Tópicos em alta: delivery jf / eleições 2020 / coronavírus / greve / polícia

Fala Quem Sabe: ‘Fake News’, um mal que assola a humanidade

Por Cesar Romero

08/12/2019 às 07h30 - Atualizada 09/12/2019 às 15h32

Fala Quem Sabe: ‘Fake News’, um mal que assola a humanidade
Fake – falso. News – notícia. Se é fake, não é news. Começo assim tentando estabelecer, desde agora, uma clareza de raciocínio neste mundo da (des)informação nas redes sociais. O jornalismo sempre teve como desafio maior e compromisso ético, a verdade como meta e princípio. O boato, a fofoca, sempre foram adversários da nossa profissão. No entanto, o combate a esse tipo de ação sempre foi aparentemente mais tranquilo do que o que hoje se chama de fake news.

Estamos diante de algo extremamente complexo e que tem causado sérios danos para a sociedade. Seja quando isso afeta uma instituição, uma empresa ou a reputação de uma pessoa, mas principalmente quando isso atinge toda uma população. Não vou me ater aqui a questões no âmbito da política, com os fortes indícios que as chamadas ‘fake news’ interferiram nas eleições no Brasil e nos Estados Unidos. Prefiro falar do “genocídio” que está acontecendo no mundo na questão da saúde.

Os profissionais de comunicação da Fiocruz, por exemplo, relatam o drama que estão vivenciando para o combate a essa desinformação ou distorção do papel das vacinas para as pessoas. Um desastre mundial. Os índices de vacinação caíram verticalmente porque começaram a surgir as informações mais descabidas sobre possíveis efeitos colaterais. Inclusive, algumas dessas falas nas redes sociais são feitas por profissionais que se dizem da saúde e que colocam em risco a vida de milhões de pessoas, que acabam acreditando.

O conteúdo continua após o anúncio

As nossas universidades públicas foram vítimas deste mal que assola a humanidade, quando circularam montagens grotescas de possíveis estudantes pelados, numa tentativa vil de desmoralização do trabalho sério e comprometido do ensino superior público, gratuito e de qualidade. Algumas pessoas acham graça das ‘fake news’. Mas isso, só enquanto não as afetar diretamente. Cuidado, o que hoje pode te parecer inofensivo, amanhã pode te transformar em vítima.

( Márcio Guerra é professor, diretor de Imagem Institucional da UFJF e leitor convidado)

 

Flash Back

CRPB-081219a CRPB-081219b
<
>
Carlos Bracher e Ricardo dos Santos (aniversariante deste domingo) em 1999

Cesar Romero

Cesar Romero

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia