Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Design corporativo: escritórios aconchegantes

A importância dos projetos gerando benefícios e qualidade produtiva

Por Luiz Henrique Duarte

31/10/2021 às 07h00 - Atualizada 30/10/2021 às 16h29

O design corporativo vem ganhando cada vez mais espaço, oferecendo as condições de trabalho necessárias aos colaboradores de uma empresa. As transformações ocorridas nas últimas décadas deixaram que os escritórios de negócios proporcionassem, além do bem-estar, um ambiente aconchegante e humanizado para o trabalho, com uma decoração mais livre e flexível, de acordo com o segmento de cada um. A qualidade de vida e valorização dos funcionários dentro da arquitetura corporativa vêm se tornando cada vez mais importantes, principalmente para a produtividade das equipes mais jovens. As necessidades deverão ser supridas trazendo, além do conforto, funcionalidade ao espaço sem deixar de lado a ergonomia, escolha do mobiliário e identidade visual da empresa, através qual ela será reconhecida.

As questões sustentáveis também são levadas em consideração, como aproveitamento da luminosidade natural, ventilação, o uso de materiais de acabamentos e revestimentos, peças decorativas com uma pegada mais orgânica, além de vegetações naturais que proporcionem a sensação de acolhimento. Quanto mais funcional e propício à realização do trabalho, mais os colaboradores são motivados na realização de suas tarefas. A rotina das atividades poderá ser a mesma quase todos os dias, mas as situações são mutáveis, por isso as estações de trabalho abertas e descontraídas valorizam o espaço e contribuem para a integração do convívio e interação entre equipes.

Em um lugar confortável, um lugar onde a produção tivesse uma linha a seguir e que os processos fossem mais ágeis e fáceis, nasceu o conceito do projeto da arquitetura corporativa para abrigar cerca de 20 colaboradores em uma empresa que está há mais de 26 anos no mercado. “Tentei trazer esse conforto para os colaboradores, onde eles desejassem vir trabalhar, tivessem conforto e uma qualidade, com todos os equipamentos de última geração”, diz Wagner de Paula, diretor executivo da Wagon Seguros e Serviços Financeiros. Tudo é organizado e setorizado, “como o setor administrativo, setor de automóveis, setor do ramo de alimentos, de vida e benefícios, além da previdência”, explica Wagner.

“Um dos conceitos que usei no projeto foi do design biofílico, que é levar a natureza e elementos naturais para dentro dos espaços”, fala a arquiteta Luana Alvarenga, com a premissa que isso aumenta a criatividade, produtividade e bem-estar. Os suportes com plantas e presença da madeira no piso e marcenaria são contemplados. O laranja da logo, por ser alegre, chamativo, é usado apenas em detalhes.

O conteúdo continua após o anúncio

“Como a empresa é jovem, moderna, descolada, o laranja reforça essa identidade”, analisa Luana. A iluminação de trabalho com o uso de lâmpadas especiais e luminárias pendentes proporcionam aconchego. O espaço ainda apresenta uma varanda-lounge com a poltrona Oca e mesa Cona, peças que agregam conforto e beleza à decoração em uma nova proposta visual, atraente e convidativa, oferecendo um ar futurista ao ambiente, destaques na Semana de Milão. As frases motivacionais agregam valor e reflexão e fazem parte do contexto, principalmente com o pensamento de Winston Churchill, ex-primeiro ministro do Reino Unido.

Ficha técnica:

Espaço corporativo: Wagon Seguros e Serviços Financeiros
Fotos: Casa Arrumada e Luana Alvarenga
Projeto: Luana Alvarenga (arquiteta, especialista em neuroarquitetura e iluminação)
Produção: Geórgia Vidal e Luiz Henrique Duarte
Peças decorativas: Geórgia Gifts

Giro do design:

– A live de lançamento da nova coleção da Jade Móveis e Decoração apresentou os lançamentos e várias tendências para decorar a casa com estilo e bom gosto. Aliás, o empresário Eduardo Delmonte está roubando todas as cenas em suas participações ao vivo, com a filha Mariana Delmonte e Telma Oliveira. O novo espaço situado no Spazio Design é aconchegante.

– A guirlanda colocada para o halloween na porta de entrada principal da bem montada casa de Jane e Márcio Sotto Maior mereceu vários elogios nas redes sociais.

– A table designer, consultora comportamental e em etiqueta à mesa Laura Bastos faz sucesso com as dicas para Receber com Arte. As mesas compostas por ela são sinônimo de elegância e extremo bom gosto, clássicas e contemporâneas na medida certa.

– Em Itaipava, a tradicional cerâmica Luiz Salvador apresenta várias ideias para o Natal Encantado. As peças temáticas podem receber várias composições dentro da coleção Natal 2021.

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia