
Plá do leitor
Vice-presidente da Associação Comercial de Juiz de Fora, o empresário Guilherme Duarte é o convidado para o ‘Plá do Leitor” sobre as incertezas do futuro pós-pandemia.
O dilema da Covid-19
É comum, principalmente quando a vida do ser humano está em cheque, que as emoções tomem conta da população, dando margem, inclusive, para que políticos mal intencionados, usem esse momento para deixar aflorar a vaidade e atingirem seus interesses.
Sabemos do tamanho do problema sanitário, não devemos minimizá-lo, e a sociedade precisa ser solidária com os profissionais de saúde, que têm sido verdadeiros heróis.
Não sou especialista, nem médico, nem economista, sou um simples comerciante, que enxergo através da realidade em que vivo, amigos tristes por demitir, aflitos por não terem um horizonte e alguns deprimidos, pois não conseguirão retomar suas atividades.
O isolamento e fechamento das atividades comerciais, como medida emergencial para que o sistema de saúde pudesse se organizar, me pareceu correto, mas a permanência por tempo indeterminado, é um convite para a escuridão. Precisamos de uma luz, e a luz nesse momento, seria uma data para a retomada das atividades. Hoje, data é esperança, é vida.
O governo tem ajudado no pagamento da folha, mas o capital de giro anunciado, até agora não chegou na ponta e com isso, a sobrevivência vai se tornando mais difícil.
Achar o equilíbrio, o meio termo, é nosso grande desafio. Cuidar da saúde e ajustar a retomada, lenta, planejada, gradual, com todo o rigor que o momento exige, com restrições, regras e critérios. Me preocupa o isolamento total como única saída, pois assim, estaríamos cuidando apenas de uma vertente do problema.
Com toda responsabilidade, e o mais breve possível, precisamos encontrar um caminho, para que a dignidade do trabalho e a preservação de vidas, possam caminhar juntos. Esse é nosso grande dilema.
Antenado
No mínimo intrigante, a explicação do secretário-adjunto do Estado da Saúde, Marcelo Cabral, sobre a vinda de pacientes do Rio para tratamento em Juiz de Fora: “tratando-se de um sistema único e sendo um número pouco significativo, não é a nossa intenção impedir que pessoas cheguem até nós”. Talvez se a divisa fosse com Belo Horizonte, ele pensasse diferente. Ou, no popular, “pimenta nos olhos dos outros é colírio”.
‘Rave’ em casa
O DJ Alok faz ‘live’ neste sábado, às 22h30. Famoso pela participação nos sucessos “Hear Me Now”, “Ocean” e “Never Me Let Go”, Alok pretende arrecadar fundos para instituições que combatem a pandemia. O show será transmitido pela Globo e nas plataformas digitais.
A vez do luxo doar
As mais famosas e sofisticadas marcas do mundo da moda aderiram às ações solidárias neste cenário de pandemia. A Ralph Lauren fez um aporte de 10 milhões de dólares para organizações assistenciais, além de 250 mil máscaras e 25 mil batas médicas. A Burberry destinou sua famosa gabardina para fabricar 100 mil máscaras para médicos. O estilista italiano Giorgio Armani contribuiu com 1,25 milhões de euros para os hospitais, enquanto a grife GAP doou 1 milhão de dólares para auxiliar na recuperação dos impactos causados pela Covi-19. Fora os 3 milhões de dólares das doações empresarias de suas marcas, os estilistas Michael Kors e John Idol entregaram 1 milhão de dólares cada um para socorrer as vítimas do coronavírus no mundo.
Dia do Trabalho
A Associação dos Professores de Ensino Superior realiza transmissão para debater o “Trabalho na atualidade”, com a participação do professor de história do Brasil da UFF, Marcelo Badaró e da presidente Marina Barbosa. A ‘live’ nesta sexta, começa às 14h, no Facebook e no YouTube.
Registro
Vítima de um infarto, faleceu o arquiteto Rafael Oliveira, que assinou projeto na Casa Design. Também muito sentida a morte do atuante psicólogo Jorge Luiz Oliveira Braga, o Jobril.
Toque
“O trabalho poupa-nos de três grandes males: tédio, vício e necessidade”
Voltaire
Voo Livre
Aniversariando, Gisa Stenner, Antônio Carlos Pereira, Débora Borges, o general Walmir Schneider Almada Filho, Marcos Moreira Marcolino e Simone Fernandes.
Amanhã é a vez de Ruben Dario Cardoso Vale, Regina Miriam Alves dos Santos Pinto, Márcia Bezerra Vieira, Lúcia Schmidt, Anselmo Fernandes da Silva, Damarice Alvim, Tânia Bicalho, Maria Cláudia Silva, Regina Gaio, Aloma Pichamoni Galil e Guy Schmidt.
Cristina e Sérgio Alves (com a filha Bárbara) estão brindando os 91 nos do Procopão, referência na gastronomia mineira.
“Tocando em frente”, “Romaria” e “Frete” são alguns dos clássicos que Renato Teixeira apresenta em sua ‘live’ neste sábado, a partir das 21h30 nos sites http://www.culturaemcasa.sp.gov.br e culturaemcasa.com.br .
Nesta sexta-feira, a Santa Casa faz homenagem a seus colaboradores na fachada do hospital, com transmissão ao vivo nas redes sociais.
Gerente do Parque Estadual do Ibitipoca, Clarice Silva fala sobre sua gestão, neste sábado, às 10h, no Instagram @peibitipoca.
Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude o Grupo de Estudos Espíritas Garcia (3213-1698).
Coronarvírus – Cuide-se. Previna-se.