Flávio e Patrícia Ribeiro Bara, Maurício Mattos Ribeiro (comemorando 83 anos), Suely Ribeiro e o filho Maurício com Michelly Campos

Por Cesar Romero

Flávio e Patrícia Ribeiro Bara, Maurício Mattos Ribeiro (comemorando 83 anos), Suely Ribeiro e o filho Maurício com Michelly Campos
Flávio e Patrícia Ribeiro Bara, Maurício Mattos Ribeiro (comemorando 83 anos), Suely Ribeiro e o filho Maurício com Michelly Campos

Só para elas
A ‘digital influencer’ e consultora de moda Patida Mauad faz sucesso.  Em seu site e nas redes sociais, ela posta dicas criativas, entrevistas, receitas, além de falar sobre o consumo consciente e comportamento feminino na melhor idade.

Tome nota
A delegada Ângela Fellet é a convidada do 16º Webinar Vianna, que terá como tema “Criminalização do aborto numa perspectiva Constitucional”.  O encontro virtual, quinta-feira, às 19h, vai ser mediado pelo presidente do DCE, Eduardo Passarella, com participação dos professores Aurélio Casali e Cíntia Toledo.

‘Baby’
Nasceu Isabella, primeira filha de Thaís Alvim e Ricardo Mendonça. Radiantes, os avós Ana e Manoel Alvim.

Entre os mais vendidos
Recém-lançado, é um sucesso o livro “Os dois mundos de Isabel”, da jornalista Daniela Arbex. A obra já figura entre as 20 biografias mais vendidas do país.

Visita inesperada
Moradores do entorno da Praça Jarbas de Lery Santos, em São Mateus e também do Vale do Ipê e Santa Terezinha, estão surpresos com o crescente número de “miquinhos”, que chegam a invadir as casas em busca de comida.

‘Case’ de sucesso
Após receber o prêmio pela organização global Great Place to Work como a quinta melhor empresa para se trabalhar em Minas, a Souza Gomes concorre, agora, ao ‘ranking nacional’ entre as pequenas empresas.

Antenado
Por sugestão do leitor Rominho Andrade, o assunto já foi abordado pela coluna, mas agora volta à pauta. Não são poucos os frequentadores das caminhadas no Campus da UFJF que questionam porque até hoje não foi liberado o estacionamento de veículos no anel viário, mesmo que em alguns trechos.

Toque
“A cultura do espírito aumenta os sentimentos de dignidade e de independência”
Herbert Spencer

Voo Livre

Alex Monteiro vai coordenar o curso de imersão digital para profissionais de saúde dias 19 e 20, na Claro Academy.

A Pousada Pequena Tiradentes lançou promoção de segunda a sexta-feira. Na compra de quatro diárias com 40% ‘off’, o hóspede ganha a quinta estadia.

Quem está comemorando 80 anos hoje é o médico Henrique Netto. Também em clima de ‘niver’, a elegante Marta Salgado, Nícia Campos Sterci, Claudia Pires, Syléa de Souza e Rinaldo Bastos.

Hoje e amanhã, a Fiemg Regional promove treinamento ‘online’ com o tema “Como manter o ambiente de trabalho seguro diante da Covid-19”. O curso será ministrado pelo advogado Rodrigo Dolabela.

Dia 14 de setembro começa a primeira jornada de palestras ‘online’ do esporte da Suprema.

O jornalista Dan Beligoli é o novo colaborador da coluna de Léo Dias no site Metrópoles. Dan também vai cuidar de seu canal no YouTube.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude o Grupo Espírita de Assistência aos Enfermos (3235-1039).

Coronarvírus – Previna-se. Use máscara.

WhatsApp Image 2020 09 04 at 09.28.341Plá do Leitor

Em comemoração ao Dia do Alfaiate, o convidado especial para o “Plá do Leitor” é Roberto Geraldo Louzada, que fala sobre as mudanças na profissão.

Tradição familiar

Comecei a aprender a arte da alfaiataria por volta dos 11 anos com meu pai, o alfaiate Laer Louzada, que trabalhava em casa fazendo feitios para diversas alfaiatarias instaladas no Centro. Era fim da década de 1960, época em que havia muitas alfaiatarias e poucas lojas de ternos ‘prêt-à-porter’. Aos 15 anos, já sabendo cortar e fazer calças sob medida, fui para São Paulo ampliar minhas técnicas e lá trabalhei por quase dois anos na alfaiataria de um imigrante japonês.

Nos anos 1970/80, de volta a Juiz de Fora, segui insistindo na profissão, trabalhando com alfaiates renomados da cidade, aprendendo e resistindo às dificuldades políticas e econômicas do país naquele momento, até que em 1998 pude fundar meu próprio ‘ateliê’.

Para me manter no ofício tive que sair do lugar comum do alfaiate, além de feitios de ternos masculinos, incorporei a alfaiataria feminina e, atento às mudanças da moda, fui diversificando meus produtos e serviços. Tenho acompanhado com muita alegria a revalorização da arte da alfaiataria a partir dos anos 2000, não só por parte dos clientes, mas também de alguns jovens interessados em aprender o ofício, o que é essencial para manter a tradição milenar dos geômetras que costuram, nós, os alfaiates.

Cesar Romero

Cesar Romero

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também