Fala Quem Sabe: O mais importante é manter a esperança
Neste momento, em que estamos enfrentando grandes dificuldades e uma indesejada retração econômica, que vem diminuindo o faturamento de nossas indústrias e fazendo com que o nível de desemprego chegue a patamares nunca antes vistos, os empresários se perguntam o que vai acontecer depois que esta pandemia passar?
Apesar de preocupados com o futuro, estamos buscando promover soluções que nos garantam segurança, saúde e a possibilidade de estarmos mais fortes para retomarmos o caminho do crescimento quando isso tudo acabar. Estamos tentando superar a crise e procurando manter os colaboradores em seus postos de trabalho. Para isso, tivemos que nos reinventar e recriar nosso modo de atuar. Na verdade, estamos estabelecendo novas maneiras de sobreviver em meio a este cenário assustador.
Mas, nós, empresários e industriais, estamos acostumados a superar crises e a quebrar barreiras. E dessa vez não será de outro modo. Mesmo com a difícil e sombria situação econômica que se apresenta diante de nós, acreditamos que cada dia é um dia diferente e que podemos, sim, sair fortalecidos desse momento crítico. O mais importante é manter a esperança, sempre.
(Heveraldo Lima de Castro é presidente da Fiemg Regional, do Sindipan-JF e leitor convidado)