Dia do Atleta: um par de tênis e muitas histórias para contar

Por Cesar Romero

FOTO BONITAFala Quem Sabe

Dia do Atleta: um par de tênis e muitas histórias para contar

Hoje é comemorado o Dia do Atleta Profissional, ou simplesmente, Dia do Atleta, celebrando a dedicação de todos aqueles que, profissionais ou amadores, com objetivos diversos – profissionais e competitivos, como ‘hobby’ ou para exclusivamente manter um bom nível de qualidade de vida, optaram por um esporte ou por várias modalidades esportivas em suas agendas de vida.

Minha vivência no atletismo começou há dez anos, na modalidade Corrida de Rua, a prática mais popular no Brasil, com maior número de adeptos, muito em função de ser tão democrática, abarcando iniciantes até atletas profissionais, de todas as faixas etárias possíveis. O primeiro passo foi o incentivo de uma amiga; o segundo: minha inscrição no ranking de corridas rustica da Prefeitura de Juiz de Fora.

Gostei tanto que continuo praticando até hoje. E assim, o que começou como experimentação, curiosidade… tornou-se, enfim, uma rotina em minha vida. Já me perguntei o porquê de não ter começado antes, pois, o projeto social da Prefeitura foi criado há 33 anos. Trata-se de um pilar importante de incentivo ao esporte em nossa cidade que veio evoluindo e inovando a cada edição de cada corrida de seu rol.

As mudanças foram muitas e notáveis: com a criação da Secretaria de Esporte e Lazer e a parceria com a iniciativa privada da cidade no fomento, divulgação e organização das provas, o número de participantes foi aumentando a cada edição e a qualidade das corridas também. O resultado é que hoje as corridas de rua de Juiz de Fora estão equiparadas às corridas dos grandes centros urbanos.

Priorizo as corridas organizadas pelo Ranking de Corridas Rústicas/SEL e também todas as outras da nossa cidade, que, por sua vez, são organizadas por empresas locais. Exemplos são: Corrida da Fogueira, Corrida do SESC, Corrida “Duque de Caxias”, dentre outras. Porém, participo também de corridas em outras cidades da região, em outros estados (a São Silvestre é uma delas) e até em outros países (Argentina, Chile, Peru, Marrocos).

Fato inesquecível: em 2016 a cidade de Juiz de Fora fez parte da rota de cidades que receberam a Tocha Olímpica, o símbolo máximo das Olimpíadas. Orgulho por ter sido selecionada para ser um dos condutores em nossa cidade.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que, além do acompanhamento médico, a prática de atividade física é essencial para o processo de envelhecimento saudável. Por experiência própria, posso dizer que tenho uma vida diferente: melhor, mais produtiva e prazerosa desde que passei a me dedicar à prática esportiva da corrida rústica. É perceptível que as pessoas que praticam um exercício regular seguramente aumentam sua energia, autoestima e produtividade, além de que a sensação de bem-estar auxilia nas relações interpessoais e familiares: o prazer de viver de forma saudável e ativa é insubstituível! Destaco a importância do preparador físico para participar de qualquer modalidade de esporte.

Por fim, gostaria de deixar para todas as pessoas que ainda não praticam esporte, um convite especial: permitam-se a conhecer e, então, incluam a prática esportiva em suas vidas. O esporte transformou a minha vida e tenho certeza que transformará a de vocês também. E parabenizar a todos os atletas de Juiz de Fora!

(Neuza de Oliveira Marsicano, professora, atleta e leitora convidada)

Eles Acontecem

Noite de homenagens

Muito aplaudido o “Concerto para Cecy”, com o pianista Bernard Rodrigues e a Orquestra Juiz de Fora, em comemoração ao centenário do casarão do Forum da Cultura. Na concorrida noite foram prestadas homenagens (em memória) a primeira moradora do solar Maria Cecília (Cecy) Schlobach Rodrigues Valle, ao segundo morador Roque Domingues de Araújo, aos ex-reitores da UFJF Gilson Salomão e Michel Bechara, ao ex-diretor da Faculdade de Direito Benjamin Colucci. Também entre os homenageados estavam o reitor Marcus David e o ex-diretor do Grupo de Divulgação José Luiz Ribeiro. Diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra e o pró-reitor de Infraestrutura e Gestão Marcos Tanure Sanábio ganharam homenagens especiais pelo apoio permanente ao Fórum da Cultura.

Marcus-Vinicius-David-Zélia-Maria-Mascarenhas-e-Flávio-LinsMarcus-Vinicius-David-José-Luiz-Ribeiro-e-Flávio-Lins
<
>
O reitor Marcus David, Zélia Maria Mascarenhas (filha de Cecy) e o diretor do Forum da Cultura, Flávio Lins
Fotos: Alexandre Dornelas

JF Por Aí…

Feira de joias em São Paulo: Thaís de Landa Gonçalves e Vânia de Landa (leia-se Tivoli) figuraram entre os convidados especiais da 68ª Feninjer - Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins, realizada em São Paulo. Considerada a maior e mais importante feira do setor na América Latina, a Feninjer reuniu 100 expositores de joias em ouro e prata, gemas e artefatos de pedras, relógios e embalagens, distribuídos em 8 mil m² do Hotel Sheraton - WTC. Além da mostra comercial, a programação incluiu conferências sobre o setor e atividades de ‘networking’.
Feira de joias em São Paulo: Thaís de Landa Gonçalves e Vânia de Landa (leia-se Tivoli) figuraram entre os convidados especiais da 68ª Feninjer – Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins, realizada em São Paulo. Considerada a maior e mais importante feira do setor na América Latina, a Feninjer reuniu 100 expositores de joias em ouro e prata, gemas e artefatos de pedras, relógios e embalagens, distribuídos em 8 mil m² do Hotel Sheraton – WTC. Além da mostra comercial, a programação incluiu conferências sobre o setor e atividades de ‘networking’.

 

Campeonato do tiro em Extrema: Fred Romanos, Giuliano Buabud, Bruno Franco, Fabrício Bastos, Murillo Siqueira, Carlos Oscar Niemeyer, Mauro Ribeiro, João Pedro Niemeyer, Hélio Auad, Wesley Ashidani, Fabiano Vidigal, Alexandre Barsante e Douglas Fedoceo (em pé), Macellus Leite, Ricardo Januzzi, Victor Souza Gomes, Cristiano Ramos, Hélio Auad Neto e Luiz Alberto Almeida, integraram a equipe do Clube de Tiro Caça e Pesca de Juiz de Fora na primeira etapa do Campeonato Mineiro de Tiro Prático, em Extrema, no Sul de Minas. Destaque para Fabiano e Carlos Oscar (mini rifle open), Giuliano (classic), João Pedro (standard), Marcellus, Hélio Neto e Mauro (light) e Ricardo (CCT).
Campeonato do tiro em Extrema: Fred Romanos, Giuliano Buabud, Bruno Franco, Fabrício Bastos, Murillo Siqueira, Carlos Oscar Niemeyer, Mauro Ribeiro, João Pedro Niemeyer, Hélio Auad, Wesley Ashidani, Fabiano Vidigal, Alexandre Barsante e Douglas Fedoceo (em pé), Macellus Leite, Ricardo Januzzi, Victor Souza Gomes, Cristiano Ramos, Hélio Auad Neto e Luiz Alberto Almeida, integraram a equipe do Clube de Tiro Caça e Pesca de Juiz de Fora na primeira etapa do Campeonato Mineiro de Tiro Prático, em Extrema, no Sul de Minas. Destaque para Fabiano e Carlos Oscar (mini rifle open), Giuliano (classic), João Pedro (standard), Marcellus, Hélio Neto e Mauro (light) e Ricardo (CCT).
Cesar Romero

Cesar Romero

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também