 3234-1676.

 

Cesar Romero

Cesar Romero

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia