A morte do grande líder cubano
Há 16 anos, tenho estreitas relações com Cuba. Já morei na ilha, volto regularmente e, graças à minha profissão, pude conviver de forma íntima com cubanos e não cubanos que residem lá e fora de lá. Por isso, todos me perguntam por aquele lugar. Por razões e escolhas diversas, a vida me levou a frequentar rodas de gente de esquerda, de centro e de direita, onde Cuba é sempre evocada. E, assustadoramente, todos tem uma opinião formada sobre o tema. Com a morte de Fidel Castro, não foi diferente. Todos a postos para defender ou atirar pedras… Em Cuba, encontrei coisas boas e ruins, que funcionam e que não funcionam, capazes de causar desgosto, orgulho e surpresa a cidadãos e visitantes. Presenciei situações que o mundo já não preserva, como se aquele lugar tivesse remédios para soluções que desistimos de perseguir. Então, mesmo frequentando o país de forma intensa há tantos anos, não tenho opinião formada sobre ele. Acredito que a vida é sempre mais profunda e complexa do que as tendenciosas notícias da mídia e rasos comentários de Facebook. Por mais que fosse esperada, a morte de Fidel me tocou forte e me fez recordar cada sorriso e lágrima que vi brotar naquela terra. Não sei o que encontrarei quando voltar em fevereiro. Espero que ainda haja Cuba por lá. Por enquanto, a sensação que fica é a de que restamos bem poucos, cada vez menos. Nós, quem? Esquerdistas? Direitistas? Cubanos? Não cubanos? Não importa. Nós que insistimos em acreditar em ideologias e utopias.
Marcos Pimentel – Documentarista, cineasta e leitor convidado
NEGÓCIOS DE PRIMEIRA
A Rede Santo Ivo, formada por farmácias e óticas mantidas pela Caixa de Assistência dos Advogados, da OAB, chega a Juiz de Fora dia 7, com a inauguração da filial na Santa Rita. A rede foi criada para dar assistência e atendimento aos advogados e seus dependentes, com produtos farmacêuticos, cosméticos, perfumaria e produtos óticos (armações e óculos solares), com descontos variando de 10% e 45%.
Os planos do Grupo Bahamas para 2017 apontam novos e importantes investimentos na cidade. Além da remodelação do Bahamas Manoel Honório, a empresa vai construir mais uma unidade do Bahamas Mix, no Bairro Grama.
O cabeleireiro e maquiador Philippe Oliviéer lança sua marca de cosméticos, dia 7, na Fest-Up. A primeira linha chega com os batons. Batizada como “Indicado para todos” a marca pretende alcançar todo tipo de público, não sendo destinada apenas para mulheres.