Fala Quem Sabe: Todos merecem os mesmos direitos

Por Cesar Romero

Fala Quem Sabe

Valéria Andrade 081217 enviada pelo Jorge JúniorTodos merecem os mesmos direitos

O Brasil se responsabilizou em mudar a vida das pessoas com deficiência quando ratificou junto com outros países, a Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O importante tratado baseado nos direitos humanos assegura a acesso à educação, saúde, participação, enfim, a uma vida digna.

A convenção, no seu artigo 7, reforça o Estatuto da Criança e do Adolescente, quando afirma que criança é prioridade absoluta nas políticas publicas e a sociedade e o Estado têm responsabilidade em garantir e promover seu desenvolvimento pleno, saudável e seguro.

Quanto mais cedo inserimos nossas crianças com deficiência nos sistemas sociais e educacionais, focando nas suas potencialidades, melhor para a sociedade. Nessa perceptiva a educação inclusiva assume um papel importante, pois amplia os horizontes de todas as crianças, possibilitando a convivência com a diversidade humana e, ao mesmo tempo, apresentando oportunidades para que crianças com deficiência realizem suas aspirações e se desenvolvam plenamente.

A inclusão nos ensina a tratar a pessoa humana pelo que ela é e não por limitação. Assim como as estrelas, todas as crianças são especiais, cada uma tem seu brilho, merece respeito, uma vida boa e ser feliz.

Cabe à sociedade e, principalmente ao poder público, garantir sua inclusão plena e emancipatória.

(Valeria Andrade é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e leitora convidada)

Eles Acontecem

IMG_6222 Bruno-Siqueira1 DSC_2411 Katia-e-Wander-Estiguer rosanne-cordeiro-ivo-bandeira1
<
>
Noite de autógrafos: Ao lado dos familiares e amigos, José Carlos de Castro Barbosa lançou o livro “Criação da Faculdade de Medicina de Juiz de Fora e da Universidade Federal de Juiz de Fora: um recorte na nossa história”.O autor, que cultiva uma relação com a faculdade desde a entrada em 1953 até sua aposentadoria como professor, em 1988, não só destaca a história, mas apresenta um resgate do acontecimento que mobilizou a cidade: a formatura da primeira turma que teve como paraninfo o presidente Juscelino Kubitschek e José Carlos, como orador. José Carlos de Castro Barbosa com os filhos Gustavo e Rodrigo (com Márcia e a filha Beatriz) e a mulher Leila Barbosa. Foto: Toninho Carvalho

 

JF Por Aí - Noite prestigiada em SP: Tuffic Nabak, libanês que há vários mora em Juiz de Fora, figurou entre os convidados para a inauguração, em São Paulo, do galpão, que abriga todo processo criativo do diretor de TV e cinema, Luiz Fernando Carvalho. Na prestigiada noite, o dançarino posou para foto com a atriz Maria Fernanda Cândido, que vai atuar no filme “A paixão segundo G.H” – uma leitura cinematográfica da obra de mesmo nome de Clarice Lispector e com assinatura de Luiz Fernando. O romance, escrito em 1964, é considerado pelos críticos como a obra mais importante da autora.
JF Por Aí – Noite prestigiada em SP: Tuffic Nabak, libanês que há vários mora em Juiz de Fora, figurou entre os convidados para a inauguração, em São Paulo, do galpão, que abriga todo processo criativo do diretor de TV e cinema, Luiz Fernando Carvalho. Na prestigiada noite, o dançarino posou para foto com a atriz Maria Fernanda Cândido, que vai atuar no filme “A paixão segundo G.H” – uma leitura cinematográfica da obra de mesmo nome de Clarice Lispector e com assinatura de Luiz Fernando. O romance, escrito em 1964, é considerado pelos críticos como a obra mais importante da autora.

Toque
“O otimismo é a fé em ação. Nada se pode levar a efeito sem otimismo”
Helen Keller

Úrsula Fonseca realça elegância em look total 'black' Foto: Andréa Ottoni
Úrsula Fonseca realça elegância em look total ‘black’ Foto: Andréa Ottoni

Voo Livre

O jornalista Geraldo Muanis autografa ama- nhã, no Mabruk, o livro “Bolero de Ravel em Nova Roma”.

Entre os aniversariantes deste domingo, André Resende, Renata Peralva, Douglas Fasolato, Álvaro Couto Salgado e Ronaldo Baptista Ramos.

Amanhã é a vez de Fernando Gaio, Paola Vidal, Marilda Maestrini e Ruth Assis Gaio.

Iara Polisseni comemora um ano de sucesso da Charlotte Presentes. Aliás, cheia de boas opções para o Natal, no Shopping Jardim Norte.

O ‘chef’ Waney Rocha prepara uma paella, hoje, no Me Gusta Cultura, ao som do Rhee & Guto.

Vereador em Belo Horizonte, Mateus Simões estará dia 18 na cidade para um ‘plá’ na Câmara.

Marco Túlio Ballesteros inaugurou, no Independência Shopping, a Laud Art & Décor – loja que faz sucesso, em Tiradentes, pelo bom gosto de suas peças.

Pedro Paiva, do Vinil é Arte, e o DJ carioca Alex Paz, promovem hoje, no Museu Ferroviário, a 1ª Feira de Discos. São 15 expositores mineiros e de outros estados, além de 20 DJ’s discotecando com vinil.

O missionário e exorcista da Canção Nova, Padre Vagner Baía marca presença, neste domingo, no centro de evangelização da Comunidade Resgate, perto de Chácara.

Giselle Mara radiante com o sucesso de sua monografia do curso de artes cênicas da UFSJ.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Fundação Maria Mãe, pelo telefone 3212-5072.

JF Por Aí - Encontro criativo em Sampa: O professor e 'designer' Carlos Torres participou do Pixel Show, em São Paulo, considerado um dos maiores eventos de arte e criatividade do mundo. Na conferência, ele encontrou com seu ex-aluno, Rodrigo Falco, ilustrador patrocinado pela Faber Castell e responsável por vários projetos, inclusive para a famosa Cafeteria Starbucks. No 'flash', Jordan Vargas, Rodrigo e Carlos Torres.
JF Por Aí – Encontro criativo em Sampa: O professor e ‘designer’ Carlos Torres participou do Pixel Show, em São Paulo, considerado um dos maiores eventos de arte e criatividade do mundo. Na conferência, ele encontrou com seu ex-aluno, Rodrigo Falco, ilustrador patrocinado pela Faber Castell e responsável por vários projetos, inclusive para a famosa Cafeteria Starbucks. No ‘flash’, Jordan Vargas, Rodrigo e Carlos Torres.
Cesar Romero

Cesar Romero

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também