Fala Quem Sabe
A arte como formadora do senso crítico e cidadão
…Sonhar, sonhar, observar, sentir, reagir, refletir, persistir, executar e voltar a sonhar…
Assim considero a inexorável lida do artista. Não do artista inventado, mas do sonhador inventivo.Se conceituar a expressão artística é complexo e relativo, muito mais é definir aqueles que se dispõem a transitar pelos caminhos subjetivos da arte. Porém, certamente nos submetemos a seus desígnios quando nos propomos a andar por desertos de nuvens, aguçando os sentidos, estabelecendo linguagens e viajando para dentro de nós e de universos ficcionais, sem, contudo, nos desvencilharmos das realidades dos dias. Estes são alguns dos exercícios mínimos e cotidianos que resultam em matéria reflexiva e transformadora.
Neste momento de tantas “ideias” fugazes e polarizadas, de saturação midiática, memes além de tantas outras situações de proximidade consumista e distanciamento espiritual, a cultura, em seus múltiplos canais e pelo viés da arte, se faz mister para a realização de um resgate humano fundamentado no respeito à diversidade de opiniões e formação de uma consciência coletiva crítica e cidadã.
Comungo com os que sustentam que a arte é o espelho e a alma de uma sociedade. A resultante cultural é o reflexo pulsante de nossas ações. Um prolongamento de nossos espíritos, aspirações e ansiedades. Viver a arte em sua essência é ser cúmplice da liberdade, é desenvolver nosso universo cognitivo.
Cores, traços, sons, verbos, expressões… são ferramentas eficazes na defesa da dignidade humana, vetores que exaltam a harmonia, mas que também denunciam e enfrentam as mazelas existenciais provocadas por aqueles que desconhecem os fascínios e mistérios do mundo da arte.
Diante deste contexto, 8 de maio é um dia especial, pois é nesta data que se comemora no Brasil o Dia do Artista Plástico. Sendo assim, deixo aqui um forte abraço, um sorriso e um traço a todos que de forma profícua e democrática, se aventuram a ser os fios condutores desta fantástica trama de sentimentos que designamos como ARTE.
(Gerson Guedes é artista plástico e leitor convidado)
Eles Acontecem
JF Por Aí…