A beleza de Ana Paula Bartocci

Por Cesar Romero

 

A beleza de Ana Paula Bartocci Foto: Aline Bastos
A beleza de Ana Paula Bartocci Foto: Aline Bastos

Sucesso no tabuleiro
Aluna do ensino médio da Escola Gabriel Gonçalves da Silva, Brenda Corrêa Leite foi selecionada para o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, que começa dia 20, em Caxambu. A estudante já participou de diversos torneios na cidade e faz parte do Projeto Xadrez Sem Grades, coordenado pela professora Simone Limaque.

Cidade inteligente
Juiz de Fora ficou em 21º lugar entre as cem cidades mais inteligentes do Brasil, segundo a lista divulgada pela Connected Smart Cities 2018.
Em Minas, permanece na segunda colocação, atrás, apenas, de Belo Horizonte.

Triathlon no Havaí
Hugo Amaral, da VidAtiva, vai representar a cidade no Mundial de Ironman, dia 3 de outubro, em Kona. Durante um ‘plá’ com o colunista, o atleta revelou que está “100% focado na preparação para a prova nos últimos meses”. Serão 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e, para finalizar, 42 km de corrida.

Encontro com CR
Nova atração do portal da Tribuna Minas, o “Encontro com CR” desta semana leva um papo informal com o empresário Eduardo Delmonte, cuja família há cem anos atua no ramo de calçados. Com um detalhe: seu pai, Domingo Delmonte (97 anos), diariamente, marca ponto na loja da Marechal 388.

Comédia musical
As cantoras e atrizes Alessandra Maestrini e Mirna Rubim sobem, sexta-feira, no palco do Central, para o espetáculo “O Som e a Sílaba”.
A peça é escrita e dirigida pelo ator Miguel Falabella, com produção local da Nomad.

Vai bombar
Contagem regressiva para a festa de abertura da nova temporada do Come Quieto. O “Feliz Ano Nov9”. Será no próximo sábado, no Terrazzo, com show de Renan & Christiano, Luke Banda e DJ Marley.

Observações artísticas
Pâmela Reis inaugura, terça-feira, no Forum da Cultura, a exposição “Labirintos contínuos”. A inspiração, segundo ela, surgiu de uma inquieta mania de observar as coisas com os olhos de artista e desenhá-las em pensamento até que se tornem realidade.

Antenado
Sem nenhuma fiscalização, o trecho da Avenida Rio Branco, entre Espírito Santo e São João, virou uma inconveniente feira a céu a aberto, repleta de camelôs. Não bastassem os habituais carrinhos de pedreiro (com promoções de morango) nas esquinas, as carrocinhas de coco gelado, churros e doces, agora disputam espaço com bancas de óculos de grau, panos de prato, meias, ralador de legumes, tomadas elétricas e amplificadores de som de celular. Com produtos de procedência duvidosa, os camelôs prejudicam o comércio já castigado pela crise econômica e a sobrecarga de impostos.
Fazer o quê?

Em Ibitipoca
Terça-feira, no Mr. Tugas, tem ‘coq’ de lançamento do 3° Festival Gastronômico Sabores da Serra.

Tome nota
O maestro Domício Procópio e Cirinéia Xavier estão fechando a programação do Festcoros, entre os dias 24 e 29.

Visita ao abrigo
Em campanha ao governo de Minas, o senador Antonio Anastasia vem à cidade dia 21. Acompanhado do deputado Noraldino Júnior, o candidato da PSDB vai visitar o centenário Abrigo Santa Helena.

Projeto modelo
Criada pela escritora infantil Margareth Marinho e desenvolvida pela Funalfa, a Escola de Escritores acaba de ser implantada, também, em Rio Novo e Três Rios (RJ). As boas ideias devem ser mesmo multiplicadas.

Toque
“A sorte favorece a mente bem preparada”
Louís Pasteur

Voo Livre

Agendado para o próximo sábado, no Cascatinha, o tradicional baile da primavera, com a banda Clave de Sol.

Aniversariando, Rose Braga Esteves, as irmãs Roberta Moreira Madeira e Norma Madeira Tergolino, Oneida Werneck, Lucas Facio, Rodrigo Antunes, Estevão Teixeira e Geisa Coelho Costa. Amanhã é a vez do juiz Mauro Pittelli, Nádia Lelis e Artur Batitucci.

O ortopedista Vinícius Motta, especialista em cirurgia do joelho, agora integra a equipe da Reumatocenter.

O maestro Domício Procópio e Cirinéia Xavier estão fechando a programação do Festcoros, entre os dias 24 e 29.

A juiz-forana Luiza Lechitz participou da gravação da campanha da cerveja Itaipava para o verão 2019. Anteriormente, a modelo esteve em comerciais da Americanas.com e Vivo.

O livro “Franz Hill – Diário de um Imigrante Alemão”, de Alexandre Maestrini, está sendo vendido, também na Livraria Nobel, em Petrópolis e Itaipava (RJ).

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Ascomcer, pelo telefone 3311-4000.

Fafa Fagundes Netto e Denise Barbosa em 1994
Fafa Fagundes Netto e Denise Barbosa em 1994
Ruth Hargreaves entre Marcello e Hélvia Siqueira em 2001
Ruth Hargreaves entre Marcello e Hélvia Siqueira em 2001

 

AOT 8642 Sílvio Abreu JúniorPapo de Domingo

Silvio de Andrade Abreu Júnior

Advocacia e política por uma vida inteira

Advogado formado na UFJF, vereador, deputado federal e secretário de Interior e Justiça de Minas, Sílvio de Andrade Abreu Júnior nasceu em Juiz de Fora e, como ele mesmo faz questão de dizer, “com o empedernido desejo de aqui permanecer, pelo tempo que ainda me restar”. Casado há 43 anos com Maria do Carmo, é pai de um casal de filhos e avô de “três lindíssimas netinhas”. Como advogado, tem intensa e persistente atuação, há mais de 40 anos, nos Tribunais de 2º Grau e Superiores, adotando a assistência recursal como a sua especialização e dos demais advogados que integram o escritório em Belo Horizonte.

CR- Como foi o início na vida pública ?

– “Minha vida pública se iniciou na Câmara Municipal, onde obtive a honrosa posição de vereador mais votado em 1972, tendo renunciado após dois anos, para assumir o primeiro dos meus cinco mandatos como deputado federal.

– Tancredo Neves sempre esteve presente em sua trajetória política. Como começou essa relação de amizade?

– Tancredo Neves, foi um grande líder e primoroso estadista, de quem o meu saudoso pai tornou-se contemporâneo na Câmara dos Deputados, estreitando a amizade que já existia há muitos anos. Essa amizade por Tancredo foi uma das melhores heranças paternas que recebi. No meu primeiro mandato como deputado, também me tornei seu contemporâneo de parlamento e, mesmo sendo recém chegado, fui eleito vice- presidente da cobiçada Comissão de Economia, Indústria e Comércio, compondo a bem sucedida chapa que ele, Tancredo, encabeçou como presidente. A eleição de Tancredo para o Governo de Minas, após a vitória para o Senado, transformou-se numa conquista tão grandiosa quanto importantíssima. Foi uma campanha desafiadora. Percorremos as Minas inteiras, apesar das grandes dificuldades da época. Aviõezinhos pequenos, velhos e arriscados. Poucas estradas eram pavimentadas. As demais, apenas carroçáveis. Formamos muitas equipes que se desdobravam nos “Fuscas” e nas velhas “Brasílias”, para alcançarem todo o interior. Nossos comícios eram movimentadíssimos, fiscalizados pelos militares e sempre assistidos por grandes multidões.

– No Executivo, você foi secretário de Interior e Justiça de Minas. Quais foram seus legados mais importantes?

– A Secretaria do Interior e Justiça, tida como a mais importante, pela multiplicidade de incumbências, quando o Judiciário ainda não dispunha, sequer, de autonomia administrativa e financeira. O órgão representava a expressão da intermediação entre o Executivo e os magistrados estaduais, exercitando a própria administração da Justiça, do sistema prisional, da assistência aos municípios, etc. Entre as mais importantes realizações, e foram muitas, vale referência à cabalística reforma, inclusive filosófica e de métodos, do Sistema Prisional do estado, transformando e reformulando as velhas penitenciárias, em centros de reeducação, que se tornaram modernos para a época, e eficientes nos objetivos, o que ensejou, inclusive, o agraciamento da secretaria com o prêmio de “Melhores do Ano”. Outra marcante conquista, tida à época como inacreditável, foi a implantação da Defensoria Pública, em forma de prenúncio, que atingiu quase 200 Comarcas mineiras, de forma pioneira, precursora e até improvisada, por haver ocorrido antes da sua existência mandamental e legal, o que somente veio a acontecer com a promulgação da Constituição Federal de 1988, através do seu art. 134, quase quatro anos após. Sob outro prisma, cabe citar a realização, em Belo Horizonte, do Primeiro Encontro Nacional dos Secretários Estaduais de Justiça, com a presença de Secretários de 22 Estados, tratando-se de providência altamente conspiratória em face do regime militar e de grande aproximação de Tancredo com inúmeros governantes estaduais que, à época, mesmo filiados a partidos de apoio ao governo militar, já começavam a demonstrar desconforto e inconformismo com a perseverança do regime da caserna. As consequências políticas foram altamente benéficas, com grande repercussão, alguns meses após, no próprio Colégio Eleitoral indireto, que acabou sufragando Tancredo como Presidente da República e derrotando Paulo Maluf, candidato formal e oficial dos militares.

– Como deputado federal, qual projeto de sua autoria, aprovado na Câmara, que mais se orgulha ?

– O que mais se destaca foi o aprovado na Assembleia Nacional Constituinte, criando a Defensoria Pública no Brasil.

-Lideranças mineiras: quais destacaria no passado e no presente?

– No passado Teófilo Otoni, Juscelino Kubitscheck, Tancredo Neves e o ministro Victor Nunes Leal.

No presente, os cantores Eduardo Costa, Agnaldo Timóteo, Alexandre Pires, Cesar Menoti e Fabiano. Nos esportes, Pelé e na atividade, o ministro Carlos Mário da Silva Veloso.

– Pela sua experiência de cinco mandatos, como vê o momento político?

– Haverá de ser transitório. Malgrado estarmos numa crise econômica gravíssima, certamente provocada, também, pela inexistência de respeitabilidade em relação às principais lideranças governamentais, creio que,
com a realização das eleições, haverá a indispensável criatividade dos eleitos, independentemente de quem sejam, para que o país “retorne aos trilhos”.

– Acredita em transformações com as eleições de outubro?

– É, justamente em sequência à resposta anterior, que tenho a convicção de que o país possa receber, com as próximas eleições e através dos eleitos, as salvadoras transformações de que tanto está a necessitar.

– Qual a sugestão para uma reforma política ideal?

– Em primeiro plano, o integral respeito à Constituição Federal, de forma a que, mesmo através das mais autorizadas interpretações, os seus textos expressos sejam respeitados, sempre. Ocorrendo a imprescindível necessidade de adaptá-los a qualquer realidade, que se faça através de emenda constitucional, submetida ao Congresso. Portanto, para que a reforma política, tão necessária, se realize eficientemente, que a façam através das necessárias alterações, tanto na Constituição, quanto nas leis. Esse procedimento sempre será fundamental à preservação da segurança jurídica, como elo de reverência ao Estado Democrático de Direito.

Ping Pong

Líder político: Leonel Brizola.

Nome negativo na política: Aécinho.

Momento mágico: a completa restauração do Museu Nacional, recém incendiado.

Lugar marcante: Museu Mariano Procópio

Prato preferido: Camarão a Sales Duarte

Sobremesa: torta de limão com sorvete de açaí.

Lazer: Iate Clube do Rio de Janeiro.

Viagem inesquecível: Muralhas da China.

Fazenda ou cidade: fazenda.

Ator: Paulo Gracindo

Atriz: Fernanda Montenegro

Livro de cabeceira: A Bíblia Sagrada.

Time de futebol: Flamengo no Rio, América Mineiro e Tupynambás

Sonho realizado: criação da Defensoria Pública, com a implantação da justiça social, no âmbito da justiça forense.

Bipartidarismo ou pluripartidarismo: Pluripartidarismo limitado.

Uma frase: “Suun cuique tribuere” (dar a cada um o que é seu).

JF Por Aí

Aline-Bastos-Celinho-Vidal-e-Emílio-Aleixo-030918-em-Buenos-Aires IMG-20180906-WA0031
<
>
Esticada na Argentina: Amigos de longa data, Fabiana Mendes, Aline Bastos, Paula Banhato, Tiza Machado e Emílio Aleixo brindaram os 51 anos de Celinho Vidal (ao centro), em Buenos Aires. O destino é um dos preferidos do aniversariante, pela boa gastronomia, arquitetura e atrações culturais. No 'flash', o grupo registrou o finíssimo 'brunch', na Casa Cavia, em Palermo Chico.

 

 

 

Cesar Romero

Cesar Romero

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também