Fala Quem Sabe
O Rádio não vai acabar
Estamos vivendo uma era de constantes e profundas mudanças tecnológicas que atingem diretamente os veículos de comunicação e a linguagem utilizada para informar, entreter, orientar, enfim; transmitir uma mensagem. Com isso, os desafios se tornam ainda maiores. Ao longo desses 20 anos atuando no Grupo Solar de Comunicação vivenciei mudanças que continuam nos desafiando a cada dia que abrimos o microfone e iniciamos a transmissão de um novo programa jornalístico.
Quem viveu o surgimento da televisão, certamente vai se lembrar do que mais se ouvia naquele momento: “vai acabar com o rádio”. Depois veio a internet e mais uma vez o discurso: “Vai acabar com o rádio”. Ledo engano! Pode até parecer presunção, mas o rádio jamais vai acabar. Temos é que encarar os desafios e nos adaptarmos ao novo. Comecei minha carreira em “AM” (amplitude modulada) e estou vivenciando o “fim” desta frequência, graças ao processo de migração para “FM” (frequência modulada). Não podemos ficar apegados ao que já foi feito, é preciso aproveitar a experiência adquirida e aplicá-la às novas tecnologias. Não podemos lamentar o que se perdeu com as mudanças, temos é que aproveitar os benefícios proporcionados pelas novas plataformas. Uma das mudanças significativas e responsável pelo fim da carreira de vários colegas foi a linguagem.
Muitos não conseguiram se adaptar, não percebendo que a linguagem é a essência da comunicação e evolui desde sempre. Por mais que surjam novas plataformas de comunicação, o rádio vai continuar mexendo com o imaginário das pessoas. Que a nossa voz continue ecoando e neste 7 de novembro, parabéns radialistas!
(Marcelo Juliani é âncora da Rádio CBN JF – AM 1010 e leitor convidado)
JF por aí
Eles Acontecem

Toque
“Degustar é dissecar o vinho e reconhecer toda a riqueza de suas nuances e sutilezas”
Serge Dubs
Voo Livre
O renomado consultor Rafael Azevedo (‘head baker’ e ‘pastry chef’), formado pelo San Francisco Baking Institute (EUA), vai treinar a equipe da Maxi Pão, além de auxiliar no desenvolvimento de produtos, com base em novos métodos de fermentação.
Entre os aniversariantes de hoje, Lilian Moreira Abizaid David, Rogério Dutra Pimentel Barbosa, Márcio Guerra, Eloy Assis e o presidente do Hospital Albert Sabin, Célio Chagas.
Nesta segunda é a vez de José Cláudio Braga, Mônica Mosqueira, Maurício Menezes, Salcio Del Duca, Fernanda Alonso, Adriana Velloso Barros, Keley Lopes e Denílson Clozato.
Brunnelly Moraes, chefe de enfermagem da Clínica Antroposófica Vivenda Sant´Anna, participou do Congresso de Prevenção e Tratamento de Feridas, em Salvador.
A equipe da AABB conquistou 20 medalhas no Meeting de Natação Masters 2017, na UFJF.
Sandra e Nelson Júnior, Maria as Graças e Roberto (Boizinho) Cândido esticaram o feriadão em João Pessoa.
Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude o Centro de Promoção do Menor – Ceprom, pelo telefone 3235-1047.
Look
