Isabella Fortuna

Por Cesar Romero

Isabella Fortuna Foto: Guilherme Ovídio
Isabella Fortuna Foto: Guilherme Ovídio

Quarentena fora de JF…

A coluna ouviu alguns leitores que estão fora da cidade, há vários anos ou temporariamente, sobre como tem sido o período da quarentena.

“Orlando, a cidade da magia, encantadora, a mais visitada dos EUA, está sem cor e sem brilho. Nas ruas não há mais fluxo de automóveis, nos mercados é notório a movimentação da população em busca de alimentos e também a falta de alguns suplementos. Como estou longe da família, tudo fica um pouco mais difícil, porém, não se pode perder a esperança. Hoje é só mais uma cidade bonita sem a animação dos turistas. Quando isso tudo passar, tenho certeza que Orlando voltará mais viva do que nunca, pois a esperança nunca morrerá enquanto existirem pessoas para nela acreditar”.
Gabriel Firjam
(‘chef’ – Orlando)

“Nestes quase 30 dias de quarentena faço uma profunda reflexão sobre os meus valores e procedimentos na vida pessoal e profissional. Forçado pela pandemia, fui obrigado a marcar um encontro comigo e comparecer. E sinto que terei de conviver comigo por mais um longo tempo. É penoso, porque estou sem poder abraçar os amigos e fazer o ‘network’. Retido na “caverna de Platão” temo achar que as sombras/imagens, que aparecem projetadas nas paredes do fundo da “caverna/casa” são a realidade, que só vejo agora enviada pela tevê e redes sociais. Mas é bom trabalhar no famoso ‘home office’, ler, ouvir música, fazer ginástica e degustar meus vinhos, sem me preocupar com volante. E mais: meu carro não está jogando CO2 no ar, afinal, vejo que preciso de muito pouco para viver… Surpreendentemente. E espero sair da “prisão” melhor do que entrei. Sinto falta mesmo é da liberdade!”.
João Carlos Amaral
(jornalista – Belo Horizonte)

“Acordo às 5h30 para correr aqui no condomínio Cidade Jardim. Depois faço exercícios funcionais e alongamento. Tento me adaptar no que eu posso, pelo menos para me manter em movimento. Após assistir aos noticiários da tevê, leio jornal e faço almoço à base de proteínas, carboidratos bons e verduras. E como sempre venho fazendo, cuidando do fortalecimento da minha imunidade com orientações de uma nutricionista, uma nutróloga e uma dermatologista. Tudo isso trabalha a autoestima que nesses momentos difíceis dá um bom suporte. À tarde, vou para o computador responder e- mails e fazer algumas pautas de clientes na área de nutrição e saúde. Também faço cursos na área de marketing digital e de inglês (da UFRJ), que a professora envia os exercícios e discute as dificuldades dos alunos pelo WatsApp… Ainda vejo filmes, palestras pelo YouTube e também tenho o meu momento de oração”.
Jane Marinho
(jornalista – Rio de Janeiro)

“Aqui em Barcelona está tudo muito diferente. É uma situação que nunca vivenciei e espero não passar por ela novamente. Neste período, faço as atividades que o clube nos orienta e me dedico à pós-graduação. Então os meus dias estão bem ocupados. A polícia e o exército estão multando as pessoas que saem de casa sem necessidade. Só é permitido ir ao supermercado e farmácia. Além disso, temos que manter distância das pessoas e usar luvas e máscaras. Já são quatro semanas de quarentena, saindo somente para o necessário”.
Thiagus Petrus
(jogador de handebol – Barcelona/Espanha)

“Eu e minha mulher Thelma Valverde, com nossos filhos, estamos de quarentena em São Paulo. Montamos um escritório em casa e realizamos as reuniões por videoconferência. Decidimos não demitir nenhum dos funcionários e pedimos a eles que mantenham o ecossistema ao seu redor em funcionamento, já que não tiveram seus pagamentos reduzidos. As crianças também estão cumprindo as tarefas passadas pela escola. Fora isso, assistimos filmes, cozinhamos e limpamos a casa, todos juntos”.
Samir Iásbeck
(fundador do Qranio – São Paulo)

“Estamos cumprindo as orientações para ficar em casa. Aproveitando esse tempo para estudar, conversar e ficar com os filhos, pois durante muito tempo fiquei muito longe deles. Agora estamos com tempo de curtir a família ao máximo. Temos que nos cuidar e cuidar dos outros, seguindo em frente nessa luta”.
Giovane Gávio
(técnico de voleibol – Rio de Janeiro)

“De quarentena há um mês, só saímos para ir ao mercado e farmácia. As crianças têm aulas ‘on-line’ ao vivo todos os dias, de manhã e à tarde, incluindo o balé. É confuso, mas tem funcionado e elas nem se dão conta. Estão felizes. Meu marido Matt continua na linha de frente nos hospitais em Nova York. A situação é muito triste, e a cada dia parece piorar, embora a maioria das pessoas esteja em casa. Segundo as notícias aqui, a curva está achatando desde sexta-feira. Esperamos que seja verdade e que o número de mortes diminua. A tensão é muito grande. Espero que estejam todos bem e saudáveis aí, e que isso passe!”.
Sílvia Cruz Pierce
(dentista – Nova York)

————————————————————————————————————————————————————————–

Encontro com CR
Nesta segunda-feira, o presidente da Santa Casa, Renato Vilella Loures é o convidado para um bate-papo em videoconferência no “Encontro com CR”, na TMTV. Ele destaca que o hospital desde o início da pandemia se preparou para atender os pacientes da Covid-19: “criamos um ambulatório de emergência, com consultórios separados. Além disso, temos dez leitos de CTI e de Unidade de Terapia Intensiva, oitos leitos de isolamentos, uma enfermaria, ventiladores e todos os equipamentos de proteção individual (EPI)”. Sobre o isolamento social, Renato Loures alerta que é bom “tomar muito cuidado com esse isolamento total. Devemos evitar aglomerações, separar o grupo de risco, mas o isolamento total é criticável. Na cidade teremos 45 dias de isolamento e não sabemos qual será o resultado para a economia”.

Destaque de JF
Treinador da SaudePerformance, o premiado atleta Marcos Halllack foi nomeado embaixador da ferramenta ‘online’ Training Peaks, uma das mais utilizadas no mundo.

Projeto aprovado
A juiz-forana Fernanda Baldioti, do Projeto # Colabora, foi selecionada no Edital de Jornalismo de Educação pela proposta “Vídeos com professores. Sobre como se dá o ensino religioso em escolas públicas do Rio de Janeiro”. A iniciativa é da Associação de Jornalistas de Educação, em parceria com o Itaú Social.

Sobre poesia
Oleg Almeida e Philippe Monneveux publicaram, na Sens Public Magazine, da Université de Montréal, um artigo sobre a poesia brasileira a partir do advento do Modernismo.

Doação em dobro
Diretor da ArcelorMittal, João Henrique postou mensagem nas redes sociais pedindo a participação efetiva de todos em um programa de apoio a Ascomcer, Aban e ao Hospital Misericórdia de Santos Dumont.  Para cada um real doado, a empresa também vai doar mais um real para a entidade.

Em cima do lance
“Tempo de valorização dos profissionais da saúde”, “Tempo de valorização da educação”, “Tempo de valorização da solidariedade”, “Tempo de valorização da ciência”, “Tempo de valorização do SUS” e “Tempo de valorização da fraternidade” são as frases, acertadas e de muito bom tom, que ilustram os painéis fixos no campus da UFJF.  Pontos para o diretor da Imagem Institucional, professor Márcio Guerra.

#AlémDosRótulos
A Ambev vai doar três milhões de máscaras de proteção facial para profissionais de saúde. O equipamento está sendo produzido a partir de PET reciclado, de guaraná Antarctica, e será doado ao Ministério da Saúde, para distribuição nas unidades hospitalares com maior demanda no Brasil. A quantidade seria o suficiente para atender cada profissional de saúde do país, considerando que existem quase três milhões cadastrados oficialmente no Datasus.

Falou e disse
Do consultor Carlos Ferreirinha sobre o turismo interno, no pós-coronavírus: “o brasileiro vai redescobrir o Brasil”.
Sobre o mercado de luxo, especialmente de moda, ele acha que vai demorar muito para reerguer: “mesmo porque não terá chinês em quantidade na porta das lojas para comprar”.

Toque
“O momento é de renascimento. O momento é de mudança. Então que nesta Páscoa, mais do que religiões, busquemos incessantemente por verdadeiras auto-reedições”
Danielle Antonacci

Voo Livre

Aniversariando, Salete Hallack e Oscar Santos de Abreu. Amanhã é a vez de Waleska Bueno Salgado, Afonso Nunes Júnior, Lara El-Khouri, Eliana Lhama, Michelle Marins, Maria Isabela Rodrigues Dutra, Ronaldo Carvalho Valle, Rejane Ferreira, Georgia Vidal Fabri e Wagner Andrioli.

Dom Gil Moreira celebra missa de Páscoa hoje, às 10h, pelo canal do Youtube “A voz católica”.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude e visite a ALAE, (3215-4628).

Coronarvírus – Cuide-se. Previna-se.

Feliz Páscoa!

Cesar Romero

Cesar Romero

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também