Registro
A cidade acordou, ontem, com a triste notícia do falecimento do estimado professor Murílio Hingel (90 anos), ex-ministro da Educação no governo Itamar Franco, com uma trajetória brilhante na UFJF, onde criou a Faculdade de Educação e o Colégio João XXIII. Uma perda irreparável. Ele teve um mal súbito em Romorantin-Lauthenay, no Vale do Loire, durante mais uma viagem pela França com sua querida Lucy Brandão. O corpo será cremado em Toulouse e as cinzas virão com a viúva, no sábado, para o Brasil.
Convite auspicioso
Em 1992, à frente do Ministério da Educação, Murílio Hingel presidiu a Comissão Nacional do Bicentenário de Tiradentes. Ele convidou este colunista para integrar o grupo que coordenou e divulgou as comemorações do bicentenário em Juiz de Fora e Matias Barbosa, mais precisamente na Igreja do Rosário, que passou por uma restauração. Construída em 1709 por Matias Barbosa da Silva, era a capela da fazenda onde dormiam os Inconfidentes e uma referência para os viajantes do Caminho Novo da Estrada Real.
Um grande legado
Amiga e vice na chapa de Murílio Hingel na eleição para a Prefeitura em 1989, a prefeita Margarida Salomão manifestou seu pesar. Ela lembrou que Murílio foi seu professor de História no então Colégio Sebastião Patrus de Souza: “era um esplêndido professor, culto, carismático, dedicado. Tão avançado e corajoso que, em pleno regime militar, fez conosco a leitura do ‘Manifesto Comunista’, peça histórica indispensável para a compreensão da história contemporânea. À época era secretário municipal de Educação no primeiro governo do prefeito Itamar. Mais tarde o reencontrei como diretor do Ipplan no primeiro governo Tarcísio Delgado. Um grande gestor e defensor irredutível da escola pública. Deixa um grande legado”.
Professor de cidadania
Para o ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Contas, Sebastião Helvécio, Murílio Hingel foi “um mestre na acepção da palavra. Um dos poucos brasileiros que dirigiu a Educação em suas três esferas: secretário municipal, estadual e ministro. Em sala de aula era magíster! Suas aulas eram narrativas de encantamento e valorização da História e da Geografia. Como cidadão foi sempre comprometido com os valores democráticos e inspirador de boas práticas de inclusão social quando a agenda de mitigação das diferenças não estava ainda na ordem do dia. Um Educador nato! Culto, educado e sempre à frente do seu tempo. Em síntese: um professor de cidadania!”
O ministro mestre escola
Carlos Alberto Xavier, ex-secretário-executivo do ministro Murílio Hingel, lembrou de sua gestão renovadora no MEC: “atuava como um Mestre Escola, pois dava assistência pessoalmente às municipalidades na implantação de seu programa de apoio incondicional à Educação Básica. Essa política o levou a visitar uma grande quantidade de municípios pelo Brasil pois fazia questão de viajar a todos eles a cada semana. Fez um trabalho restaurador no FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento e na FAE – Fundação de Apoio à Educação, mais tarde incorporada ao FNDE”.
Ainda entre as muitas realizações de Murílio, Carlos Alberto destacou que “ele conseguiu viabilizar a transferência do cobiçado acervo do poeta Murilo Mendes para o Brasil, que estava na Fundação Gulbenkian, em Lisboa. Depois de várias tentativas frustradas, o ministro conseguiu os recursos e deu a mim e ao reitor da UFJF, José Passini, a missão de negociar com a viúva Maria da Saudade Cortesão Mendes a transferência das obras para o Centro de Estudos Murilo Mendes, posteriormente transformado em Museu de Arte Murilo Mendes”.
Manhã triste no CAC
Lygia Dias de Toledo definiu a manhã de ontem como “muito triste para o CAC – Centro de Ação Cultural, arrasado com a notícia do falecimento do amado professor Murílio Hingel, cuja trajetória profissional se entrelaça com a remota fundação do grupo e, até mesmo antes disso, pelo fato da maioria de nós sermos remanescentes da antiga Fafile/UFJF, marca de sua sabedoria e tenacidade, tão bem descritas em publicação do Projeto Diálogos Abertos – Volume 2”.
Murílio, que presidiu o CAC em 1984, destacou em mensagem enviada da França seu apreço pelo grupo: “o Centro de Ação Cultural constitui uma resposta apropriada ao isolamento, individualismo e egoísmo que, em nossos tempos, têm se contraposto aos valores que devem ser cultivados pela sociedade humana: convivência, enriquecimento cultural compartilhado e fraternidade.”
A leitura pode nos conduzir por tempo, lugares e acontecimentos que não são os nossos. A leitura é necessária para a construção da cidadania, para a formação de homens livres e aptos a participar da grande obra que é a humanidade
(Murílio Hingel)
Empresários na UFJF
Hoje, a partir das 18h30, o reitor da UFJF Marcus David e o presidente da Associação Comercial, Aloísio Vasconcelos lideram a visita de um grupo de empresários ao Centro de Ciências, Planetário, Observatório e ao prédio do Critt, onde terá um ‘plá’ do professor Fabrício Campos.
ANTENADO
O comunicado da Fifa de que a Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes e seis países (Argentina, Paraguai, Uruguai, Portugal, Espanha e Marrocos) mereceu comentário irônico do intrigante Milton Neves: “será uma bagunça de fazer inveja até ao Campeonato Carioca.”
‘Baby’
Nasceu Lucca, primeiro filho de Carolina e Rafael Jannuzzi.
Novo mascote
No mês das crianças, o Jardim Norte lançou o mais novo e carismático personagem do shopping: o Jotinha.
O mascote é inspirado na capivara e ganhou produtos colecionáveis, como o quebra-cabeça com o personagem desfrutando de três pontos turísticos: o Parque Halfeld, Museu Mariano Procópio e a fachada do Jardim Norte.
Sucesso na estreia
Cláudia Barros, Paula Assumpção e Fábia Siqueira acabam de lançar no Youtube o Podcast “Mulheres Lógicas se empoderam”.
Na estreia, uma inspiradora entrevista com a empresária do mercado imobiliário Norma Souza Gomes, que encerrou com a mensagem: “Não olhe para trás, olhe sempre para frente, tenha fé, tenha coragem. A mulher tem um poder muito grande. Quem tem o dom de gerar a vida, pode tudo!”.
Noite de homenagens
A 20ª edição do Troféu Country Magazine acontece logo mais, no Círculo Militar, com coordenação de Braz Oliveira e shows de Pablo David e Guto Costa.
Entre os homenageados, o padre Pierre Maurício, Adelino dos Santos, Paulo do Carmo, Domingos Frederico Neto e o ex-prefeito Tarcísio Delgado.
VOO LIVRE
Estão aniversariando, hoje, Sérgio Moraes, Adriana Corrêa, Cezar Menezes, Márcia Scoralick Ferreira Andrade e Álvaro Lopes.
A quarta edição da Feira Conheça Meu Trabalho será realizada neste sábado, de 10 às 18h, no Constantino Hotel, ao som da cantora Aline Almeida. Na coordenação, Iracema Matos Oliveira.
Ao lado do filho Daniel e Jéssica Moreira, a psicanalista Graça Loures brindou aniversário no Berttu’s Santo Antônio.
Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude o Lar dos Idosos Santa Luiza de Marillac. Ligue 3211-2902.