Decoração criativa: da moda para o design

Por Luiz Henrique Duarte

 Decoração criativa: da moda para o design

Acessórios de moda usados como peças de design conquistam os ambientes

A moda e a decoração sempre seguem as tendências que emergem a cada nova estação. Elas são lançadas, internacionalmente, por estilistas consagrados em todo o mundo ou designers que criam coleções limitadas de elementos do mobiliário ou de objetos ornamentais pontuais, que trazem beleza e valorizam a estética dos ambientes projetados. Há alguns anos, a moda na decoração começou a ser vista como um conceito, ganhando adeptos de peso como Giorgio Armani, Hermès e Versace, que acabaram criando espaços especializados no universo da casa e do design.

Atualmente, a Louis Vuitton propaga o luxo em seletas peças de decoração, como em um pufe para o closet ou para algum canto da sala. Mas, afinal, quem nunca pensou ou ousou em colocar um colar rústico, com pedras naturais, usado no pescoço como um colar de mesa, aqueles colocados sobre um livro com capa bonita sobre uma mesa de centro? Brasil, moda e decoração No Brasil, alguns estilistas, através de coleções cápsulas, lançam em parcerias com grandes marcas do mobiliário, que estão em alta no mercado atual, artigos para casa. Usando os mesmos tecidos e cortes das coleções das passarelas, as peças de mobiliário criadas acompanham o movimento fashionista que, além de vestirem as pessoas, vestem as salas, quartos e cozinhas com o padrão gourmet (aquelas que trazem o aconchego e praticidade, além da tecnologia).

As pessoas que consomem moda, por meio das peças de vestuário, às vezes, têm o mesmo interesse em vestir a casa. Design criativo Para quem não pode investir em um objeto ou item do mobiliário com design, pode usar a criatividade e dar diferentes usos a uma peça ou acessório de moda. Um cachecol, echarpe ou pashmina bem generoso, pode ser transformado em uma manta de sofá ou poltrona. Se você curte flores, uma bag casual em nylon também pode ser transformada em um vaso moldável e modernista. O max colar viraliza como um adorno decorativo para um ambiente com estilo Boho ou minimalista. As velas aromáticas com a fragrância que traz o cheiro de uma marca famosa podem ser colocadas como um complemento decorativo.

IMG 1391 IMG 1388 IMG 1386 IMG 1385 IMG 1389

Ficha técnica
Design: Tudo Box
Fotos: Luciana Vasconcelos ( Styling, produção de moda e conteúdo com autenticidade )
Moda: Osklen
Produção: Luiz Henrique Duarte e Luciana Vasconcelos

Giro do Design

– Merece registro a iniciativa do Braz Shopping que realizou o desfile “Mães e Memórias”, uma passarela de amor, no dia 09 de Maio. As residentes da Vila Toscana e familiares brilharam na noite, mostrando muita emoção. Um alô especial para Solange Moreira, um dos membros da administração do shopping, que recebeu este colunista, em recente reunião.

– Nasce uma nova proposta do Privilège: Privilège Home & Decor, reunindo as grandes marcas de Juiz de Fora em todos os ambientes do centenário casarão e as tendências que transformam qualquer ambiente em um verdadeiro refúgio de estilo e sofisticação. Acontecerá no segundo semestre deste ano, nos dias 31/08 e 01/09, de 12 às 19h.

– Está “roubando todas as cenas” a Escultura Folhas Douradas, no amplo e agradável espaço da loja de móveis e decoração, Tudo Box, na Avenida Presidente Itamar Franco, que vem conquistando cada vez mais a preferência dos profissionais da área de arquitetura e decoração. Um destaque para a linha de sofás, com revestimentos elegantes e design moderno.

– Para o Dia dos Namorados, o Buquê 24 rosas vermelhas é de arrancar suspiros. O design floral e delicadeza do arranjo tem assinatura da Casa Buquê, com sua linha de presentes especiais.

 

Objeto de desejo

Faqueiro inox prata com detalhes em dourado
Faqueiro inox prata com detalhes em dourado
Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também