Fala Quem Sabe: Transformação tecnológica, um diferencial na engenharia consultiva
A engenharia consultiva permite que as melhores práticas em planejamento e controle, estudos de viabilidade, elaboração de projetos conceituais, básicos e executivos, supervisão, fiscalização e gerenciamento sejam aplicadas na implantação de empreendimentos contribuindo para que ocorra dentro do escopo, prazo e custo previstos com a devida qualidade, segurança do trabalho e sustentabilidade. As empresas de engenharia consultiva buscam mão-de-obra de excelência, capacitada para prestar serviços especializados antevendo situações-problema e trabalhando em cenários e em gerenciamento de riscos agregando valor às implantações.
No entanto, a crise política-econômica-social-ética que afetou fortemente o país, e neste contexto específico a engenharia consultiva, levou as empresas a uma ‘guerra’ pela sobrevivência quando à qualidade e à experiência são colocadas em segundo plano em prol do menor preço, levando os serviços prestados e produtos gerados a uma espécie de comoditização. Com vistas à retomada do crescimento, empresas que prezam pela qualidade e princípios éticos vêm se reestruturando, buscando se diferenciar e conquistar clientes.
Ferramentas, metodologias, modelagens e processos, se bem aplicados, fazem esta diferença. Muitas inovações são oferecidas no mercado e aqui são ressaltados alguns exemplos de sucesso experimentados em projetos: (i) o uso de drones em monitoramento e acompanhamento do avanço físico de obras; (ii) a aplicação do BIM (Building Information Model), um modelo virtual equivalente à construção real que auxilia a gestão das interfaces das diferentes disciplinas; a gestão da comunicação por meio da visualização tridimensional das várias etapas da obra antes mesmo de seu início; a integração com cronograma e orçamento apoiando análises para redução de custos e de prazos e dando insumos para tomadas de decisão; (iii) portal web contendo relatórios online com informações técnicas e fotos da obra, permitindo que os principais stakeholders acessem no mesmo instante em que forem postados e acompanhem a implantação de qualquer lugar onde estejam, dentre outros.
Desta forma, pode-se afirmar que a transformação tecnológica, se aplicada corretamente, pode ser um diferencial estratégico, posto que a tecnologia nos permite viabilizar serviços e produtos com qualidade, eficiência e eficácia, agilidade e tempestividade.
( Karla Kiffer é “Engenheira do Ano 2018” e leitora convidada)
Eles Acontecem

JF Por Aí
Eles Acontecem
