Cozinha contemporânea

A releitura das cozinhas de fazenda de Minas Gerais

Por Luiz Henrique Duarte

Imagem 3 1

Com a certeza fervorosa de que o coração de uma casa mineira é a cozinha, sobre os olhares das serras tranquilas e matas verdejantes, as Minas Gerais, com suas cidades históricas e fazendas centenárias, alçam voos tridimensionais e inspiram os profissionais da arquitetura e design a projetarem seus espaços com elementos que apresentam uma releitura na total plenitude da rusticidade singela e peças decorativas de vários estilos, do barroco ao arcadismo, passando pelo romantismo e o classicismo. Um estado brasileiro, rico em recursos naturais e poético. Do ferro à hematita, enaltecendo o ouro e o café, soletrando os versos de Marília de Dirceu e a tórrida história do mártir da independência Tiradentes: Oh, Minas, das mais gerais inspirações! 

Imagem 1 1

Cozinha e releitura

Pensando na importância deste espaço para vivenciar e registrar os melhores momentos e ressoar na formação das mais significativas memórias afetivas familiares, vários elementos e materiais do passado são traduzidos em versões atuais e materiais modernos de acabamento, com alta tecnologia e podem contribuir para a construção de uma releitura atual, urbana e contemporânea das cozinhas mineiras, sempre seguindo as tendências e detalhes que estão na moda. As cores, as texturas, o layout e os itens das cozinhas mineiras são traduzidos em uma metáfora com versão atual.

Imagem-2 Imagem-4 Imagem-5
<
>

 

Espaço projetado 

A disposição das bancadas e os armários em “U” envolvem a ilha central, onde encontra-se o fogão e a bancada de alimentação. Para formatar uma atmosfera de casa de campo, foram utilizados armários verticalizados, com portas que ora têm acabamento com ripas delicadas em tons pastel, ora fechamentos com palha indiana. 

O toque contemporâneo do ambiente é materializado com o metal preto em vários elementos, como puxadores, luminárias e banquetas.

A decoração complementa a experiência do espaço, como peças de texturas e acabamentos naturais. Um destaque fica por conta da obra de arte com temática bucólica.

 

Ficha técnica

Projeto: Orto arquitetura / Flavia Buzzinari e Luiza Vianna
Fotos: Bruno Meneguitti, pós-produção André Coronha
Produção: José Leonardo Afonso

Giro do Design

–  A corretora e captadora de imóveis de alto padrão, Marilene Fulmian, faz sucesso na Universal Imóveis.

– A artista plástica  Patrícia Malvaccini e o Spazio Design convidaram este colunista para a 2ª Edição da Exposição Flores, no Boulevard Spazio.

– A Conceito Sier está realizando a imperdível e concorrida troca anual de seu show room, com até 70% de desconto. Uma oportunidade única para renovar os espaços com as tendências do design moderno. 

–  O bonito espaço da Igui Conceito no Spazio Design merece destaque. A tecnologia para piscinas, com vários acabamentos e móveis para áreas externas, está conquistando cada vez mais os principais projetos de arquitetura e design dos profissionais de Juiz de Fora e região. Aliás, este colunista circulou por lá, com a arquiteta e light designer Juliana Mara Hybiner, recebidos por Gustavo Malva, com sua habitual simpatia.

– A Casa Cor Rio, a maior mostra de decoração e arquitetura da América Latina, acontece no Rio de Janeiro no período de 24 de setembro a 24 de novembro, no Fashion Mall (Estrada da Gávea, 899). O arquiteto Chicô Gouvêa, do Rio, está entre os participantes com o espaço das Tintas Coral, o estúdio de um marchand, que adora viver rodeado de cores e obras de arte.

Objeto desejo

 

Objeto de desejo

Quadro com traços modernos, uma obra de arte da Hiato Galeria, apresentando uma temática bucólica, funcionando como uma “janela” para o ambiente.

 

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também