Medalha
Titular da 2ª Vara Criminal, o juiz Edir Guerson de Medeiros será agraciado com a “Medalha Desembargador Hélio Costa”, quarta-feira agora, no Salão do Tribunal do Júri. Convidando para a solenidade, o diretor do Foro da Comarca de Juiz de Fora, juiz Paulo Tristão Machado Júnior.
Livros de Natal
Vanderlei Tomaz mantém uma tradição de dez anos: separou mais de dois mil livros para distribuir agora em dezembro. Embrulhados em papel de presente, as obras são deixadas em poltronas e pontos de ônibus, bancos de praças, balcões de lojas e nas ruas.
A ideia de seu projeto Ponto Pra Quem Lê é que, após a leitura, quem encontrou o livro passe para frente.
As melhores e as piores
Levantamento divulgado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) considerou a Via Lagos (RJ-124) – muito usada pelos juiz-foranos – como a melhor rodovia do país. A pior está no Amazonas, a AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara.
Já a BR-040 não aparece nem entre as dez melhores. A BR-267 não ficou entre as dez piores ou, quem sabe, nem foi classificada como rodovia.
Pelo menos no trecho Juiz de Fora-Leopoldina, ela não passa de uma estrada.
Noite de autógrafos
O advogado Valério Ribeiro recebe na próxima quinta-feira, no Edifício Clube Juiz de Fora, para o lançamento de seu livro “Reflexões em década”, com uma coletânea de artigos dos últimos 10 anos.
“Cristo Total”, o espetáculo
Durante um bate-papo, o jornalista Wilson Cid lembrou que 2023 marca os 60 anos do “Cristo Total”, o maior espetáculo de arte de Juiz de Fora.
Era uma reportagem de rádio, no Estádio Procópio Teixeira, onde a estreia foi assistida por cerca de sete mil pessoas. Um projeto da irmã Benedita Idefelt, José Carlos de Lety Guimarães e Wilson Beraldo, os dois últimos autores do texto. A irmã, que morreu recentemente na Tailândia, era uma religiosa progressista.
O espetáculo era a Via Dolorosa de Cristo. Em cada um dos 14 Passos um problema do mundo moderno: desemprego, prostituição, fome, exclusão social. A reportagem no centro da cena falava sobre isso e, também, a Igreja do silêncio nos países comunistas. Pilatos, que a tudo assistia, chegou ao campo do Sport Club em um Cadillac.
Depois o “Cristo Total” foi encenado em Belo Horizonte, no Rio e foi capa do “Times” e ampla reportagem na revista “O Cruzeiro”. Na cidade participaram mais de 400 pessoas, principalmente alunas do Colégio Santa Catarina, militares, atores, locutores, cantores e músicos. A cena final, no centro do campo, era uma grande cruz formada pelos participantes. No meio dela, dom Geraldo Penido, arcebispo da época.
A felicidade é um agora sem nenhuma pressa
(Adriana Falcão)
Aplausos
Terça-feira, na Câmara, o empresário Adauto Pereira vai receber o título de cidadão benemérito, por iniciativa do vereador Luiz Otávio (Pardal). O homenageado tem destacada atuação no setor da construção civil à frente da Almais Esquadrias.
Acervo inédito
“Murilo Mendes: obra em movimento – Coleção Luciana Stegagno Picchio” é a nova exposição do MAMM/UFJF, com documentos inéditos sobre o período em que o poeta viveu na Itália.
O acervo foi doado pelos herdeiros de Luciana, que era filóloga, historiadora da cultura, crítica literária e professora emérita na Universidade de Roma La Sapienza.
ANIVERSARIANTES
Domingo
Rogério Denys (foto), Deliane Olivato Itaboray, Carmen Valéria Corrêa Giovanini, Laura Andréa Monteiro, Eduardo Leão de Souza, Helanice Gonzaga da Matta e Achiles Manganelli.
Segunda-feira
Fernanda Falabella, Ana Maria Cruz, André Borges de Souza, os irmãos Beatriz Senra Lovisi e Cláudio Otávio Vidal Senra, Maria Lúcia Alvim, Patrícia Freire, Luciana Caldas de Morais, Ana Rossignoli e os fotógrafos Wanderson Monteiro e Padinha.
Quem fala
Nesta segunda, no encontro do Projeto Sol, no Ritz Hotel, a advogada Paula Assumpção vai falar sobre “Enfrentamento à violência contra mulheres e crianças”. A atração musical é Ronaldo Miana.
ANTENADO
Moradores dos bairros da região do Aeroporto estarão reunidos nesta segunda feira, às 19h30, na sede da Ambra, com com o objetivo de formalizarem uma representação contra a Cemig sobre os constantes e inexplicáveis cortes de energia.
Os transtornos e prejuízos passaram dos limites intoleráveis.
E a paciência está esgotada.
ELES ACONTECEM
Mesas de Natal
Catalogada entre as festas mais tradicionais do final de ano, o ‘coq’ e jantar Mesas de Natal em benefício da Ascomcer encantou os muitos nomes-notícia presentes na Estação São Pedro. Diga-se de passagem, com um cenário deslumbrante montado por Toninho Aleixo, que deu muita luz ao clássico vermelho, dourado e verde, pontuado na cenografia, mesas postas e nos arranjos de rosas, nine tuias, bougainvilles e velas em profusão. Uma noite que primou pela elegância e bom gosto, ao som de Bertrand, com e o irretocável serviço do Fátima Buffet. Destaque à parte para o festival de doces em uma enorme mesa central.
Encontro dos ‘Contemporâneos JF’
Amigos de longa data, juiz-foranos que residem em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Brasília participaram de almoço de confraternização no Brasão. A tarde marcou o reencontro presencial do grupo, denominado Contemporâneos JF, pós-pandemia. Estavam presentes, Regina Ciampi, Moema e Helvécio Belizário Noronha, Beatriz Belizário, Kim Ribeiro de Oliveira, Tiago Braga, Ronaldo Moraes Champak, Paulo Lomar, Jeremias Ferraz Lima, Heber dos Santos, Arnaldo Soter Braga, Paulo (Pulika) Couto Teixeira e Marcelo Schmidt, além de Edna Braga, Lygia Dias de Toledo, Regina dos Santos e Maria Sílvia Paletta (foto) FOTO: TIAGO BRAGA
Comenda Bernardo Mascarenhas
Em solenidade concorrida no auditório da Suprema, a Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região promoveu a tradicional entrega da “Comenda Bernardo Mascarenhas”. Os agraciados foram o professor Paulo Medina (na foto, ladeado pelo presidente da Câmara, vereador Zé Márcio (Garotinho) e o presidente anfitrião Célio Chagas), a Fábrica de Doces Brasil, Associação Portuguesa, Colégio dos Jesuítas e a Universidade Federal de São João Del Rei.
JF POR AÍ…
Congresso na Espanha
A tabeliã Aidê Galil e o promotor de Justiça, Roger Aguiar clicados no Congresso Intercontinental de Direito Civil, realizado em Salamanca. Roger, que também é presidente administrativo da Academia Brasileira de Direito Civil, foi um dos palestrantes.
VOO LIVRE
Marcello Siqueira, que presidiu a Cesama, Copasa, Furnas e o Clube de Engenharia, está completando 60 anos de formado em engenharia pela UFJF.
Confirmado para 28 de janeiro a segunda edição do pré-carnavalesco do Bloco da Preta.
Alberto Rihan promove a campanha Natal Solidário com foco em crianças e idosos. Contribuições para o Pix 32 99903-7851.
Vem aí a Revista Momentos Marcantes.
A Feira de Moda JF Plus Size, hoje, no Moinho, tem a participação da influenciadora Tatáh Fávero.
Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Fundação Ricardo Moysés Júnior. Ligue 3229-0002.