Fala Quem Sabe

Por Cesar Romero

luiz robertoFALA QUEM SABE

Sonhar é dar sentido à vida
Muitas pessoas sentem medos, angústias e incertezas, contudo, há aqueles que possuem um sentimento de esperança, o qual traz conforto diante dessas circunstâncias. É interessante olhar com carinho a parte na qual se falhou e frustrou para que haja um crescimento e amadurecimento. O grande desafio é não deixar o “inimigo” roubar os pensamentos e sonhos que por ventura não se realizaram neste ano que está próximo de terminar.

Quando um novo tempo se inicia, muitos sentimentos surgem. Para as pessoas que viveram um ano promissor, o otimismo é fortalecido com a possibilidade de o sucesso ser contínuo. Para aqueles que tiveram dificuldades, há um renovo da esperança para um futuro melhor. Ser positivo nestas horas não é fácil, por isso, é possível compreender as pessoas que não possuem tanta positividade. Entretanto, nunca deverá ser esquecido que o fracasso pode ser visto como aprendizado e a frustração transformada em energia.

Na realidade o ser humano vive para fazer planos e se deixar levar por eles. Desistir de sonhar não deve fazer parte do vocabulário dos sensatos. O sonho é uma aventura na vida que poderá tornar-se realidade se assim for decidido. As crenças limitantes impedem muitas pessoas de alcançarem seus objetivos e consequentemente acabam perdendo as esperanças em dias melhores.

Quando as pessoas não dão valor às coisas que praticam e também não enxergam nenhum propósito naquilo que fazem, os sonhos são colocados de lado permitindo que a frustração comece a fazer parte da vida.

Há muitos sonhos possíveis de serem realizados, e isso é verdade. Sonhar é bom e nos impulsiona a agir. É construir planos, mesmo que desafiadores, com o intuito de garantir no futuro uma vida melhor. Portanto, atraia a felicidade exercitando sua mente de maneira que possa focar sua atenção naquilo que almeja para que boas sensações possam surgir. Certamente o passado é algo valioso que fez parte da história, porém, tire os olhos dele e foque no que pode se fazer em sua vida atualmente. Seja feliz hoje, mesmo que alguém não dê a você um incentivo. Crie novas memórias e experimente diferentes sentimentos. Busque viver seu sonho sem se esquecer da vida que você leva.

Termino este artigo citando uma frase de Johann Goethe (1749 – 1832) que diz: “Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor”.

(Luiz Roberto Martins é professor, ‘coach’ em desenvolvimento humano e leitor convidado)

Cesar Romero

Cesar Romero

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também