Coluna CR – 02-07-2016

Por Cesar Romero

Segurança em baixa

Com uma experiência de 17 anos na Polícia Civil, que foi iniciada no Rio, a delegada Sheila Oliveira não esconde sua frustração com a estrutura de segurança de Juiz de Fora.

Num ‘plá’ exclusivo para a coluna, ela revelou que o efetivo da PC chega a ser menor do que há 20 anos, quando a cidade tinha 140 mil habitantes a menos. Os números, por sinal, foram confirmados pelo presidente do sindicato da categoria, Marcelo Armstrong: “com quase 600 mil habitantes, Juiz de Fora tem 160 policiais entre detetives e delegados, quando, na verdade, deveria contar com 500 policiais para combater a criminalidade. Um déficit, portanto, de 340 profissionais”.

 

Falta tudo na PC

Para Sheila Oliveira, “esta situação está se tornando insustentável e só não é pior porque o pessoal é muito bom, gosta do que faz e tem um comprometimento com a profissão e a comunidade”.

Além da falta de pessoal, provocada por exonerações, transferências e aposentadorias não preenchidas, a estrutura carece também de viaturas. Na última remessa, segundo a delegada Sheila, “vieram apenas dois veículos para a cidade. Em 2014, por exemplo, o Governo anunciou a distribuição de 436 viaturas – quantas foram destinadas a Juiz de Fora?”

Na visão da delegada tem faltado à cidade uma interface maior e permanente de todas as lideranças com os governos estadual e federal: “é preciso brigar para mudar esta situação. A PC necessita, com urgência, de mais gente para trabalhar em Juiz de Fora. Antes que seja obrigada a fechar as portas”.

 

Toque

    “O autoconhecimento é o começo da sabedoria, em cuja tranquilidade e silêncio encontra o imensurável.”

   Krishnamurti

 

SOS em São Mateus

Moradores da Rua Carlos Chagas, em São Mateus, estão pedindo a Empav (ou a Cemig) a retirada de uma folha seca de palmeira, pendurada na fiação.

Há mais de um mês.

 

Agenda social

Acontecimento elegante desta tarde é o dia ‘D’ de Raquel Nardelli Araujo e Pedro Henrique Cid, em cerimônia no Novo Horizonte.

Os noivos são filhos Kitty e Ricardo Schmidt Araujo e Joyce e Wagner Miana Cid.

 

Crise no ‘showbiz’

Depois de Claudia Leitte e Paula Fernandes, mais uma cantora amarga a falta de público em shows por conta da crise financeira que assola o país.

Agora foi Joelma, em carreira solo, que vendeu poucos ingressos para um show em Caxias (MA).

 

Na dose certa

Ontem, pela manhã, no canal SporTV, o narrador Jaime Júnior – comentando a melhoria de rendimento do equatoriano Cazares, do Atlético Mineiro – citou Estevam Soares como especialista na orientação de jogadores.

Segundo o jornalista, o treinador do Tupi recomenda a seus atletas que “aproveitem a vida, mas com equilíbrio”.

 

Memória

Hoje, completam cinco anos da morte do ex-presidente Itamar Franco, uma permanente referência de probidade e ética na política, tão rara no atual momento.

Antenado

    O Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos – 40 mil toneladas/dia – segundo pesquisa divulgada ontem pelo World Resources Institute (WRI).

    Faltam educação e solidariedade, porque brasileiros passando fome têm muitos.

 

Arte abstrata

Há alguns anos radicado em Vitória, Rogério Mariano veio à cidade para a abertura da exposição “Descriptografados” no CCBM.

São 14 telas de grande formato, fruto de sua fase mais recente da produção: a arte abstrata.

Velocidade na BR

Com uso de um radar portátil para coibir o excesso de velocidade na BR 040, no trecho Rio-Petrópolis, a PRF flagrou, ontem, em apenas duas horas, mais de 200 motoristas desrespeitando o limite de 110km/h.

Um Volvo XC60, com placa de Juiz de Fora, passou a 188 km/h.

 

Cesar Romero

Cesar Romero

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também