Notícias Cesar Romero desta sexta-feira e sábado
Solenidade em Belo Horizonte
Histórica a solenidade de posse da juíza Ivone Campos Guilarducci Cerqueira como desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Pela primeira vez, a magistrada foi escolhida a partir de uma lista exclusivamente feminina de candidatas. A iniciativa segue Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para promover a paridade de gênero nos tribunais. E em consonância com a Agenda 2030 da ONU Mulher, cujo ‘slogan’ é “Por um Planeta 50-50 em 2030”.
Em sua saudação, Ivone afirmou que “essa não é uma vitória só minha, mas de todas as mulheres magistradas brilhantes que estão tentando uma promoção para a 2ª Instância”.
Trajetória de sucesso
Com 30 anos dedicados à magistratura, Ivone Campos Guilarducci passa a integrar a 15ª Câmara Cível. Durante 18 anos, ela atuou em Juiz de Fora como titular da Vara de Sucessões, Empresarial e de Registros Públicos, sendo que nos últimos dois desempenhava as funções de juíza convocada na 2ª Instância.
Posse em São Paulo
O cardiologista Alexandre Abizaid, amplamente reconhecido por sua contribuição à medicina, especialmente na área de cardiologia intervencionista, vai alcançar mais um marco significativo em sua carreira. Nesta sexta-feira, ele toma posse como professor titular do Departamento de Cardiopneumologia na Universidade de São Paulo (USP), uma das mais prestigiadas instituições acadêmicas do Brasil e da América Latina.
A nomeação consolida a trajetória do juiz-forano, conhecido por seu trabalho inovador com dispositivos médicos, como ‘stents’ farmacológicos, e pela participação em estudos clínicos de grande impacto que ajudaram a melhorar o tratamento de doenças cardiovasculares.
Festa em dose dupla
O tradicional encontro da família Vaz de Mello será neste sábado, quando também a simpática Jandira Manganelli estará celebrando 99 anos.
Primeiro longa
Depois de seis longas, 19 curtas, cinco telefilmes, duas séries de TV em mais de 20 anos de dedicação ao cinema documentário, o premiado cineasta Marquinhos Pimentel lança seu primeiro longa de ficção.
Protagonizado pela atriz Bárbara Colen, “O silêncio das ostras” estreia segunda-feira agora, no Festival do Rio, na mostra competitiva principal da Premiere Brasil.
• ANIVERSARIANTES SEXTA-FEIRA
Valéria Araujo, Zelon Fonseca Ribeiro, Jane Fabris Manganeli e a filha Natália, Amaury Bara, Laila Barreto, Evandro Ribeiro de Oliveira, Rudy Vilaça, Dulceana Cruz Garcia, Therezinha Vidal, Camila Morelli, Ana Carolina Daibert Avelar e o ex-prefeito Tarcísio Delgado, que completa 89 anos.
• SÁBADO
Adriana Corrêa, Márcia Scoralick Ferreira Andrade, Sérgio Moraes, Cezar Menezes, Mariléa Ferreira de Toledo Lourenço e Álvaro Lopes.
Registro
De luto os meios de comunicação com o falecimento do icônico Cid Moreira (97 anos). A última vez que ele esteve na cidade foi para um almoço no Berttu’s, em 2019, quando foi clicado com Marisa e Mário Lúcio Guerra em foto publicada nesta coluna.
Deus é isto: A beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também
(Rubem Alves)
Outubro Rosa
Para fortalecer o movimento mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a Ascomcer promove um Abraço Coletivo Solidário ao prédio do hospital, no próximo dia 10.
Também em prol do Outubro Rosa, foi produzido um broche exclusivo e todo o valor arrecadado será destinado aos pacientes.
Suflê famoso
Lígia Dutra e Marcus Pestana estão de volta ao eixo BH-Brasília, depois de um longo ‘tour’ pela França.
Fecharam a viagem em Paris visitando a mostra dos 100 Anos de Surrealismo, no Centro Georges Pompidou, e o Museu Picasso, além de um jantar no Le Soufflé, restaurante de 63 anos que tem o suflê mais famoso. O prato foi inventado pelo cozinheiro do Rei Luiz XIV, chamado Vatel, no século XVII.
JF na Flip 2024
A premiada jornalista e escritora Daniela Arbex estará na Festa Literária Internacional de Paraty, que começa dia 9. Ao lado de Anna Virgínia Ballousier e André Rocha, ela participa da mesa de debate “O jornalismo como denúncia social”, na Casa Estante Virtual.
Quem também vai marcar presença na Flip 2024 é o escritor Rodrigo Barbosa. Na Casa Gueto, ele apresenta seu romance “Sete mentiras e uma verdade”.
Nome do Fórum
Agora que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais confirmou para 16 de julho de 2025 a inauguração do novo Fórum de Juiz de Fora, é bom lembrar que o imponente edifício terá o nome do desembargador Ayrton Maia, de acordo com a Portaria Nº 4774, de 2020.
Uma bela homenagem ao primeiro desembargador nascido em Juiz de Fora a tomar posse no TJMG, além de ter sido um grande defensor da cidade dentro do tribunal.
• ANTENADO
O problema é antigo, mas, talvez por um “cochilo” dos agentes de trânsito, tem sido observado com frequência e em especial nas ruas do Centro.
O estacionamento de veículos em áreas de carga e descarga tem obrigado a circulação de caminhões até que a vaga seja desocupada.
O desrespeito é intolerável.
Festa ‘pet friendly’
Em comemoração ao Dia Mundial do Animal e Dia de São Francisco de Assis (4 de outubro), neste sábado, no Pátio Mirador, acontece o Vet Festival JF.
A movimentada tarde inclui a apresentação da Faculdade Qualittas, referência nacional de pós-graduação em medicina veterinária, e o pré-lançamento do hospital-escola veterinário Unhopet JF.
Em memória
Será celebrada neste sábado, às 17h, na Igreja do Bom Pastor, a missa de sétimo dia de dona Neide Fadel de Araujo Silva (89 anos). Figura muito querida nos meios sociais, por muitos anos esteve à frente do Pingo Lazer, bar e restaurante que foi ‘point’, no alto da Avenida Rio Branco.
• VOO LIVRE
Neste sábado, acontece a festa dos 25 anos do Privilège, o ’club’ que implantou um novo estilo de diversão noturna na cidade. Antes da balada, às 18h, Octávio Fagundes e Iuri Girardi recebem os amigos para uma ‘happy hour’ nos jardins.
“Vem doce” é o show que a cantora Vanessa da Mata apresenta amanhã, no Central, comemorando os 20 anos de estrada.
No ritmo “bossa and roll”, o músico Fernando Barreto é a atração da ‘happy hour’ deste sábado, no Café Salvaterra.
Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Casa São Camilo de Lellis. Ligue 3234-1676.